Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LINDO (L Is Not Distro)

Enviado por Vagner (vagnerΘlitrixlinux·org):

“” Para que complicar … se podemos trabalhar para facilitar ? ” Se quero instalar um software não esta ainda no meu repositório eu realmente devo passar por uma montanha de dificuldades? ou esperar pacientemente que meu distribuidor coloque disponível a versão que eu quero ou o software em si. Escrevi um pequeno texto propondo a ideia de uma “abstração” de tudo isso de modo que eu pegue o software e execute e não seja questionado sobre bibliotecas e outras dependências. É baixar e rodar. [litrixlinux.org/…]” [referência: litrixlinux.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo Fernandes (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 6:48 am

    O BR-Linux deveria tomar cuidado com o que publica. O texto é mal escrito, incoerente e tendencioso, nada agregando à nossa comomunidade. Se, em 10 anos, ele não aprendeu a resolver dependências, que vá usar o mac osx que ele tão entusiasticamente cita e não nos aborreça com choradeira.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 7:53 am

    Novamente a propagandinha dos produtos da Maçã.

    Linux é linux e acabou, não gostou? COMPRE um sistema operacional.

    Instalar o Google Chrome no Ubuntu é muito fácil, clique no pacote .deb, aperte no botão [instalar] > ponha sua senha > pronto!

    Adilson (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 8:07 am

    Agora só falta implementar.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 8:19 am

    Olha só, isso já existe. Me esqueci do nome do projeto, mas o cara já tinha até implementado todo um esquema de imagens virtuais para a execução dos arquivos. Quando você executava o arquivo, ele montava em tempo real e ajustava o path, então para o usuário era só dar dois cliques e a coisa estava funcionando.

    Só não deu certo por causa de zé manés elitistas como os dois primeiros a comentar, que QUEREM que o Linux continue o mais difícil o possível de se usar, para que eles mantenham seu status de nerd que usa um SO que pouca gente usa…

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 8:19 am

    http://liquidat.wordpress.com/2007/09/06/klik2-a-new-linux-installer-for-the-masses

    Ro (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 8:28 am

    Quando eu vejo espaço para distanciar uma palavra do sinal de pontuação eu nem leio o resto.

    Rogerio (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 8:52 am

    Este cara não usa linux, primeiro o usuário final não fica instalando um aplicação assim que ela sai do forno, aliás quando ele toma conhecimento da mesma, já esta disponível no repositória da maioria das distros,segundo, sobre a necessidade de aguardar a distro adicionar no seu repositório, de forma análoga ocorre com o Mac, a MS lança a versão do office para o win e usuários do mac tem que aguardar a versao deles, simplesmente sem sentido algum o texto.

    guilherm_ (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 8:53 am

    @Paulo cesar, legal isso ai, é quase como os .app do mac os, o programa esta num unico arquivo q parece ser uma pasta camuflada de arquivo, ao menos no mac é assim…
    e são muito bem vindo projetos como esse, algo no genero no ubuntu tornaria ele muito mais acessivel as maças, apesar que as lojas estoa em altas,é muito comum ainda no mundo windows vc passar um programa por pendrive pra instalar, e no linux isso é impossivel, ou ao menos muito complicado.

    e tambem compartilho da opinião que são uns porres esses que desejam um linux complicado.

    Barba (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:06 am

    @guilherm_

    “…esse, algo no genero no ubuntu tornaria ele muito mais acessivel as maças, apesar que…”

    As frutas também usam linux?

    Henrique Pacheco (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:31 am

    ééé… tem gente que sabe reclamar mesmo…

    @Paulo Cesar, falou tudo

    Machado de Assis (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:36 am

    “…esse, algo no genero no ubuntu tornaria ele muito mais acessivel as maças, apesar que…”

    As frutas também usam linux?

    Não, os porretes (maças=porretes). Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    fulano detal (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:37 am

    @Barba

    se ele usasse “massas” você citaria uma “distribuição spagueti” ??? XD

    Smaug (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:41 am

    Eu sei que é meio chato ficar falando essas coisas, principalmente num país como o nosso, que luta contra o analfabetismo há décadas, mas o texto é tão mal escrito, que não consegui passar das primeiras linhas.

    Acham que tô brincando ou sendo elitista? Então, vejam o título da enquete que tá lá na página:

    “Qual console você não pode faltar um emulador na sua maquina ?”

    É mole ou quer mais?

    Vagner Rodrigues (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:52 am

    Ao Diogo Fernandes e ao Carlos Felipe.
    Não acho que seja tendencioso ( minha opinião ), não estou defendendo uma distribuição em particular. Eu sei resolver dependências mas uma tia de 60 anos que comprou um computador no supermercado não vai entender e nem ter paciência para isso, alias ela não vai nem entender a diferença de RPM e DEB quando for no site de algum programa qualquer que tenha versão para “linux”

    Comparei com o Mac por ele possuir uma origem unix-like como o Linux e conseguiu trazer facilidade para esta tarefa. É sábio observar e aprender com a experiência dos outros senão a humanidade ainda estaria reinventando uma porção de coisas ao invés de aprimorar o que tem pelo ato de observação.

    O Chrome OS é um Linux que tem apenas o navegador e nada mais, para eles tudo que você precisa esta na WEB, é uma outra linha de pensamento, não vai existir problemas de dependência pois nada é instalado e tudo esta na web. O que em aspectos de uso pode ser fantástico para quem só vai precisar de internet mesmo o que não é muito longe da realidade dos usuários residenciais que querem usar redes sociais, trocar fotos e videos no picasa e youtube e conversar via webcam ou algum messenger.

    Lucas (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 9:58 am

    Augusto deveria tomar mais cuidado com o que publica [2], quanta m*

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 10:32 am

    Lembrando que nem sempre no mac tem somente o .app, existe ainda os .pkg que são uma desgraça para desinstalar e ainda os .mpkg.

    O Office da Microsoft e o os produtos da Adobe é um bom exemplo disso, eles criam a pasta no /Applications com a aparência de um ícone, se a pessoa acha que é so remover a pasta esta muito enganada, ela tem que entrar e clicar em uninstall ( isso quando esses .pkg oferece um uninstall), senão fica um monte de lixo.

    É extremamente confuso isso e vejo muitos usuários finais do mac tendo problemas.

    henry (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 10:35 am

    [mode indiota ON]
    Fácil. Somente obrigar todo desenvolvedor a não usar bibliotecas, e quando usar, compilar estaticamente. Afinal, a compatibilidade que tanto se reclama é a respeito de dependencias e bibliotecas. Então, que quando o sujeito la do kde for compilar o kate, que ele inclua um
    #include KDE-PROJECT
    e
    gcc kate.c -static -o kate

    Quem liga que um misero “kate” fique com 150mb ? contanto que eu consiga roda-lo em qualquer distro, em qualquer kernel, de qualquer idade.
    Afinal, hoje em dia, espaço e memória estão baratissimos.
    Linkar para que? linkar é coisa de gente que so quer complicar em nome da facilidade. O windows usa bibliotecas dll so para complicar. Não concordam ?
    [mode indiota OFF]

    João (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 11:19 am

    http://zero-install.sourceforge.net/

    Novato que ainda usa Windows (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 11:22 am

    O artigo toca numa das principais razões do porquê eu ainda não uso Ubuntu (ou qualquer outra distro). Essa questão de dependências e pacotes atrasados (antigos) ainda é um problema grande, na minha opinião.

    A idéia do cara no final do artigo é deveras interessante, ele deu uma solução ao problema, basta alguém agora acolhe-la e implementá-la.

    ikk (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 11:31 am

    > Quando eu vejo espaço para distanciar uma palavra do sinal de
    > pontuação eu nem leio o resto.
    +1

    Quando eu vejo que a pessoa não sabe diferenciar «esta» de «está», eu nem leio o resto.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 11:58 am

    > Quando eu vejo espaço para distanciar uma palavra do sinal de
    > pontuação eu nem leio o resto.
    +2!!!

    Mas as críticas ao texto foram tão grandes que eu tive que ler. E pra quê OMG? Se em 10 anos eu não entendesse que Linux não é Windows eu poderia pegar a enxada e correr pra roça…

    fulano detal (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 11:59 am

    Quando eu vejo alguém querer criticar apenas gramática e pontuação, eu vejo a BABAQUICE que alguns (muitos) tem.

    Leiam a idéia, o contexto, por mais que o cara seja um quase ANALFABETO FUNCIONAL, o que importa é a opinião e o assunto.

    Critiquem o assunto, a idéia.

    Depois parem e pensem antes de querer criticar até o comentário dos outros aqui por erros de grámática / pontuação.

    Ah…. quer saber … VÃO pro blog do professor PASCOALE. XD
    Cambada de comedores de Aurélio. XD

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 12:00 pm

    Mas… esse sistema é para facilitar a instalação de pacotes, para padronizar o local das instalações ou melhorar o que já funciona bem?

    Não vi um propósito certo nesse LINDO, aparentemente, algo como o que é usado no PC-BSD misturando a idéia do Gobolinux + o sistemade instalação por imagens do MacOS…

    É interessante, mas vai funcionar só nessa Litrix? Não entendi ainda o propósito desse sistema de gerenciamento de pacotes, mesmo lendo o release… facilitação? Só se for para o João Sem Braços…

    self_liar (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 1:02 pm

    Sistemas de repositórios é um lixo.

    Devemos usar uma arquitetura p2p.

    E para ter bibliotecas fixas incluidas no software a ser instalado,deve padronizar um certo número de pacotes do sistema.Por exemplo , o sistema já vem com o X e KDE então o indivíduo não precisa se preocupar em incluir estes dois no pacote de instalação.

    Mas isso ter que ser certeza absoluta.Esses pacotes devem ser fixos,independente do sistema do usuário.

    Na minha opinião pacotes fixos do sistema,somente a distribuição poderia atualizar através de um mecanismo de update.Pacotes aplicativos que os usuários instalam não devem modificar o sistema.

    É um absurdo misturar aplicativos com os pacotes do sistema.

    self_liar (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 1:07 pm

    Na minha opinião distro deve separar os softwares:

    Programas devem ficar separados do sistema.O sistema de diretórios do UNIX é muito confuso.O correto é todos os aplicativos ficarem em uma pasta programas .E somente os aplicativos do sistema ficarem naquele sistema de diretórios do UNIX.

    Um aplicativo não mistura seus arquivos com o sistema.Deve fazer um sistema de linkagem fácil ,igual ao gobolinux.Um aplicativo só pode registrar informação através do etc,mas os arquivos do aplicativo não ficam lá naquelas /usr /var/ /lib. Todos os arquivos do aplicativo devem ficar em uma pasta programas.

    guilherm_ (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 2:38 pm

    @self_liar, assino em baixo, e o gobolinux deveria ter uma versão for dummies tambem, poxa eles tem um projeto e ideia bem legal, mas pouco user friendily.

    JuniorP2 (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 5:21 pm

    A idéia é excelente. Ah! como eu gostaria de poder ver um projeto desse tipo funcionando e implementado numa distro. Lancem-me aos leões mas o grande problema do Linux é a liberdade, que dificulta a adoção de padrões. O linux tem tudo pra dar certo em todos os ambientes, só falta rumo…sonho com o dia que verei um linux em cada lar…..(acho que devo voltar a tomar meu tarja preta…rs)

    Maikon (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 5:46 pm

    Eu concordo que é necessário um modo eficiente de instalar programas principalmente em máquinas “stand alone”.

    Posso ser crucificado agora, mas, fazer o que o autor do texto está sugerindo, ou alguns dos comentários acima, só vai fazer o Linux ficar grande e pesado, ou seja, vai se tornar um Windows. Um dos triunfos do Linux é justamente não recusar máquinas antigas.

    Acho que o problema é bem mais complexo e deve ser “muito” bem pensado.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 6:33 pm

    E o diretório /opt? Ele não serve para colocar programas que não façam parte da distro? E, para fazer os atalhos dos programas nos “menus” das interfaces gráficas, é só seguir o padrão definido pelo FreeDesktop.org para inserção de aplicativos em menus.

    Os padrões já existem. O problema é segui-los.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 6:46 pm

    @ Tercio Martins

    Gotcha! LSB existe há anos, mas a galera do Debian é a primeira a ignorá-la. O padrão existe, mas não é o padrão DELES, logo ele não existe, então vamos clamar por um padrão.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 7:11 pm

    Não sei porque tanta reclamação com dependencias…
    O tão “usável” mac os também já tem sua “AppStore”, que nada mais é do que um repositório de programas.
    Isso é o futuro, goste ou não.
    A senhora de 60 anos não entra mais na internet pra “procurar progrmas para linux”, não vai na loja comprar software em caixinhas. Ela vai entrar na “App Store” ou Central de programas, escolher, clicar, instalar e usar. Isso o Linux faz, resolvendo todas as dependências direitinho. Isso é realmente fácil para o usuário final, mais fácil que next, next, finish e que arrastar pra pasta de app (e depois não saber como remove).

    self_liar (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 7:47 pm

    Lucas Timm

    Não é só a Debian que “comete este erro”.Todas as distros misturam todos os aplicativos com os arquivos do sistema.
    Na realidade o UNIX peca no sentido de não organizar os arquivos de forma mais isolada e sim tratar todos os pacotes como uma coisa único.

    Todas as libs na pasta lib.Todos os bins na bin.Isso tem algumas vantagens para alguns,mas confunde e mistura e muito as coisas para outros.

    self_liar (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 7:58 pm


    Não sei porque tanta reclamação com dependencias…
    O tão “usável” mac os também já tem sua “AppStore”, que nada mais é do que um repositório de programas.
    Isso é o futuro, goste ou não.

    As app store podem ser bons,mas existem modelos também bons.E o hoje está na ondinha de comprar as coisas de um único fornecedor.

    Mas é possivel criar um sistema estilo ao app store usando tecnologias p2p e independentes.


    A senhora de 60 anos não entra mais na internet pra “procurar progrmas para linux”, não vai na loja comprar software em caixinhas. Ela vai entrar na “App Store” ou Central de programas, escolher, clicar, instalar e usar. Isso o Linux faz, resolvendo todas as dependências direitinho. Isso é realmente fácil para o usuário final, mais fácil que next, next, finish e que arrastar pra pasta de app (e depois não saber como remove).

    Não acredito facilmente em tendencias.

    Antony (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 1:08 am

    Que LINDO! É por essas e por outras que a distro dominante é Lindows né? Integração com sistemas proprietários, facilidade de uso, interface unificada, e muito… OH WAIT, NÃO EXISTE MAIS!

    * Virou linspire depois do acordo com a MS, foi comprada pela Xandros e a própria Xandros basicamente nem existe mais.

    TEXTO LINDO! Já imaginou? Vou baixar o pacote do firefox, mozilla_firefox.lindo… bem coisa de macfag.

Este post é antigo (2011-03-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.