Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linus Torvalds opina sobre o GNOME 3

Texto do NoticiasLinux enviado por wagner (wagvanΘgmail·com):

“Linus Torvalds publicou comentários num post do kernel hacker Dave Jones no Google+, falando sobre seus verdadeiros sentimentos sobre o Gnome 3: “não é que eu tenha problemas de renderização com o gnome3 (embora eu tenha estes também), é que a experiência de usuário do Gnome3 mesmo sem problemas de renderização é inaceitável”. As pessoas se preocupam com o que Linus pensa, e quando ele largou o KDE pelo Gnome há alguns anos atrás, as pessoas tomaram nota. Agora ele está usando Xfce.” [referência: noticiaslinux.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:04 pm

    Vale lembrar que Linus não tem as mesmas necessidades de um usuário comum. De qualquer modo, estou por fora do desktop de forma geral…

    ioca100 (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:10 pm

    Por que ele não usa o Unity ?

    Ze Airton (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:18 pm

    ioca100 disse:
    “Por que ele não usa o Unity ?”…

    Vixe! O cara (Linus) é arredio a mudanças drásticas…
    Se ele não gostou do Gnome 3, avalie do Unity.
    Lembro-me bem de uma época em que ele criticou muito o projeto Gnome.
    Hoje, cá ele está de novo, com as mesmas críticas. Isso é normal vindo dele.
    Mesmo assim ainda vejo um futuro mais promissor para a proposta do Gnome 3 ao invés do Unity da Cannonical.

    ioca100 (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:25 pm

    @Ze Airton, fui irônico, hehehe.

    Léo Oliveira (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:31 pm

    Pede pra ele usar Windows então ;| , esse é o único SO que conheço que não tem mudanças drásticas em cada atualização :S

    Dornival (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:35 pm

    Acho que esse jeitão o faz ser mal interpretado. Alguém já assistiu uma entrevista dele? Ele é muito simpático.
    Por falar nisso, olha só uma resposta dele a um kernel hacker:

    On Wed, Aug 3, 2011 at 9:26 AM, Len Brown wrote:
    > Push went here:
    >
    > git://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/lenb/linux-acpi-2.6.git apei-release
    No it didn’t.

    Apparently it went into linux-idle.

    Christ, Len. You send me *two* bogus pull requests, and all your pull
    requests come in at the very end of the merge cycle, when I very
    clearly asked people to try hard to avoid that since I’m supposed to
    be on vacation.

    And several of those commits are from today, and cannot have had any testing.

    In short: even though Tony told me where to look, I’m not seeing any
    reason to pull this thing. The merge window is not for development,
    and you’re simply not making me get the warm and fuzzies about this
    late pull request.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 3:53 pm

    Dornival

    “Acho que esse jeitão o faz ser mal interpretado. Alguém já assistiu uma entrevista dele? Ele é muito simpático.”

    Ele parece ser divertido mesmo. Mas por vezes ele é bem, digamos.. cavalo mesmo. haha

    Mas algumas vezes ele tem razão de ser, só não é político.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:05 pm

    Linus, meu povo, é o maior TROLL, adora dar umas trolladas, por ele o linux continuara num leiaute com painéis cinzentos a la Windows 98.

    Mas de fato, GNOME 3 e Unity são uma..(Unity ainda um pouco melhor) estou usando KDE e LXDE agora.

    Marcos (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:08 pm

    O cara usa um mini emacs, não é usuário normal…
    Eu prefiro o kate e o kde… embora use ubuntu com unity… que pra mim, é o futuro.

    Denis (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:22 pm

    Ao falar sobre Xfce, dá quase pra sentir um tom irônico: “É um passo atrás do gnome 2 mas um grande passo acima do gnome 3″.
    Tenho lá minhas dúvidas do quanto tem de ironia e verdade nisso.

    Suhanko (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:24 pm

    Não esperava uma atitude dessas do Linus:
    ” …fork do gnome-2. eu quero minha interface sana de volta…”

    Eu uso o gnome3 e gosto, fazer o que?

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:31 pm

    Engraçado… se fosse o Zé da farmácia dando opiniões, não teria nenhum peso…
    Agora, o cara que cria uma comunidade inteira e dá o seu maior trabalho de graça ao mundo, já leva o apelido de troll…

    Davi Ribeiro (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:41 pm

    Fui (sou) usuário do GNOME há anos e agora uso o Unity no Ubuntu e curto muito. A interface rapida e objetiva. Só acho lento na hora da inicialização, ao menos no meu notebook ele é assim.
    Mas o acesso aos softwares é rapido e caso nao tenha o mesmo a central de programas baixa e instala o mesmo rapidin.
    A minha produtividade usando o Unity em comparação com o GNOME e até mesmo com o Windows é muito mais rápida devido a facilidade de acesso aos apps.

    []´s

    Davi

    Douglas (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 4:52 pm

    O cara é pragmático. Ele quer que as coisas funcionem quando ele precisar que elas funcionem.

    A maioria das pessoas da comunidade linux não sabem o que é isso. Primeiro o programa deve ser livre, para depois ser bom. Mas antes disso tem que estar sob GPLv3, GPLv2 não vale…..

    Por isso é chamado de troll por uns, certos blogueiros …. bom, vou nem citar.

    Ele tem direito a opinião dele, afinal não temos liberdade para isso?

    O XFCE está aí e é uma boa alternativa para quem não está contente com o rumo que o Gnome tomou. É o caso do Linus. Eu também prefiro o XFCE ao Gnome 3. Aliás, prefiro qualquer coisa ao Gnome 3. Gnome para mim, nunca mais.
    Tem gente que sempre gosta de mudanças. Eu já acho que mudança só faz sentido se for para melhor. Se for mudar para pior, como no caso do Gnome, prefiro ficar do jeito antigo.

    Rob (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 5:07 pm

    Concordo com o boi…
    a maioria das mudanças que fizeram nao agradaram…parece que nao tem mais oq inventar entao decidiram comecar a tirar funcionalidades, integrar o q deve ficar separado, etc…
    se funciona bem pra q radicalizar? eh melhor corrigir/adicionar pequenos detalhes e pronto…

    Aurelio (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 5:54 pm

    O Gnome sempre teve um visual atrasado, agora o Gnome 3 quer ser algo totalmente diferente. Ele tem algumas soluções boas, mas foi radical de mais.

    O futuro são as interfaces usadas nos tablets, como a do IPad que agora a Apple esta trazendo para o desktop com o Lion. Até o Windows 8 vai vir diferente com a cara do Windows Phone.

    Os smartphones, tablets são o futuro da computação pessoal, eles ja estão tomando lugar até dos notebooks.

    Mesmo sendo usado como o Kernel no Android o Linux neste quesito esta bem atrasado. Vemos apenas o Meego como distribuição para estes dispositivos, sendo que ja deveriam existir várias distribuições para os mesmos.

    Para o Linus o Linux só serve para servidores e nisso se sai muito bem.

    Mas uma vez o Linux esta vendo a banda passar, quando acordar ja era.

    Xinuo (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 5:58 pm

    O Linus usava KDE, quanto o Fedora foi para o KDE 4, o que mudou muita coisa e ficou meio quebrado, ele reclamou e mudou para GNOME, agora com o novo GNOME 3, que mudou muita coisa (dizem, pois nunca usei) ele ficou sem saída e foi para o XFCE.

    Acho que estava na hora dele voltar para o KDE, que deve estar bem mais estável e aceitável agora.

    Talvez o erro do projeto GNOME 3, seja o mesmo do KDE 4, lançam uma versão para um público mais amplo e depois ficam consolidando as ideias, vendo o que deu ou não certo e aparando as arestas.

    Frank (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 5:59 pm

    Resolvi trocar o GNOME pelo Xfce também e personalizei todo o meu Ubuntu (instalado a partir do Minimal CD) a ponto de não ter nenhum painel Xfce nele. Substituí todos pelo Cairo Dock e está muito bom!

    Ivan (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 5:59 pm

    Eu instalei o Fedora 15 aqui com Gnome 3, e depois de duas semanas tentando usar ele, acho que isso resume minha opinião:

    “é que a experiência de usuário do Gnome3 mesmo sem problemas de renderização é inaceitável”

    Eu gosto da ideia de mudanças, mas assim não dá cara! tudo muito cheio de fru-fru, muito clique, muito arrastar de mouse, além de ser péssimo pra personalizar/configurar ele!… E olha que eu torço pelo Gnome 3! ainda boto fé nele, e talvez ele melhore. Acho ele bem bonito (menos o tema GTK3 padrão)… bem, quando sair o 3.2 eu testo de novo.

    Agora instalei o KDE e to gostando! Só queria que fosse o 4.7, que tem umas otimizações no kwin e outras coisinhas bacanas.

    Do XFCE só não gosto do thunar, usar ele com o nautilus deve ficar bom.

    Joao Paulo (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 5:59 pm

    Concordo com o Linus em gênero, número e grau. O Gnome é uma bosta.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 6:03 pm

    O KDE é fantástico!!!
    Não sou fã nem do Gnome2, nem do 3 e nem do Unity

    Erivelton V. (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 6:41 pm

    Concordo com o Linus em gênero, número e grau. O Gnome é uma bosta.[2]

    Maikon (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 6:41 pm

    Estou usando o Unity e até agora, após me acostumar com os atalhos, não tenho mais dificuldade. Há alguns detalhes a acertar da busca do Launcher, mas tenho certeza absoluta que eles estão trabalhando para melhorar. Com o Gnome 3 não tive muito contato, mas o pouco que tive achei as mudanças mais radicais que o Unity. Mas acredito que é questão de hábito.

    Giuliano (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 7:15 pm

    Putz! simplesmente uma cópia piorada do Unity.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 8:10 pm

    É com certeza interessante saber o que usuários de peso como o Linus acham de determinado aplicativo, mas o que não se pode é levar isto como maior prioridade pra escolha deste ou daquele app. Eu uso o kde hoje em dia, torço pelo projeto gnome, só sou bolado com ele por causa de um tal de Icaza :)

    Celio Alves (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 8:46 pm

    Depois de ver alguns comentários, agora entendi porque a tag desta matéria é “Mimimi…

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 8:56 pm

    NA verdade eu to meio cansado do visual do gt, seja 2 ou 3. Por isso não usaria o XFCE.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 9:31 pm

    E o que eu mais acho legal é que apesar da existência do KDE 4 e Gnome 3, a maioria dos usuários sensatos que eu conheço, ou foi pro XFCE, ou continuou no Gnome 2 ou continuou no KDE 3.5. Com o advento das distribuições e softwares bleeding edge parece que ficou legal ver o seu SO e aplicativos um festival de bugs.

    Eu não gosto desse rumo para onde as coisas estão indo. E pelo jeito o Linus também não.

    @tonyfrasouza (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 9:33 pm

    Deixa o Linux se preocupar com que ele é uns dos melhores, pois já tem muita gente como ele… Kernel>>>

    o que eu gosto mesmo ééé….que tem opção pra todo mundo e vão tudo tomar uma breja ora bolas

    landeel (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 10:15 pm

    Sempre usei KDE, mas quando saiu o KDE4, continuei com o KDE3 por um tempo.

    Atualmente estou usando o LXDE. Ele é muito cru, incompleto mesmo. Em compensação está muito mais leve que os outros, é bem customizável e mais próximo do desktop tradicional.

    Agora que o KDE4 está mais estável, estou pensando em voltar para ele.

    Sinto muito, mas Gnome3 e Unity jamais. Não quero um desktop “capado”. Quero saber quais programas estão rodando. Quero papel de parede, ícones e painéis customizáveis.

    Odeio interface de celular. Não quero uma interface de celular no meu desktop, isto pra mim não presta.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 10:36 pm

    @Lucas Timm,
    “a maioria dos usuários sensatos que eu conheço, ou foi pro XFCE, ou continuou no Gnome 2 ou continuou no KDE 3.5″.

    Verdade :)

    Ainda Uso GNOME 2.22 e KDE 3.5 num Debian 5.0.8 para máquinas de produção. Mesmo que esteja com pacotes bem defasados e algumas versões de programas mais atuais que não instalam devido a depeência de novas versões de bibliotecas, ainda não o troco. Se o projeto Trinity fizer um “KDE 3.5.13″, o qual será o Trinity 3.5.13, e for estável, instalarei essa interface.
    Mais estável que inclusive o próprio Debian 6.0.2!

    João (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 10:44 pm

    As primeiras versões do KDE4 eram bem problemáticas, mas a partir do KDE 4.5 a coisa ficou bem interessante. E o GNOME3, que estou testando agora, também era bem chato nas primeiras versões que testei, mas melhorou e tem algumas coisas de que gosto.

    cochise (usuário não registrado) em 4/08/2011 às 10:44 pm

    O Gnome 3 tem algumas ideias interessantes, como IM integrado ao shell através da área de notificação.
    A usabilidade é uma caca, assim como o Unity.

    Acho que o futuro é uma fusão entre aplicativos e shell via Dbus.
    Talvez o maior passo rumo ao futuro seja o Contour
    http://community.kde.org/Plasma/Active/Contour/Screenshots

Este post é antigo (2011-08-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.