Lendo DVD riscado com o ddrescue
Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br):
“Neste final de semana passei por esta situação com um DVD importante para seu proprietário. Os dados no DVD eram muito importante e uma cópia de segurança era extremamente necessária, no entanto a cópia não foi feita a tempo e a mídia já estava totalmente riscada.
Como solução imediata pensei no comando “dd” no terminal, mas para minha surpresa eu conseguia copiar apenas 4.9 MB de dados antes de receber a mensagem de que a mídia estava com defeito. Tentei utilizar outros drives de outros computadores e consegui melhorar a situação para 13 MB, o que ainda não era o suficiente. Foi aí que conheci o “ddrescue”.” [referência: ubuntero.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-01-04
o
polimento com pasta de dente e algodao tem dado otimos resultados na minha experiencia
Agora me bateu a curiosidade, como esse programa deve funcionar tecnicamente falando? Será que ele deduz os bits que não podem ser lidos na área danificada da midia, fazendo uma especie de advinhação? Ou será que ele “força” o laser do driver de cd/dvd até que ele consiga ler a área danificada da midia? Mas é um software bem interessante =)
Nos casos em que o ddrescue resolvi o problema usando o ”rdd” o rdd primeiramente faz a leitura da parte boa do disco ou midia e depois tenta recuperar as partes com problema de leitura vale a pena testar
$ sudo apt-get install rdd
rdd-copy sobre o cd danificado
$ rdd-copy -v /dev/cdrom1 ~/iso/meucd.iso
http://sourceforge.net/projects/rdd/
e o rdd ja uso a muito tempo e recomendo assim tambem como temos outras ferramentas de codigo aberto para este fim.
Fiquei com a mesma curiosidade do Rod. Entrei no site do ddrescue e li lá mais ou menos como ele funciona.
Achei legal que, se você tiver mais de uma cópia danificada de um arquivo, ele tenta juntar as partes boas e montar o arquivo completo.
Agora quando há só uma mídia, eu não entendi como ele faz para “forçar” a recuperação.
Já o rdd, sugerido pelo Anderson Freitas, eu não achei no site nada falando de como ele funciona.
Fiquei curioso também.
Eu costumo usar o próprio dd assim:
dd if=/dev/dvd of=imagem_do_dvd.iso conv=sync,noerror
Se não me engano o rdd simplesmente lê exaustivamente o mesmo ponto defeituoso até conseguir algo.
claro é sempre bom tentar polir o CD para melhorar a situação, em ultima tentativa você pode tentar algo mais forte que pasta de dente, como Brasso, por exemplo.
Já usei Brasso, não vai dar problema se você usar do lado certo com cuidado, lavando a mídia depois do processo com pano seco. Agora lembrando que essa é a ultima tentativa antes de desistir da mídia, e descarta-la! :)
* Gustavo + Romulo
Mais suave que “brasso” e “pasta de dente”, o processo de limpeza e polimento pode ser iniciado com a parte branca (interna) de casca de banana (esfregar cuidadosamente na face espelhada e depois lavar com água limpa e, finalmente secar com pano de algodão, limpo);
Trato assim minhas mídias de músicas (CDs muito usados e/ou há muito tempo sem uso, inclusive os velhos e saudisis LPs) e a “chiação” desaparece;
Em tempo: A casca de banana, assim aplicada na pele, também é ótima para tirar a coceira e inflamação de picadas de mosquitos, hehehe…
[]‘s,
Peofano.
@ Profano e demais
Outro abrasivo leve é aquela base para rosto que as pessoas usam para fazer a “máscara” de uma maquiagem, a fim de eliminar imperfeições e reduzir o suor/brilho do rosto.
Outra dica boa é tentar ao máximo se libertar dos CDs enquanto eles ainda estão bons, e usar pendrives. =)
E se queimar o pen drive passa o que?
Pela minha experiência, pendrives são muito mais inseguros que CDs e DVDs, aliás, usar Pendrive pra Backup não é lá muito inteligente.
* Bimg
Nesse caso, para o ‘cerol’ ou o ‘rodo’… (tanto faz).