Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamento da lei do ODF do Rio de Janeiro acontece hoje

Padrão ODF vira formato preferencial no âmbito da administração pública estadual.

Enviado por Gustavo Pacheco (gbpachecoΘopendocument·com·br):

“O Rio de Janeiro foi o segundo estado brasileiro a formalizar a adoção preferencial do formato OpenDocument (ODF) na administração pública estadual, depois do Estado do Paraná. A lei n.º 5978 foi sancionada pelo Governador Sérgio Cabral em maio deste ano e define o padrão ODF como preferencial para a administração pública estadual.

Para divulgar a nova lei, será realizada, nesta segunda-feira, a Cerimônia oficial de lançamento da lei n.º 5978, com a presença do dep. Robson Leite, autor do projeto de lei, Olivier Hallot, membro do Conselho Diretor da The Document Foundation, Jomar Silva, da ODF Alliance, e Eliane Domingos, da Associação Libre de Tecnologias Abertas, além de representantes da Petrobras, Receita Federal, Serpro, Exército Brasileiro e prefeitura de Silva Jardim, mostrando seus respectivos casos de uso do formato OpenDocument.

A cerimônia terá início às 8:00 horas com o credenciamento e encerra-se às 13:00 horas na Rua Ulysses Guimarães, 565, 8º andar, Cidade Nova, Rio de Janeiro.” [referência: opendocument.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 3:25 pm

    Pergunta: Olivier Halot, Eliane Domingos e Gustavo Pacheco não faziam parte daquela patota que afundou a Br-Office?

    Cássio (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 3:44 pm

    Muito bom!!! Agora tem ODF no Paraná e no Rio de Janeiro! O certo seria fazer uma lei nacional ODF para o Brasil inteiro. O protocolo de Brasilia ainda é pouco. É importante que todas as instituições públicas de todos os níveis continuem mobilizadas para a utilização do SL e do ODF.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 3:56 pm

    maravilha, mais uma lei brasileira para ser descumprida!

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 4:39 pm

    Brasil, um pais de leis (para inglês ver)

    Gusmão (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 6:12 pm

    Ideologia freetárdica !

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 7:50 pm

    Queria muito que os problemas nas administrações públicas fossem só com formatos de arquivos, haha.

    Jerônimo A. Nascimento (usuário não registrado) em 21/11/2011 às 10:32 pm

    O setor público, só é público de nome e de dinheiro que provem da população, porque quem gasta o dinheiro e toma as decisões são a grande máfia; Isto explica o uso de programas proprietários no setor público, será que os mesmos que gastam milhões dos cofres públicos com programas ruins e caros, fazem o mesmo com seus próprios dinheiro.

    Marcos Paulo de Souza (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 8:07 am

    Acho interessante todo e qualquer iniciativa para implantação do uso de formatos livres. Tomara

    Marcos Paulo de Souza (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 8:09 am

    Acho interessante todo e qualquer iniciativa para implantação do uso de formatos livres. Tomara que pouco a pouco várias cidades/estados vão se comprometendo ao mesmo ideial, de aos poucos remover todo e qualquer software que requeira pagamento de licensas.

    Pois para nós, entusiastas do software livre, é triste ver o dinheiro dos impostos que pagamos ir para o bolso de empresas que bloqueiam seu codigo fonte.

    Deixando a ideologia de lado e sendo prático, essa é uma notícia muito boa.
    O problema não é usar ou não programas propietários para acessar os documentos.
    O problema real e que as pessoas não percebem é que do jeito que está hoje daqui a 20 ou 50 anos corremos o risco de não conseguir mais ler os documentos gerados hoje, simplesmente porque a empresa mudou o formato e a versão da época não suporta mais o formato antigo. E como é um produto fechado não resta nenhuma opção prática.

    Quem está na informática a mais de 20 anos já se deparou com aquele arquivo antigo feito em uma versão de software antiga e que não abre direito (ou mesmo nem abre) na versão mais nova. Ou o pior caso, que é quando o software não existe mais porque a empresa que fabricava (ou a que comprou) perdeu o interesse nele.

    O uso de padrões abertos faz com que a informação esteja disponível hoje e sempre, pois se o fornecedor atual deixar de fornecer a ferramenta qualquer outra que siga o padrão poderá ser usada em seu lugar.

Este post é antigo (2011-11-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.