Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Libpoppler: GNU PDF sai da mancolista de software livres da FSF

A lista de projetos de alta prioridade, que demandam maior atenção dos desenvolvedores da comunidade na opinião da Free Software Foundation, foi atualizada para a remover o GNU PDF: isso mesmo, a FSF considera que os usuários já dispõem de uma implementação madura do formato PDF.

Este suporte ocorre na forma da libpoppler, uma biblioteca especializada (que surgiu em 2005 como um fork do código do Xpdf) licenciada sob a GPLv2 e presente em uma série de aplicativos como o Evince e o ePDFView.

A meta da Fundação era que o GNU PDF chegasse a ter suporte completo ao PDF conforme descrito na norma ISO 32000-1, algo que a libpoppler não completou – ainda assim, a fundação considera a biblioteca madura o suficiente para tornar desnecessária a continuidade desta entrada na sua mancolista.

Caso você queira contribuir com algum software tido como sendo de alta prioridade pela FSF, ainda há vários outros listados: suporte a Flash, um substituto para o Skype, para o Google Earth, para o Matlab, para o Oracle Forms e mais.

Dica: mesmo que você não seja desenvolvedor, você pode contribuir financeiramente para a FSF usando PayPal, cartão de crédito internacional, Bitcoin, doações de carros e de ações, entre outros. (via h-online.com – “GNU PDF no longer an FSF high priority project – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 8:18 am

    Espero que, ainda assim, o desenvolvimento do GNU PDF prossiga, pois é importante termos alternativas.

    Lauro César (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 8:46 am

    Às vezes tenho problemas ao tentar abrir alguns documentos em PDF no Linux, demoram uma eternidade para renderizar, coisa que no windows não acontece. Já tentei mudar de leitor, nestes casos, e não adiantou, talvez seja alguma coisa que ainda esteja incompleta na implementação neste SO.

    bsduser (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 9:27 am

    estranho… tenho documentos de 600, 800 paginas, e no meu notebook single core com 768Mb de memoria abre sem problemas no gnome 2.32… e rapidinho… (nao é instantaneo mas é rapido < 3 segundos)….

    Ratito (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 11:09 am

    Li a notícia e fui testar. Uso Debian Squeeze (Stable) num note dual core 3 giga memória, um note normal de hj em dia. Abri um livro de 1.600 páginas no Document Viewer 2.30.3 que é o que já vem com o Debian, ou nada muito atual.
    Abriu em 1 segundo.
    É, é rápido no linux.

    Também achei estranho o comentário, pois aqui, apesar de eu ter instalado o Adobe Reader (as configurações de impressão são melhores) eu prefiro muito mais usar o Okular ou mesmo o Evince (se eu usasse Gnome), que são muito mais rápidos na leitura e na pesquisa.

    E apesar do que Lauro César disse, não vi motivo nenhum para negativarem o comentário dele. As discussões são sadias. Se só um ponto de vista existir, qual a necessidade de conversar sobre um assunto?

    Fellype (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 11:38 am

    Só acho que a libpoppler deveria dar suporte a todas as fontes que existem, independentemente do licenciamento das mesmas. Pois às vezes é necessário usar uma solução não-trivial para que algumas fontes sejam exibidas corretamente.

    Ratito (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 1:07 pm

    Tbm achei sadias wagnerluis.

    Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 1:54 pm

    O problema é fazer de um comentário pessoal mais um mito (dos tantos que rodam o Linux). O problema dele não existe para os outros, portanto é pessoal, não da implementação do sistema operacional como afirmado.

    ljhk5rt754ifgmfgj (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 4:35 pm

    @wagnerluis1982

    Simples ele escreveu o nome daquele outro SO. Basta um troll ver esse nome escrito, mesmo de forma neutra pra negativar. É mais forte que eles.

    Tipo…

    O céu é azul e a água é molhada… Windows!!!
    ^ Podem negativar agora… eu escrevi a palavra do mal.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 12/10/2011 às 7:58 am

    Pdf e flash precisam morrer.

    Abraços.

    João Silveira Filho (usuário não registrado) em 12/10/2011 às 11:26 am

    O que o Lauro disse ficou parecendo trolling, porque ele jogou a culpa no SO e não nas bibliotecas de PDF, o que não faz sentido algum (a menos que você considere bibliotecas de PDF parte do SO O_o, mas aí tem o Acrobat Reader pra Linux que usa exatamente a mesma base de código que as versões pra outros SOs).

Este post é antigo (2011-10-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.