Lançado o Oracle VM VirtualBox 4.1
Enviado por Jackson Laskoski (falecomΘjack·eti·br):
“A Oracle acaba de anunciar o lançamento do VirtualBox 4.1 – o primeiro grande upgrade após a aquisição da SUN pela companhia. Com mais de 26 milhões de downloads até agora, o VirtualBox é sem dúvida alguma uma das ferramentas mais utilizadas para virtualização de hosts e sistemas operacionais guest. Você já pode fazer download desta nova versão do VirtualBox pré-compilada para sistemas hospedeiros Windows, Linux, MAC OS X e Solaris.
De acordo com a própria Oracle, os aprimoramentos do VM VirtualBox 4.1 incluem:
- Novo recurso de clonagem de máquina virtual, com o qual os usuários podem criar clones das VMs atuais ou mesmo snapshots (instantâneos) específicos, com toda a facilidade. Para economizar espaço, os usuários também podem criar clones completos ou vinculados.
- Suporte aprimorado e ampliado a sistemas, inclusive VMs hosts e guests, com até 1TB RAM e escalabilidade para mais de mil VMs em um único host.
- Acesso remoto aperfeiçoado permitindo que as VMs acessadas a distância vejam e usem todos os monitores como se estivessem conectadas localmente.
- Suporte ampliado a diferentes plataformas permitindo que hosts e guests ofereçam suporte para as mais recentes plataformas Windows, Linux, Oracle Solaris e Mac.
- Suporte ao Windows Aero, permitindo que os guests do Windows 7 possam usar a transparência e outros efeitos da interface Aero.
- Suporte ampliado ao script das VMs possibilitando que os administradores criem ações automatizadas para as VMs, como copiar arquivos e executar instalações e tarefas de configuração, entre outras.
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-28
Espero que esta ferramenta venha com mais funcionalidades e que possibilite o uso mais efetivo dos processadores
@Raniere,dá sim, aqui tenho um Athlon II X2 e deu para colocar 2 processadores e verifiquei no guest que estava usando 2, nas configurações da VB o limite é de 4.
Esquisito é o porque do suporte ao Aero do Windows :S
uso desde o dia 20 / 07 e até agora – perfeito.
Não necessita mais usar o shell para clonar VM.
no mais, tranquilo para usar como virtualizador de DESKTOPs.
O Virtualbox hoje em dia está mais fácil de instalar e tão bom ou melhor do que o Vmware Workstation.
Para virtualização em desktops linux, o virtualbox é a melhor alternativa. Espero é que a Oracle não sabote o produto…
Illidan
Esquisito é o porque do suporte ao Aero do Windows
Apenas mais uma forma de mostrar que o Vbox tem aceleraçao de video via hardware, um trunfo até então não muito simples de implementar em uma VM.
Illidan
Esquisito é o porque do suporte ao Aero do Windows
Hugo
Apenas mais uma forma de mostrar que o Vbox tem aceleraçao de video via hardware, um trunfo até então não muito simples de implementar em uma VM.
Eu diria mais, a função basica da virtualização é simular uma maquina fisica num meio virtual, assim sendo, se a maquina fisica roda windows 7 com aero, a maquina virtual tem que ser capaz de rodar tambem.
pra nós pode parecer besteira, mas pra o usuario final faz muita diferença, pois pra o usuario final, diferenças de interface são comportamentos incomuns que significam erros…
nós sabemos que não é assim, mas pro usuario final a aparencia do que é exibido no monitor é tudo!
@neo
Nunca consegui instalar os módulos para habilitar a aceleração 3D, pois o Windows 7 não entra em modo de segurança.
@todos
Notei uma queda no desempenho, pois o tempo de carga do sistema está acima de três minutos dentro da VM. Antes conseguia carregar em cerca de 1min30s. Isso vem acontecendo desde que “fundiram” as duas versões (OSE e completa) em uma só, ficando a diferença a cargo do pacote extra para as demais funcionalidades (conexão USB, que é o que eu preciso).
Excelente. Neste exato momento estou teclando de um Ubuntu virtualizado dentro de um Windows 7. E pela primeira vez, consigo suporte de vídeo 3D nele. Pelo menos eu nunca havia conseguido isso antes, nem no Virtualbox nem no WMware Player. Agora roda Unity, compiz, e afins, redondo, rápido, sem complicações ou gambiarras. Estou impressionado.
Só uma correção, o VirtualBox 4 também foi lançado depois da aquisição da Oracle, esse sim foi o primeiro grande release depois da aquisição.
E antes dessa versão também houve o lançamento da versão 3.2, que foi um pequeno release, já sob o comando da Oracle.
Sem contar que o VirtualBox é simples de instalar e gerenciar, amigável e transparente. Muito bom!!