Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info também analisa o Xoom: “potencial de refinamento futuro”

O Xoom é o primeiro tablet a chegar ao Brasil com a versão do Android cujo código-fonte não será disponibilizado, e a Info também o analisou (a exemplo da PC Magazine, ZTOP e Gizmodo Brasil – pela ordem de publicação – que tiveram seus reviews mencionados por aqui) – e a conclusão (reproduzida abaixo) me pareceu similar: hardware interessante e um produto com grande oportunidade de brilho dependendo de melhorias futuras (ou “potencial de refinamento futuro muito maior”, nas palavras da conclusão).

Torço pelo refinamento futuro próximo! Segue a conclusão da análise da Info:

Em suma, não há dúvida de que o Xoom é um forte concorrente para o iPad 2 – que dirá para a primeira versão do tablet da Apple. O sistema operacional precisa melhorar muito para se equiparar à experiência proporcionada pelo iOS, mas há aplicativos gratuitos e um potencial de refinamento futuro muito maior, graças ao seu caráter aberto. O hardware tem seus vícios – o Xoom é mais espesso e pesado que o iPad 2 – e suas virtudes: as câmeras e tela são inquestionavelmente melhores. Apesar de os donos de iPads adicionarem (mais) uma maçã mordida ao seu inventário de status quo eletroeletrônico, a Motorola está investindo fortemente no mercado brasileiro, o que garante promoções aqui e acolá.

Na chamada ela foi bem mais positiva: o título é “Xoom é a Ferrari dos Tablets”, e o subtítulo diz “Armado com Android 3.0 e configuração forte, tablet faz frente ao iPad 2″. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 9:11 am

    E agora com o Android 3.1 , continuam achando ele imaturo ? :P

    psicoppardo (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 9:27 am

    Cara eu sou suspeito pra falar de tablets. Não vou dizer que desta agua nunca beberei, mas eu acho um absurdo o preço cobrado pelos fabricantes para estes brinquedos.

    Hamilton Vera (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 10:53 am

    “com a versão do Android cujo código-fonte não será disponibilizado”

    “mas há aplicativos gratuitos e um potencial de refinamento futuro muito maior, graças ao seu caráter aberto”

    ????!!!

    anderson freitas (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 10:58 am

    Correção “Xoom é a RBR dos Tablets”

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 10:59 am

    Realmente, o preço é bem salgado. Recebi ontem o email da Saraiva vendendo o Xoom por… 2299.00 (modelo com 3G)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 12:06 pm

    “Xoom é a Ferrari dos Tablets”

    Pois é, igual a Ferrari da F1, que deveria ser grande apanha de meia dúzia de outras equipes…

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 12:42 pm

    Finalmente um review a favor, para variar. Ainda assim, não se pôde resistir à tentação de acrescentar «cujo código-fonte não será disponibilizado», certo?

    Eu aguardo o código das próximas versões, mas ATÉ QUE O CÓDIGO DO iOS SEJA DISPONIBILIZADO AO PÚBLICO, ASSIM COMO SEU PROJETO DE HARDWARE, vou ficar surdo a essa palhaçada. Já estou ficando cheio disso.

    O título da notícia também poderia ser um pouco mais parecido com o da notícia original (a exemplo das outras, com reviews menos generosos).

    De qualquer forma, a posição da Info se parece mais com as conclusões a que chego, baseadas em quem já comprou o aparelho.

    O legal seria instalar o meego numa maquininha destas… O meego ao que parece exige menos hardware que o android (na versão para tablets/smartphones). Então o máximo que pode ocorrer é incompatibilidade…

    O único tablet com meego que conheço só é vendido na Alemanha e redondezas…

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 12:48 pm

    @Paulo:

    Na F1, a regra é que os concorrentes devem usar veículos equivalentes. Não é a mesma coisa no mercado de tablets. :)

    O principal concorrente botou na rua uma BMW: bonitinha e até com um bom desempenho nas curvas.

    Do outro lado, uma Ferrari Turbo, motor Android.

    Eu não escolheria as mesmas palavras, Copérnico, mas nada contra você optar por se manter “surdo a essa palhaçada”, nem contra você pautar as suas expectativas em relação à disponibilidade de código de um sistema (que se diz) open source com base no comportamento de outro que se assume proprietário.

    Mas não tenha a expectativa de que as demais pessoas fiquem “surdas a essa palhaçada” só porque você prefere fazê-lo. Eu não chamaria de palhaçada, mas lamento bastante ver um grande desenvolvedor assumir essa postura de chamar seu próprio sistema de open source, ao mesmo tempo em que se recusa a disponibilizar o código fonte de uma versão que está em produção.

    Assim, no que me diz respeito, não acho que se trata de um caso de “não se pôde resistir” a mencionar a questão da indisponibilidade do código deste sistema descrito como open source: nem mesmo me passou pela cabeça a ideia de deixar de fazê-lo. Embora admirador do open source, de modo geral não tenho nada contra sistemas proprietários – mas tenho grandes reservas contra um sistema descrito como open source cujo autor anuncia que não disponibilizará o código.

    Quanto ao título do meu post, também me chamou a atenção a dicotomia entre o que a Info dizia nele, e o que ela fez constar no quadro-resumo e na conclusão. Não cometi o mesmo ato por aqui, mas reproduzi no post o título e subtítulo de lá para que o elogio, ainda que nessas condições, não deixasse de ser percebido.

    Cleverson (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 2:38 pm

    Em relação ao Google devemos nos perguntar qual é o plano maligno por trás de não disponibilizar o código-fonte de uma determinada versão para liberá-la posteriormente? A justificativa foi dada e, pelo menos por mim, aceita.

    De fato eles quebraram um compromisso, mas o bom senso vai mais longe do que muito conhecimento.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 3:07 pm

    @Copernico Vespucio, tipo fanboy android, o mundo inteirro esta errado, menos o seu =/

    eu vou comprar este mes meu primeiro android, uso mac no dia a dia, mas não entendo como as pessoas podem fechar seu mundo assim… onde o que uma empresa dita é regra. Poxa e se fosse o pessoal do kde, gnome, pidgin, ou qualquer outro q se dissese opensource mas falase “só libero o codigo quando o sistema estiver defasado” ou “jamais liberarei o codigo deste, mas dos outros sim!”? Nada contra, vou usar android do mesmo jeito, mas que isso é errado, sim é. O ios assim como o mac, creio eu, tem o kernel em gpl, se for tbm baseado no darwin tem… então é mais livre ou tão livre quanto seu android ;)

    e outra, não devia falar isso, mas ja falando… e se fosse a oracle que tivese feito isso com o mysql, ou o openoffice (quando ela mantinha) ou o java? o que voces droidboys diriam?

    reflitam amigos, se acalmem, e vejam que o mundo não é bicolor, nem verde ou branco, ele é colorido e tudo tem seu lado bom e mau, encarem e aceitem o que é ruim, e vivam o que é bom de cada cor.

    Dyego (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 3:22 pm

    Podem berrar, podem xingar , podem tentar esconder , assim como fizeram com o Android 2.x nos smartphones…

    O tempo dirá o quão ruim é o Android 3.x… e quando menos se esperar teremos a resposta a esta questão…

    Rodrigo (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 4:38 pm

    Quero ver se aparecer aqui no br-linux a noticia da briga da skyhook e a google, de como a google praticamente chantageou a samsung e a motorola para nao colocar um software de terceiro no celular, que argumento vao usar pra defender ela.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 5:02 pm

    @Rodrigo, encaminharei essa noticia pelas dicas do br-linux, tava endo agora ^^

    mas volto a frizar q o android é bom, não melhor q o ios, mas como ele é mais abrangente estara em meu aparelho em breve, um defy, de 1000, o custo beneficio do android é melhor….

    Cybereu (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 9:21 pm

    Apesar das tendencias serem iOS e Android estou atrás e do Megoo, ao meu ver é muito mais “linux”, com os encantos que me fez larga a Microsoft.

    Adasf (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 12:28 am

    Vai ver que tiraram esse nome do members.xoom. Alguém lembra?

Este post é antigo (2011-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.