KDE 4.6
Enviado por Someone:
“Já está disponível desde 26 de janeiro a versão 4.6 final do KDE, com vários recursos novos e melhorias gerais de estabilidade e desempenho. Confira!” [referência: kde.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-01-28
Eu Matei na marra o akonadi, não uso aquilo!!!
E minha memória RAM agradece!!!
Falando em RAM, esse KDE é menos comilão que o 4.5 e cm desempenho melhor que o 4.4(que por sinal, na minha opinião é o melhor) só perde um pouco em consumo de RAM(15MB) pro 4.3
liiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnddddddddddddddooooooooooo
Ficou faltando o link para as melhorias no plasma
http://www.kde.org/announcements/4.6/plasma.php
Outros detalhes em
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1296106891.html
Salve kde
O KDE sinceramente, é o que os outros tentam ser,autosuficiente,bonito, mais rapido a cada novo SC, clean…
Obrigado KDE Team!
Bruno Cabral
Com o advento de dispositivos menores, os desenvolvedores disseram que estão “limpando” o codigo mirando em tablets,smarts…
Eu tento, tento, mas não consigo gostar do KDE… E olha que comecei no Linux com SUSE 6, Conectiva 8, mandrake 9… Mas depois que comecei a usar Debian, o Gnome foi crescendo, crescendo… Hj em dia to esperando o Gnome-Shell e o Unity.
Marcelo Ulianov@
Já eu adoro o KDE e tenh horror ao Gnome(nada contra, mais…)
Eu sou usuário de openbox/gnome. Sempre logo em um desses dois. Gosto deles. Mas, não dá pra negar que o avanço do KDE está muito rápido.
Novos releases não demoram muito, muitas funcionalidades novas, muito bonito POR DEFAULT, o que é a minha queixa contra o Xfce e Gnome (por que não usam um tema default mais agradável?)
Eu instalei ele aqui no Arch, consumo de memória está menor do que uma release que testei uns tempinhos atraz. free -m mostrou ‘used’ -> 301.
Minha opinião é a seguinte: KDE tá com tudo. Parabéns.
@Bruno Cabral Sem problema. Eu gostava mesmo era do wmaker, que infelizmente morreu. Agora estou com esperança de que o Unity traga uma cara nova, uma CARA para o Linux. Mas vamos esperar…
@Marcelo Ulianov, o meu Linux tem uma cara própria: a cara do meu Linux :-)
Acho frescura isso de linux precisar ter uma cara padrão. Mas espero sim que o Unity traga uma cara diferenciada pro Ubuntu. Será mais uma opção para o usuário. Algo inovador? dificilmente. É difícil um design inovador quando se desenvolve de maneira aberta. Quando ima ideia surge, é comum que várias pessoas corram para implementá-la. E isso é bom. Diferente do Windows e Mac, que são desenvolvidos de maneira secreta e liberados depois de anos, deixando as pessoas ansiosas (lembram do alvoroço em cima do Windows Vista?). E é esta ansocidade que faz o produto parecer bom.
Até a versão 3.5 do Kde, olhava o Gnome meio de longe, aí surgiu a versão 4 e, como muitos, migrei para o Gnome e me afastei do Kde. Mas, agora… confesso. Fiquei com a maior vontade fazer o caminho de volta. Parabéns a equipe do Kde!
Aqui no OpenSUSE 11.3 com o KDE 4.5.4 o sistema inicializa consumindo 248MB de RAM.
Já estava bom para mim, se conseguiram otimizar mais, foi quase magica.
Todo esse avanço se deu devido a coragem dos desenvolvedores de abandonar toda a infra do 3.5 e começar do zero com frameworks modernos e com uma arquitetura mais robusta. Após várias criticas do pessoal apressado que não soube esperar o amadurecimento do projeto, estamos vendo um conjunto de softwares sólido e com uma apresentação impecável.
A cada versão fica mais bonito e melhor adoro KDE o/
@Wallacy,
no meu Biglinux com KDE 4.5.1, com driver livre da Ati, o Kde abre com 210MB de Ram, e com o driver proprietário usa 310MB! Não sei pq essa diferença enorme, mas sei que o Kde tá bem otimizado!
se o 4.6 for ainda mais leve, então aqui não vai usar nem 200MB!
é testar pra ver
@Marcelo Ulianov: sou mais um que usava o wmaker! :D
Li as novidades da versão. Os caras mandaram muito bem nestes últimos 6 meses.
A política de releases todo mês é muito boa para o desenvolvimento do software. Ele vai evoluindo de maneira contínua. :)
Vou testar no kubuntu alfa :)
Também sou um “viúvo” do WMaker, mas desde então uso o KDE e fico feliz com a constante evolução deste ambiente. Um trabalho sério e muito bem feito por uma equipe muito competente.
Parabéns a todos e avante KDE !!
O.O.
Coisas que não dá prá entender… Compra-se memória RAM prá que? Pra ficar espetada no slot?
Memória é prá se usar minha gente!
Abraço.
@neribh concordo plenamente.
o pessoal tem pcs com 4gbs de ram e vivem reclamando de alguns megas que ficariam sem utilização de qualquer forma !
O projeto KDE deu uma mancada ao chamar a versão 4.0 de final, o que fez várias distribuições colocarem um KDE completamente novo e ainda imaturo nas distribuições, apesar das recomendações contrárias do próprio projeto KDE.
Mas eu acho que o KDE perdeu muito mais popularidade pelo efeito ubuntu porque a grande maioria dos usuários recentes de linux nem chegaram a ter contato com o KDE, nem nas versões 3 e nem na 4. O kubuntu ajudou a queimar mais o filme do KDE.
Podem reparar que a maioria dos usuários e admiradores do KDE 4 são basicamente usuários antigos de linux, que conheceram o ambiente através de várias distribuições populares da época como kurumin, Conectiva, Suse, Mandrake Linux, etc e/ou usuários de algumas distribuições que usam rpm, como Mandriva e OpenSuse, que ainda dão o devido tratamento para o KDE em suas distribuições.
Wallacy
Matando o Akonadi o meu KDE 4.6 consome 190MB de RAM no meu note.
No PC 170MB
Em máquinas com 2GB de RAM ou mais (até com 1 GB dependendo do uso) KDE 4.4 em diante roda sem problemas.
Rodava KDE 4.4 numa máquina com 512 MB RAM, removendo o Akonadi e outros serviços como o KWallet, KMail e outros. Consumo: 170 a 190 MB RAM na partida. Era um Kubuntu 10.04. Placa de vídeo: 8 MB onboard (efeitos do KWin desativados). Placa ATi Rage 128 de 16 MB (já rolava efeitos do KWin mais suaves).
Nesse caso, o KDE 4 pode ser mal-falado por alguns, mas ele se adapta até em micros datados a partir de 2002. Quem já instalou e otimizou o KDE 4 sabe o que quero mostrar. E são máquinas que só aceitam até 512 MB ou 1 GB de RAM (SDRAM ainda).
Parabéns KDE Team!
HEIL KDE
@Amarok
“O projeto KDE deu uma mancada ao chamar a versão 4.0 de final, o que fez várias distribuições colocarem um KDE completamente novo e ainda imaturo nas distribuições”
O KDE não deu mancada nenhuma. Desde o início disseram que era para somente desenvolvedores irem se ambientando com os novos frameworks, já que a mudança foi radical.
Mas claro, surgiu hype em volta da novidade, se promovia e julgava nos artigos como algo pronto para uso. Resultado, a conta foi parar no time do KDE, que nunca o promoveu assim.
Talvez essa falácia toda só acabe quando o KDE mudar para 5.x porque até hoje tem gente que fala “KDE” pensando no 4.0 .
@Weber Jr.
Mas se o projeto KDE tivesse chamado o KDE 4.0 de beta, RC ou de 3.99 eu duvido que as distribuições colocariam nos repositórios oficiais, ainda mais como versões padrão do KDE.
Note que eu uso e adoro o KDE e acho que o projeto Gnome vai cair no mesmo erro se tentar lançar o Gnome 3.0 agora, ainda mais com o Ubuntu sabotando, digo, colocando o Unity no lugar da Gnome shell.
Realmente o KDE 4.6 está excelente…
@Amarok, a nomenclatura é o que menos importa neste caso, se eles quisessem por um “final” no nome mas deixar claro, como foi, de que o projeto não era para ser usado em produção, não deveria ter problema, mas como foi comentado todos ficaram fazendo análizes e as distribuições tratando como se fgosse uma versão final, ai fica complicado.
Opa, como sempre o ultimo comentário. =)
Pelo só eu vejo bug no KDE, talvez ninguém use o Dolphin para ver quão bugado está. Ou ninguém use um gerenciador de arquivos que, na minha humilde opinião, é ferramenta fundamental para manipular arquivos.
Congelamentos CONSTANTES, uso FTP, Dropbox, Samba, transfiro constantemente arquivos pela rede, e esse bugs já tinha visto na versão 4.5 e pelo jeito “portaram” pra versão 4.6.
Sem falar no excesso de informações. Daqui a pouco ao encostar o mouse no Kickoff, irá levantar uma lista com todas as funcionalidades do KDE, se bobear até a versão do kernel…
Nessa corrida frenética por atualizar, atualizar, atualizar – atualizar nem sempre é só dispor/propor novas funcionalidades, mas também CONSERTAR bugs – estão descaracterizando o KDE. Ta ficando um troço encharcado, cheio informações inúteis, extremamente bugado e – também só eu percebi isso pelo jeito – mais lento na inicialização. Muto mais lento.
bom, como em time que está ganhando não se meche, continuo com o 4.4.4 que, como já foi dito acima, foi a melhor versão lançada até agora.
Isso em um:
Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz
4 GB RAM
HD 160 GB e 1 TB
GeForce 8500 GT
KDE está perfeito !