Lançado e-book com dicas sobre a TV Digital
Enviado por Samira Moratti (samiraΘdialetto·com·br):
Bê-a-Bá da TV Digital. Este é o título do e-book criado pela Brava iTV, especializada no desenvolvimento de aplicações interativas voltadas para a TV Digital. A ideia nasceu após a publicação de uma série de posts no blog da empresa, com o mesmo tema central. De forma clara e objetiva, dúvidas comuns aos telespectadores e público em geral são esclarecidas.
Assuntos como o que é o Ginga e as possibilidades da usabilidade da TV Digital são explanados ao longo do livro, com cerca de 30 páginas. Disponível em PDF para download gratuito no blog da Brava iTV (www.bravaitv.com.br), o e-book já pode ser acessado a partir de hoje (15).
“A motivação para escrever o livro e a série no blog partiu da vontade de esclarecer dúvidas comuns que percebíamos não só em nossos clientes como também em pessoas próximas como amigos e familiares. A TV Digital já é realidade no Brasil há cerca de 3 anos mas poucas pessoas sabem os benefícios que ela oferece, principalmente em relação a interatividade. Este e-book tira essas dúvidas e mostra um pouco do universo de possibilidades da TV Digital Interativa para o mercado e para os telespectadores em casa”, afirma Guilherme Lopes, coordenador de projetos na área de TV Digital da Brava iTV e um dos responsáveis pela criação do projeto.” [referência: bravaitv.com.br]
Uau!
Já baixei e passei os olhos no texto. Adorei os gráficos. Assim que terminar um trabalhinho aqui vou devorar a publicação.
Grato pela disponibilização.
Grande abraço!
ahahaha, pros brasileiros PDF ainda é sinônimo de ebook. Mas fato é que PDF com seu layout e fontes fixos é terrível de ser lido em e-readers e outros dispositivos móveis.
O padrão aberto para ebooks é ePub, um formato binário baseado em XHTML e CSS, com layout e fontes flexíveis, cabendo em qualquer tamanho e dimensões a cargo do leitor. Tem também mobiPocket, que é a base do formato do popular Kindle da Amazon.
Projeto Gutenberg é a maior biblioteca virtual com obras em domínio público do mundo:
http://gutenberg.org/
http://m.gutenberg.org/ (versão mobile)
Antigamente oferecia apenas txt puro, mas recentemente com a popularidade de e-readers e leitura em dispositivos móveis passaram a oferecer ePub e outros formatos também.
Pois bem, encontrei meras duas obras menores de nosso escritor-mor, Machado de Assis, uma em uma reunião de contos traduzidos para inglês:
http://www.gutenberg.org/ebooks/search.html/?default_prefix=author_id&sort_order=downloads&query=9685
aí você entra em um portal do governo como http://www.dominiopublico.gov.br/ e só encontra PDF.
aliás, ainda a respeito de domínio público: sabiam que não dá pra baixar (ou achar em livrarias) os primeiros livros do Sítio do Pica-pau Amarelo? Nosso país é life+70, o que significa que apenas depois de 70 anos da morte do autor uma obra cai em domínio público. E também andei procurando e parece que é a Globo quem cuida dos direitos hoje.
Tomara que não façam como a Disney e façam lobby para estender o copyright por aqui — primeiro desenho do Mickey era para ter caído no domínio público por volta de 2004 e como estenderam o copyright por lá, todas as outras obras do mesmo período de todos os gêneros e outros autores também não caíram no domínio público…
Isto é uma vergonha!
A única dica que eu tenho sobre TV digital é: não assista televisão.
sei não, André. Ainda acho que o grande público está melhor servido pela TV do que aquele antro do conhecimento e saber que é a internet tupiniquim, vulgo orkut… kkkk
pelo menos tem o noticiário, um ou outro filme ou dramatização que podem valer a pena…
Desculpe foobob mas prefiro PDF. Agora tchau, que vou entrar no Orkut e depois assistir BBB.
Legal… É necessário fazer um cadastro non-sense para acessar o PDF.