Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kindle Fire: código-fonte já disponível

O Kindle Fire, disponível aos consumidores desde anteontem, já chegou ao mercado com o código-fonte do seu sistema operacional baseado no Android 2 publicado e à disposição de quem queira estudá-lo, modificá-lo, redistribui-lo ou usá-lo de outra forma. Belo exemplo!

Espera-se que este tablet disponível nos EUA a US$ 199 desperte a atenção dos desenvolvedores de firmwares alternativos, que poderão incluir nele recursos que a Amazon optou por deixar de fora, ou mesmo implementar de outra forma parte dos recursos presentes.

Para instalar um firmware alternativo (quando algum ficar pronto, ou se você quiser desenvolver o seu próprio) é necessário desbloquear o Kindle Fire. No momento parece que a Amazon não oferece qualquer apoio ou suporte oficial a ROMs alternativas, mas também vi na cobertura a impressão (ainda a ser verificada) de que ela vai calmamente olhar para o outro lado enquanto os usuários experimentam os limites do hardware com softwares não homologados (nem garantidos) por ela. (via zdnet.com – “Kindle Fire source code already available | ZDNet”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diego (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 3:10 pm

    Vi os primeiros reviews e esperava mais desse tablet, mesmo que só custe 200 dolares acho q poderia ser melhor!

    Cesar Lemos (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 5:40 pm

    Tenho um celular Galaxy 3 , e talvez pela grande expectativa me decepcionei com o Android. Tanto pela falta de “polimento” quanto pela falta de privacidade. Além da bagunça que é o market e o sistema em si. Dá pra ver que não roda “redondo” em muitos aparelhos.
    Se a samsung quer ser a Apple, e não digo só agora com os tablets e afins, (isso vem desde o tempo do iPod e os YPs da vida), é bom tomar a Amazon como exemplo.

    Maurício (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 7:24 pm

    Ué!

    Não é Linux?

    E tem esse tanto de vulnerabilidades?

    Magno (usuário não registrado) em 17/11/2011 às 1:03 pm

    Acredito que a maior espectativa com essa iniciativa seja trazer o suporte a arquivos ePub para o Fire. O suporte a mobi e azw (formato proprietário com DRM da Amazon) já existe há tempos, por exemplo, no Nook Color e, até mesmo, no Nook Simple Touch hackeados, mas o inverso não foi feito. Tudo bem, temos o Calibre, mas vários ebooks formatados incorretamente com o Indesign não são facilmente convertidos sem a correção dessas falhas. Tudo ficaria mais fácil para o mítico usuário final. Não é esse o nosso desejo?

    Leonardo (usuário não registrado) em 18/11/2011 às 4:58 pm

    Comprei um fire dia 16 e me ferrei. Nao consigo baixar nenhum aplicativo porque eles nao liberam para quem está no Brasil. Alterei minha conta na Amazon e coloquei o endereço dos EUA e nao deu. Criei uma nova conta com endereco dos EUA e nao deu. Imagino que seja vinculado ao cartao de crédito. Logo informo a todos, é furada comprar, a nao ser se for apenas para entrar na internet e ler livros.

Este post é antigo (2011-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.