Informações sobre executáveis de Windows no Linux
Enviado por Fernando Mercês (fernandoΘmentebinaria·com·br):
Usuários do Debian já podem instalar o software com um simples “apt-get install pev”, no repositório unstable (sid), mas o pacote ainda é da versão 0.22 do aplicativo, que só captura a versão (Product Version) do executável. Estamos trabalhando no pacote para a versão 0.30.
Esperamos que com essa ação, mais estudantes e profissionais fiquem inclinados a apoiar projetos livres, seja colaborando ou criando.” [referência: coding40.mentebinaria.com.br]
Qual seria a aplicação prática desse projeto?
Só por curiosidade…
Muito bom. Acho que poderia ser especialmente interessante para o projeto wine.
@Felipe
Essas informações são disponibilizadas pela tela de propriedades do Windows. Quem é usuário de Linux e também de Windows e tem a estrutura de arquivos mapeada no linux poderá obter essas informações sem ter que dar um boot ou abrir uma maquina virtual.
Não seria mais interessante tentar incluir isso no “file” em vez de criar um aplicativo em particular?
@Daniel,
Creio que não. O file tem uma função bem específica: descobrir que tipo de arquivo estamos tratando. Para isso ele faz uso da libmagic, cujo objetivo é saber, pelo magic number, qual o tipo de arquivo em questão.
Exibir detalhes da implementação de cada tipo de arquivo transformaria o file num analisador com suporte a vários formatos. Isso é bem trabalhoso e talvez não seja muito vantajoso. Para analisar ELF por exemplo, temos o readelf. O file não faz o que ele faz. ;)
A idéia do pev é ser um “readelf” para PE’s. Um bom nome para ele seria “readpe”. =)
Um abraço!