Info compara iOS 4.2 e Android 2.3
Cauã Taborda publicou na Info uma interessante tabela comparando os recursos das versões mais recentes do iOS (sistema operacional dos iPhones (e iPads, e iPods Touch) e do Android.
O artigo complementa a tabela sintetizando e acrescentando algumas informações menos objetivas mas não menos interessantes. Trechinho do texto:
Você que chegou agora nesse mundo e os que já estão nele há várias versões, mesmo com seus defeitos Android e iOS estão muito a frente dos outros concorrentes (Symbian e BlackBerry). A briga entre os dois é cada vez mais acirrada. Quem ganha com a disputa são os usuários, que contam com mais opções e recursos interessantes para escolher. (via info.abril.com.br)
Nada de mais!
Augusto, fica aí registrado que vários aparelhos, não apenas celulares da Nokia, mas TVs da Samsung, etc, etc, vem com o recurso DNLA (pra reproduzir streaming via rede), que é sim um protocolo padrão e concorrente do AirPlay.
?
Android > iOS
Torço pelo Android, é a maior chance de popularização do Linux.
Desculpem minha ignorância, mas o Android não é “feito” em Java, ou depende de Java para funcionar ?? Se isso for verdade, isso é bom ? De que maneira ajudaria o Linux ?
Agora, se não for, agradeço qualquer esclarecimento. Por favor, não escrevi essa mensagem para criar polêmica, realmente tenho dúvidas a esse respeito.
Android não é feito em Java (nenhum em S.O. em sã consciencia seria), ele é baseado em Linux e roda uma máquina virtual que executa uma espécie de bytecode chamada Dalvik, a linguagem usada pra desenvolver os aplicativos e gerar esse “bytecode” pode ser Java.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalvik_virtual_machine
@Roberto, O Android é baseado em Linux e ele usa uma máquina virtual própria para rodar as aplicações.
As aplicações são codificadas em Java, depois de passar pelo compilador Java, elas são compiladas em Dalvik (*.dex), para rodar na Dalvik VM, que é um máquina virtual otimizada para aplicações com pouca memória disponível.
Nada lhe impede criar um compilador que cria executáveis Dalvik para qualquer linguagem. Já vi algum tentando por ai.
Fonte: http://developer.android.com/guide/basics/what-is-android.html
Eu deixei de assinar/ler a INFO e várias outras revistas/sites exatamente por causa desse tipo de artigo. Isso vs Aquilo… mas nunca chegam à uma conclusão. Sempre deixam para o leitor fazer suas próprias conclusões.
Eu até acho interessante a comparação. Mas eu queria ler a opinião da revista. A minha eu já tenho.
Para mim, o Android foi o SO que mais evoluiu e o maior concorrente direto do iOS da Apple. Mas se tivesse que comprar um smartphone, eu compraria um com iOS pela facilidade de uso, quantidade de apps disponíveis, e padronização da interface/hardware.
Eu tenho um iPhone e um HTC com o Android. O Android tem recursos interessantes que, por padrão, não veem com o iOS. Mas usar o iOS é muito mais intuitivo que o Android. Minha esposa tem um iPhone também. Deixei ela com o HTC por uma semana… ele quase enlouqueceu. E o aparelho é ótimo, o problema era exatamente a interface poluída do Android.
Sei que vou ser bastante criticado, mas essa é minha opinião pessoal. Eu já provei os dois lados. Gosto bastante do Android, mas não abro mão do meu iPhone.
Eu também deixei de comprar a Info a bastante tempo por causa disso. A revista sempre trazia artigos vagos que não chegavam a nenhuma conclusão, prefiro ler críticas sobre o assunto na internet e tirar a minha própria.
Outra coisa da Info eram as pontuações nos comparativos de produtos. Muitas vezes o ganhador, por “coincidência” era de uma empresa que duas páginas pra frente tinha um anúncio enorme.
Quando não era na página seguinte.
Pagou levou básico
Depois que mudaram o nome de Infoexame pra Info a revista morreu
o saudade da boa micro sistemas….
Nossa, bem lembrado da Microsistemas. Ótima revista pra desenvolvedores, ótimos artigos e códigos. Quem não se lembra dos joguinhos e programas que viam prontos pra codificar, muita gente aprendeu programação por ela.
Infelizmente não conseguiu se manter.
A Microsistemas hoje sería Microssistemas.
Mucho loco.
@Philippe, nunca foi Microsistemas. Tenho certeza que os dois comentaristas anteriores erraram o nome. Se fosse Micro-sistemas, talvez fosse certo dizer Microssistemas. Como é português, se fosse um “s” sózinho, ficaria com som de “z”. Mas vamos deixar de lado isso. Dê uma olhada no logo dela:
Micro Sistemas
Acho que o link acima não ficou legal. De qq forma ei-lo aqui:
http://www.mci.org.br/historia/ms/ms_1g.jpg