Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kindle chega oficialmente ao Linux

No rastro de uma controvérsia sobre a distribuição do faturamento na comercialização de conteúdo por meio de apps nativas no iPad e iPhone,
a Amazon lançou ontem o Kindle Cloud Reader, versão do seu leitor de ebooks que roda diretamente no navegador – e agora com suporte oficial ao Linux, rodando no navegador Chrome (suporte a outros navegadores que não sejam o Chrome e o Safari já está prometido).

O Kindle Cloud Reader vem como uma web app em HTML5 que se instala no Chrome e permite ler (inclusive offline, se você fizer o download antes) os ebooks que você já tem em sua estante do Kindle, bem como adquirir outros. A interface (no Chrome) é bastante similar à versão para PC que já existia (e que alguns usuários já rodavam no Linux via Wine), embora alguns recursos, como o de fazer anotações e procurar palavras em um dicionário integrado, não estejam disponíveis. As características de DRM dos livros do Kindle permanecem mantidas. (via br-mac.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 3:59 pm

    Ok, a onda agora é um web app para cada navegador ao invés de um app para cada plataforma. Parem a WWW que eu quero descer!

    henry (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 4:00 pm

    que estranho… o kindle – que roda linux – chega oficialmente ao linux. O titulo soa bem estranho. Seria melhor Amazon chega ao linux.

    Estranho mesmo, né? Mas a Amazon também chegou ao Linux há anos. De qualquer forma, espero que a leitura da notícia tenha sido suficiente para remover qualquer equívoco no entendimento do que eu quis dizer com o título, o qual lamento, se houver.

    Henrique Sant'Anna (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 4:37 pm

    O Linux já havia chegado ao Kindle e agora o Kindle é que chegou ao Linux. =P

    A Microsoft, alias, processa também a Amazon por usar Linux no Kindle.

    Legal,mas rodar no linux foi apenas uma consequência, já que está sendo feito para a web.

    Rodar no Linux é até secundário, o interessante é o reconhecimento oficial ao suporte, mencionado no próprio site do produto. Não é a chegada simplesmente, mas a chegada oficial.

    Magno (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 5:20 pm

    Desde ontem estou acessando minha biblioteca na Amazon diretamente pelo navegador. A desvantagem é que os meus ebooks livres e os meus documentos pessoais [lógico] não sáo acessáveis.

    Acredito que tenha sido uma resposta da Amazon à retirado do botão de compras do Kindle para iPad :-) Não tem como tirar o botão do Cloud Reader que substituiu, com vantagens, o botão do iPad que saia do aplicativo e te jogava na loja on line normal e, agora, te leva a uma loja virtual personalizada.

    Flávio (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 6:13 pm

    O Kindle é uma ótima sacada da Amazon, seria melhor ainda se tivesse suporte a outros formatos com DRM além do “.mobi”. A quantidade de titulos em portugues na Amazon ainda deixa a desejar…
    Mas enfim, estou razoavelmenrte satisfeito com o meu…

    Patola (usuário não registrado) em 11/08/2011 às 7:48 pm

    DRM continua sendo algo errado, rodando no GNU/Linux ou não.

    Faltava o governo dar isenção de imposto nele.
    Incentivo à cultura não seria nada mal pra variar.
    Se bem que nem isenção no imposto do material escolar esse nosso “governinho” dá…

    anderson freitas (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 4:19 am

    Ler livro em leitores eletrônicos foi umas coisas mais broxantes que já experimentei,só consegui ler 20 páginas e só,ainda bem que foi apenas um teste.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 2:57 pm

    Muito boa notícia para mim que quero comprar alguns livros da amazon mas ainda não sei se vale a pena comprar um kindle :)

    Marcos (usuário não registrado) em 12/08/2011 às 3:51 pm

    @dudous, livros já são isentos de impostos federais, sejam digitais ou de papel.
    O leitor de livros é que ainda não é.

Este post é antigo (2011-08-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.