Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LibreOffice chegando ao iOS, Android e navegadores

Pelo jeito estamos um pouco mais próximos de ver o suporte ao ODF se ampliar nos iPhones e iPads, atendendo assim à demanda inicial da longa lista publicada pelo Pizza. A chegada do LibreOffice ao Android e ao mundo das aplicações web certamente também fará bem a quem tem expectativa de rodá-lo nos chamados dispositivos pós-PC. No momento, os ports estão em uma fase experimental. (Via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Scott (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 3:14 pm

    Desculpem a minha ignorância mas… O LibreOffice para iOS não poderia sofrer daqueles problemas de incompatibilidade da licença com o modelo de distribuição da Apple?

    edd (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 4:39 pm

    Como o Linux não sai dos 1% no desktop, mas nos smarthphones e tablets ele está dando de lavada, esta sem dúvida será uma grande chance para a adoção do odf. Vamos torcer!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 5:15 pm

    Que boa notícia. Devagar… Devagar que nada. O Linux no escondidinho debaixo das interfaces já dominou geral. Com essa agora eu estou satisfeito, pois o Linux e muitos programas livres venceram e sem usar do antitruste como sempre fez a microsoft e ainda se sai bem.

    spif (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 6:28 pm

    “Desculpem a minha ignorância mas… O LibreOffice para iOS não poderia sofrer daqueles problemas de incompatibilidade da licença com o modelo de distribuição da Apple?” – Scott (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 3:14 pm

    Este é o melhor comentário até agora.

    Henrique Sant'Anna (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 6:30 pm

    Pensa quando LibreOffice for padrão em todas as distribuições Android? Maneiro!

    Mas para que isto aconteça, creio que seja necessária alguma integração com a nuvem, como editar e publicar coisas no google docs e sistemas do tipo. Incluindo edição colaborativa e versionamento de arquivos. Estes recursos já existem em algum grau, mas falta um certo trabalho para que se tornem operacionais.

    José Ricardo (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 6:41 pm

    Esse LibreOffice já não é em nuvem? Pelo que entendi ele não roda localmente, eles só usaram o suporte a display remoto em HTML5 do Gtk para poder usar a partir do tablet/celular uma instância remota do LibreOffice.

    spif (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 7:50 pm

    Ví o vídeo. Dá pra ser pior? A interface é a mesma do PC. Ninguém vê problema nisso?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 8:45 pm

    “Michael Meeks has also been working on a “LibreOffice Online” *prototype*

    Wendell (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 9:17 pm

    “Desculpem a minha ignorância mas… O LibreOffice para iOS não poderia sofrer daqueles problemas de incompatibilidade da licença com o modelo de distribuição da Apple?” – Scott (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 3:14 pm

    Tem razão @Scott

    Espero que não repita o que aconteceu com o VLC.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 11:10 am

    O problema com a appstore é se alguem resolver não querer publicar lá, o VLC não foi posto pra fora por iniciativa da apple mas por reclamação de um dos autores que queria q ela desse um jeito de por o codigo fonte tambem junto. Então, pra não se envolver com questões legais ela removeu o VLC. Existe muitos outros programas opensource, gpl, e outras licenças lá com o consentimento de seus autores de por os sources em algum link ou outro local qualquer.

    Amarok (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 11:10 am

    @spif

    E qual é o problema da interface ser IGUAL ao do PC ? Isso para mim é que é bom, evitando o reaprendizado de outra GUI.

    Spif (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 11:33 am

    @Amarok,
    Isso é estúpido em vários níveis.
    1- Tablet/Celular *não é um pc*. Você utiliza eles de formas diferentes.
    2- A interface por toque é totalmente diferente. Como um mouse aperta em uma coordenada X,Y qualquer, ele é infinitamente mais preciso que o seu dedo. Sem contar dedos finos/grossos, que vão dar mais ou menos precisão.
    3- Como as telas são maiores você pode carregar em um monte de menus, botões e etc. Nas telas de tablets/celulares, não.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 11:42 am

    A licença do Libreoffice é a LGPL 3, que permite que o código-fonte seja disponibilizado em outro lugar sem ser o lugar onde ficam os binários.

Este post é antigo (2011-10-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.