Liane TTS: Serpro apresenta leitor de tela oferece acessibilidade a cegos
O Serpro fez a demonstração técnica do Liane TTS, voltado à inclusão social de portadores de problemas de visão que impossibilitem a interação direta pelo monitor.
Via info.abril.com.br:
De acordo com o Serpro, o Liane TTS levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria entre o Serviço de Tecnologia de Dados e o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). A ferramenta é uma aplicação de software livre que funciona como um sintetizador de voz na língua portuguesa falada no Brasil. O programa transforma o texto em áudio.
O programa pode ser baixado gratuitamente no Portal do Serpro na internet, nas versões dos sistemas operacionais Windows e Linux.
Como sempre mais corrupção: pq há versão p/ o malfadado “sistema” janelas? Nem deveria haver, o Setor Público e Concessões deveriam ser livres de tranqueiras tecnológicas. Quem quiser tem o direito mas que se vire, o Estado não pode ficar gastando e indiretamente incentivando o atraso em TI no Brasil!
@HeDC
Por que um sistema de inclusão digital deveria excluir os usuários de um sistema? E acho que ainda falta fazer porto Mac.
Não achei nenhum link para download do software, concluo que ele não existe.
Ele levou 3 anos para ser desenvolvido. E não sei onde esta o link para download, se alguém souber gostaria muito de baixa-lo .
Amigos, sobre a discussão acima é seria ótimo se ele tivesse pelo menos uma versão, pois não o estou encontrando.
Depois de muito custo achei este link
http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/programa-de-computador-auxilia-pessoas-com-deficiencia-visual/
Mesmo conseguindo enxergar cliquei no link “Baixar” e puf, erro.
1) @Luciano, você REALMENTE precisa de um TTS.
2) Tinham me falado que o código dele é macarrônico, e parece mesmo. Mas gostei do release porque acho que a parte de Análise/Sintese/Reconhecimento de fala anda largada as traças.
A notícia não tem o link para download, mas diz que ele está disponível na área de downloads do serpro. Então é só entrar no site do serpro e ir à área de downloads. Inconveniente mas simples.
Ôlas, gostaria apenas de saber a licença da LianeTTS. Na página diz somente SL, o que é muito vago.
Link pra download do aplicativo
http://www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/
Aparentemente tem um erro no redirecionador lol :)
Agora (22:03 – 27/09) o download funcionou normal.
Parabéns ao SERPRO e a UFRJ pela iniciativa e software.
Zandre, dentro do arquivo para download tem o codigo, segundo o qual a licença é GPLv3.
***********************************************************
Sistema de síntese de fala para português
Copyleft (c) Serpro – 2007
***********************************************************
Detentor da licença:
SERPRO – SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS
BRASIL
Autor: José Antonio Borges
Versão 1.0 gerada em junho/2007
***********************************************************
A redistribuição desta peça de programação de computadores é regida pela
LICENÇA SERPRO LPGL – 2007
É permitido copiar e distribuir copias fiéis deste software
e de sua documentação, mas não são permitidas quaisquer
alterações aos mesmos, sem autorização expressa do Serpro.
Esta documentação deve ser incluída intacta em qualquer redistribuição
deste produto.
***********************************************************
Créditos:
Este sintetizador usa partes do sintetizador DOSVOX do
NCE/UFRJ, criado por J. A. Borges em 1994
Tradutor de Português originalmente criado em 1987 por
Alexandre Plastino de Carvalho
Sylvia de Oliveira e Cruz
Veronica Lourenco de Herval Costa
A concatenação dos difones utiliza o sistema MBROLA,
CopyRight (C) 1996-2007 – Faculté Politechnique de Mons – Bélgica
***********************************************************
@arnaldo coelho
Desculpe, mas no arquivo que baixei tar.gz não encontrei nenhum arquivo contendo a forma de licenciamento.
Aqui nos levam a um grande engano de informação, esse LianeTTS não é um leitor de telas, e nada mesnos que uma voz terrível de se aturar.
O estranho é que dibulgam como se fosse uma solução maravilhosa, eles mandam junto o leitor de telas para Linux, o Orca e o NVDA para Windows. Amobos são projetos que não tem relação alguma com o Serpro.
Vejo aqui o uso de má fé, se valendo de outros projetos para dibulgar algo um poco inútil, devido a má qualidade dessa voz. No meio da comunidade de cegos essa voz é repudiada devido essa falta de qualidade.
Ôlas. Outra questão na nota é sobre o “sintetizador de voz”. Ué, que saiba LianeTTS é uma voz. Outra que não entendo é a forma de distribuição. O Orca e dependências vem debian, mas a voz tar.gz. Já que fala de debian, poderiam ao menos disponibilizar um PPA ou canal de software. Além do que porque distribuir o Orca? Mas fico feliz pela iniciativa. Mas que ainda existem questões existem.
Para mim, isso não passa de uma apropriação indevida
Por que chamam de programa, o que é apenas um sintetizador:
Na Realidade, o Liane TTS não passa de um sintetizador apenas, que na sua versão para Windows, necessita do NVDA ["Acesso Não-Visual ao Ambiente de Trabalho ou
"NonVisual Desktop Access"] para cegos no Windows, que é um software de código aberto, desenvolvido pela NV Access, uma fundação australiana. Jà no
Linux, o mesmo depende do Orca, que também é um leitor de telas de código aberto. O problema é que, mesmo havendo pessoas a ganhar dinheiro com tal apropriação
indevida, ainda assim, não se tem dado os devidos créditos a quem realmente merece, pelo esforço já empregado num produto que já ajuda muitos deficientes
visuais pelo mundo a fora. Enquanto usuário do leitor de telas NVDA, sou obrigado a me manifestar com repúdio diante de tal impostura.
Vejam que a NV Access vez por outra passa por dificuldades financeiras e, se cada governo disponibilizasse uma pequena parte das verbas gastas para se
reinventar a roda, os desenvolvedores do NVDA ou mesmo do Orca poderiam contar com uma equipe de apoio e esses leitores de telas seriam muito melhor do
que já são no momento.
Viva,
Eu só entendi que se tratava de GPL v3, lendo o source code. O empacotamento da coisa é terrível. Alguem que tenha o minimo de conhecimento, ao ler aquele Makefile ficará a pensar… “mas pagaram para isto?”.
As minha opinioes sobre este assunto estão aqui: http://www.megatts.com/2011/10/02/liane-tts-apenas-mais-um-sintetizador-de-voz/