Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamento do Metamorphose Linux 3.0 Lion

Enviado por Ailton Nascimento de Mattos (perguntasΘmetamorphoselinux·net):

“Bem-Vindo ao Metamorphose Lion (Lançamento) O Metamorphose 3.0 (Lion) vem cheio de atualizações e novidades, uma delas a possibilidade de usar o sistema em netbooks, agora você poderá usar um dos sistemas Linux mais poderosos em seu equipamento portátil numa interface limpa e dinâmica para esses pequenos notáveis e sem perder a qualidade do sistema, efeitos e velocidade! Baixe o Metamorphose Lion agora: [metamorphoselinux.net/…]” [referência: metamorphoselinux.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Estou baixando para ver como ficou. Atualmente uso Opensuse, apesar de ser fã do Mandriva. Não custa experimentar e ajudar no que for possível, uma vez que se trata de uma distro nacional. Acho que temos que valorizar as iniciativas locais, pois já existem muitas estrangeiras entre nós.
    Ah! E para os críticos de plantão, que sempre aparecem aqui para falar mal da iniciativa alheia, recomendo fazer o mesmo que eu: baixe o SO e depois critiquem, se possível, construtivamente. Ficar falando que se trata de “mais uma distribuição em vez de ajudar as que já existem” não contribui em nada. Aliás, quem critica assim geralmente não ajuda em nada mesmo.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 8:00 am

    Lion? Apple? Sério, odeio o plasma netbook do KDE, é tanto que outras distros sabedoras dessa rejeição não o trazem, como é o caso do Linux Mint, Big Linux, e assim fiz com minha remasterização do Kubuntu Brasil, que não traz este plasma tosco ( kubuntubrasil.blogspot.com )

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:27 am

    Eu baixei, rodei pelo unetbootin no meu netbook philco 10001 e o plasma netbook, graças a Deus, não apareceu, muito bonito a distribuição porém os aplicativos GNOME estão horríveis, sem tema algum, o emesene parece ser Windows 95 [...] Há .iso é grande demais porque tem muita coisa que muita gente não vai usar, jogos, até uma BÍBLIA o sistema possui, algo, creio eu, muito pessoal para vir num sistema operacional.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:28 am

    a .iso é grande*

    Carlos (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:35 am

    Isso só destroi o Linux como Desktop, pq não termos uma união das distros e que se faça uma única com o melhor de cada. Logo teremos mais distros que pcs utilizando linux no Desktop. A cada noticia desta fico mais triste.

    Carlos, não acho motivo para ficar triste. Muitos criticam a Microsoft por não abrir o código e permitir o aperfeiçoamento do sistema por parte da comunidade. Quando isso acontece com o Linux, muitos criticam. Realmente, tanto a falta quanto a disponibilidade nunca satisfizeram o ser humano. Uns preferem ter a liberdade de fazer novos sistemas e se aventurar no mercado. Outros preferem que as grandes empresas “adivinhem” o seu gosto pessoal e façam um sistema adequado para todo mundo. Ou seja, todos querem um sapato que sirva no pé de todo mundo…
    Acho interessante estas novas distros, mesmo que sejam “maquiadas”, por servir de base ao menos para sabermos o que pensa os usuários. Ou seja, se fizer sucesso por causa da interface, as grandes distros vão levar isso em consideração. Espero sinceramente ver um dia uma distro nacional apoiada por todos os usuários linux brasileiros. Um bom exemplo disso tivemos com o anúncio da morte do Osama Bin Laden, onde todos os americanos fizeram festa e saíram às ruas para comemorar. Não pela morte do criminoso em si, mas pelo alívio ao saber que, pelo menos por ele, não mais seriam ameaçados. É um sentimento de união que nos falta. Por isso me sinto no direito de assumir este meu lado nacionalista e pedir para todos que, se for para se unir por uma distro, que seja nacional. Que seja nossa. Por isso é importante analisarmos cada iniciativa, por mais que possa parecer estranha. Vou fazer uma análise e postar no meu blog, que sei que não posso divulgar aqui, até mesmo por respeito ao Augusto, que mantém o site com recursos próprios e talvez com pouca ajuda. Mas o meu perfil no Twitter dará conta disso: @linuxmoc.

    Filipe Gaio (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:35 am

    O Brasil está carente de uma distribuição nacional. Precisamos de uma distribuição nacional boa, fácil e forte. Vejam no site do SuperDownloads, o kurumin mesmo extinto a anos é a distribuição mais baixada do site, justamente porque iniciantes preferem distribuições feitas por brasileiros para atender as necessidades dos brasileiros.

    Pelo visto o Metamorphose é uma boa iniciativa para isto, ainda necessita ser mais lapidado mas é uma boa iniciativa.

    Espero um dia ver uma distribuição linux brasileira tão forte quanto o kurumin foi.

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:40 am

    @Filipe Gaio o que o Kurumin oferece que o Ubuntu e o Fedora não oferece ?

    affff

    Isso só mostra o quanto as pessoas estão enganadas sobre o que é uma distribuição Linux.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:43 am

    Gosto e testo todas distros que são apoiadas por brasileiros. Sempre aproveito os frontend para configuração do sistema que são produzidos e deixo a distro que eu escolher do jeito que quero. Com isto vou aprendendo mais do que o Linux é capas. Seria a hora de ter uma Distro base no Brasil, onde teria uma equipe gestora (algo com o desenvolvedor ou manetedor principal de cada uma das outras). Aí a comunidade iria votar naquela ferramenta, tema, cnfigurações, aplicativos etc. para se colocada como padrão nesta Distro base. Iria ser uma distro querida pela maioria, mas não iria desfazer das demais que teria usuários distintos que preferem uma ou outra, mas não a Distro base… Algo neste sentido… E claro “brigar” para ter apoio do Governo Federal (difícil, mas não impossível) para que o Brasil tenha de vez um sistema open source que seja viável através de apoio do governo, empresas para se adaptado a realidade brasileira e ser usado em comércio, prefeituras, no governo estadual e federal, enfim todas repartições públicas. Não quero aqui desfazer do Windows, que continuaria forte aonde o Linux não pudesse atender a altura do mesmo, pelo menos no início.

    Markus (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:58 am

    @ricardomoc Nacionalismo por si só é estupido, a internet está ai para acabar com fronteiras, limites fisicos já não existem mais, por que motivo seria relevante uma distro totalmente brasileira ? pelo orgulho ? para que seja nossa ?

    Filipe Gaio (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:23 am

    @Piero Ferraz

    Não oferece nada de mais se olhar do ponto de vista técnico.
    Mas na época de seu lançamento ele foi uma febre entre os usuários brasileiros, principalmente os novatos, ajudou e ainda ajuda a divulgar o linux entre os brasileiros.
    Na época a interface bem escolhida e configurada e os “Ícones Mágicos” eram de grande ajuda para os iniciantes.

    jose (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 1:08 pm

    A mesmice de sempre. Lança-se algo e já vem o pessoal criticar que deveriam se unir e fazer uma só distro nacional. As pessoas não entendem ou fazem que não que um das melhores coisas é ter o direito de escolher. Se eu estivesse atrás de uma só distro usaria mesmo o Windows ou outro sistema fechado. Vou baixar pra testar.

    Spoiler (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 3:11 pm

    Eu também acho importante uma distro nacional forte, como foi o Kurumin. A internet não está aí para acabar com os nacionalismos, muito pelo contrário: basta ver o que anda acontecendo no Oriente Médio e em outras partes do mundo.

    Aliás, quando o Muro de Berlim e a URSS caíram, muita gente falou que o nacionalismo já era, mas o que se viu é que ele foi ficando cada vez mais fortalecido.

    Mas não é por isso que eu sinto falta de um novo Kurumin. Uma distro brasileira bem feita viria toda em PT_BR, não essa mistura que acaba acontecendo em distros como Ubuntu, em que de vez em quando a gente se depara com PT_BR, PT e EN, tudo no mesmo menu (instalação, inclusive). E há também o problema dos “locales”, que em algumas distros não funcionam de jeito nenhum (tô me lembrando agora do MEPIS).

    Markus (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 3:36 pm

    @Spoiler Realmente a internet não acaba nem ira acabar com a estupidez humana, quanto ao idioma não acho que valha de justificativa….a não ser que a possivel distro abordasse solucoes especificas para nós POVO BRASILEIRO (sei la um atalho para o Orkut na area de trabalho, icones em cores quentes exalando brasilidade) :D

    Spif (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 3:43 pm

    O grande problema da comunidade brasileira é essa mesma ladainha de sempre:

    *Ah essas distribuições só causam problemas, tudo tinha que ser unificado numa só

    O detalhe é que quem fala isso pouco entende de Software Livre ou de Open Source. Lamentável.

    Patola (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 4:07 pm

    Por que discutem tanto se não vão usar a distribuição? Por que reclamar da fragmentação ou excesso de escolhas, mas colaborar pra isso aumentando a audiência dessas escolhas?

    Seriamente, alguém aqui que trabalha mesmo com GNU/Linux no Desktop ainda tem tempo pra ficar testando distribuição? Queremos é um ambiente estável, fidedigno. Não uma metamorfose ambulante.

    Clamo a quem concordar comigo que simplesmente ignore esses anúncios de distribuições/remasterizações alternativas. Assim não se dará ibope pra elas…

    Sabe, Markus, a questão não é só ter uma distro nacional para dizer que é nossa. Mas para valorizar as pessoas que trabalham nela, os brasileiros. Fazermos algo que represente o nosso País, que traga divisas para nós, não na venda de softwares, mas criando oportunidade de emprego. Porque o Alfredo Kojima fez o Windowmaker? Para ter um gerenciador de janelas para chamar de seu? Não meu amigo. Ele o fez para praticar, aperfeiçoar e contribuir com a comunidade. Hoje é um brasileiro que abriu portas para diversos outros brasileiros lá fora. Se não me engano, está nos EUA atualmente. Se tivesse pensado somente em colaborar com projetos como o KDE e Gnome, talvez não tivesse a mesma visibilidade do que tendo um trabalho seu. Tá certo que o Windowmaker nem mais é desenvolvido, mas está disponível no repositório de várias distros, em sua última versão, pois ainda é muito utilizado.
    O Kurumin, outro projeto falado aqui, não é mais desenvolvido, mas projetou o dono do site http://www.hardware.com.br (www.guiadohardware.net). O Kurumin ainda é muito utilizado, levando a empresas como a Caixa a distribuí-lo remasterizado para vários clientes. Sim, temos orgulho desse pessoal que contribui e desenvolve em território brasileiro. Não é preciso reinventar a roda, fazendo uma distro do zero, como o pessoal do Gobolinx, mas ver projetos nascendo no nosso solo é bom em todos os sentidos.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 5:18 pm

    O Brasil precisa realmente de uma “distro nacional”?

    Muitos países tem refisefuquis, e a internacionalização do sistema é garantida pelos grandes desenvolvedores e que são distribuídas pela GPL e utilizadas por essas refisefuquis… que aliás, não mantém nem esses pacotes importantes, deixam isso a cargo das majors…

    Então, prá quê ficar com esses sentimento de “cachorro abandonado” que o brasileiro tem de não ter uma “distribuição nacional”???

    Já passou da hora de parar com essa besteira e se concentrar em ajudar a comunidade SL/CA como algo global, e parar de remendar refisefuquis… já temos tranqueiras dessas demais para envergonhar o Brasil e manchar o nome do Linux como um todo fazendo essas remasters.

    Amarok (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 6:18 pm

    O problema dessas distribuições “brasileiras” é que o próprio uso do português como língua usada na comunicação impede a participação de estrangeiros e sabemos que a maior parte dos desenvolvedores com conhecimentos avançados de fato está fora do Brasil.

    Soma-se a isso a falta de cooperação e falta de um modelo viável que sustente a distribuição de alguma forma e o resultado é o fracasso.

    E usar nome “Lion” ou de qualquer felino para imitar a Apple é uma estupidez imensa.

    Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 6:44 pm

    Tem distro nacional, digita aí: http://www.conectiva.com.br :-)

    Sério, digita que vai dar lá no Mandriva. A experiência que tivemos foi que a Conectiva foi a maior distro comercial que o Brasil teve, e não se sustentou.

    Porque tem que ser 100% brasileira, eu até já defendi isso aqui, mas temos uma franco-russo-brasileira, com sede e equipe no Brasil.

    Indo ao tema do tópico. Parabéns pela iniciativa, que o tempo mostre sua justeza.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 7:25 pm

    “a Conectiva foi a maior distro comercial que o Brasil teve, e não se sustentou.”

    Não se sustentou? De onde tirou esses dados?
    O que houve foi uma FUSÃO de empresas, que, aliás, é o que seria necessário antes de tudo para virar uma refisefuqui virar distribuição.
    Uma empresa que dê suporte sério (tanto empresarial quanto doméstico), que garanta a liberdade de uso do seu sistema, que tenha uma equipe que só trabalhe nisso, e claro, contribua com a comunidade SL/CA.
    Uma refisefuqui jamais será uma distribuição.

    Israel (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:13 pm

    O fato é que existem várias distros porque o projeto de código livre é pra isso mesmo, nacional ou não, usuários do linux personalizam sua distro sempre! e ela passa a ser sua distro, com seu jeito, para a sua necessidade. Gente isso se chama Livre-arbitrio, cada um escolhe o que quer e o que precisa ou prefere, e por isso existe mais q um OS certo?
    Se não, não teriamos escolha neh, e agente sabe como é bom ser LIVRE para escolher, seja distros internacionais ou nacionais ou qualquer outra que surja por aí, o importante é ter liberdade pra escolher independentemente.

    Agora falando do Meta… uso a muito tempo, desde sua primeira versão, e sempre atendeu as minhas preferencias e necessidades. Agora a sua versão 3.0 está ótima! Mais compativel com hardware, e com correção de alguns outros bugs, e também mais estável.
    Bom eu recomendo, mas lembrando que cada um tem uma preferencia e necessidade.

    Liberdade sempre.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:32 pm

    Eu já vejo diferente: Se o Kurumin ajudou a vender o Linux, por ter freewares não livres aos montes e drivers suspeitos, também foi sua mortalha, visto que era um sistema muito instável, utilizava repositórios Debian Unstable, e tinha tantos scripts que seu mantenedor não conseguia manter um mínimo de solidez, o que os fazia bugados.Além dos menus poluídos, do uso não criterioso do sudo e do design amador, o que contribuiu para criar uma imagem posterior negativa do linux.

    Com relação as refisefuquis, algumas como o Big Linux e a customização brasileira do Debian, são bem interessantes.

    werik (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:44 pm

    “Não se sustentou? De onde tirou esses dados?
    O que houve foi uma FUSÃO de empresas, que, aliás, é o que seria necessário antes de tudo para virar uma refisefuqui virar distribuição.”

    Não realidade a Mandrake absorveu a Conectiva.

    Fusão para inglês ver, na realidade foi uma compra mesmo. Igual a das Casas Bahia com o Grupo Pão de Açucar.

    No caso da Mandrake foi negócio mal sucedido por sinal. Pois o Mandriva não emplacou e teve que ser vendido para não acabar.

    Magno K. Nardin (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 8:04 am

    Em tese, distribuições locais são boas porque podem ser focadas em necessidades regionais, com aplicativos incluídos que não seriam tão interessantes ou não seriam do gosto da população de outros países. Será que todo mundo tem preferência pelas mesmas coisas?

    Eu comparo aplicativos para treinamento de xadrez. A estética dos programas europeus e americanos está muito mais próximo da minha preferência do que os feitos no leste europeu e na Rússia, por exemplo. O que, entendam, não lhes diminui a qualidade.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 1:17 pm

    Magno, mas que “necessidades regionais” estamos falando?
    Se você instala um Ubuntu, Fedora, Mandriva ou mesmo um Arch você pode personalizar o sistema com as aplicações e linguagens que quiser.
    E serão as mesmas que as refisefuquis utilizam… isso é uma redundância que não melhora em nada o sistema.

    Se estamos falando em drivers proprietários, há como resolver nas grandes distribuições. Mesmo winmodens podem ser instalados em qualquer distribuição com um pouco de paciência.

    Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 6:49 pm

    Colegas, dêem uma “googleada” e verão até no próprio MandrivaBrasil matéria que dão conta da Conectiva ter sido VENDIDA à MandrakeSoft. A mescla dos nomes foi somente pela questão da patente do nome Mandrake.

    Esse papo de fusão é passado, o que “fundiu” foi o apt-rpm que a mandriva desenvolveu (chegou a ser instalador no CL9 e no CL10)… Depois da compra tivemos Mandrake 11 e versões subsequentes sob o nome Mandriva, AS QUAIS UTILIZEI TODAS E CONTINUO ATÉ HOJE.

    ailton matos (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 6:58 pm

    Muito Obrigado a todos.
    Ajudem o Metamorphose Linux anunciando ele entre seus amigos. assim teremos um sistema cada vez melhor.
    e para toda o comunidade; quero q vcs vejam esse link: http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/11.04/gldt1104.svg

    aqui podemos comprovar q o Metamorphose Linux e reconhecido mundialmente como distro. nesse time lime OFICIAL podemos ver que existem poucas brasileiras e que o Metamorphose também não e nenhum remaste do Ubuntu como muitas, nada contra, mas isso mostra como nosso trabalho e bem maior que um simples remaste. temos uma distribuição a altura de varis outras grandes que sairão do Debian também, como o Ubuntu. isso com menos de 03 anos de trabalho.

    Isso só foi possível pelos usuários fieis do Metamorphose Linux, que nos acompanha em cada versão e nos ajuda a montar um sistema cada vez melhor e acima de tudo 100% Nacional.

    Metamorphose Linux, um Linux feito para Brasileiros!

Este post é antigo (2011-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.