INDA: Portal Brasileiro de Dados Abertos
Enviado por coordenação do Portal SPB (adminΘsoftwarepublico·gov·br):
A INDA é um conjunto de padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle para atender às condições de troca de dados entre os diferentes poderes e esferas de governo com a sociedade em geral. Os dados são abertos quando podem ser utilizados livremente, reutilizados na construção de aplicativos de forma automática e redistribuídos por qualquer cidadão. A disponibilização desses está prevista na Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527, de novembro de 2011).
Na versão beta do sítio encontram-se 20 conjuntos de dados disponíveis para acesso. Também estão disponibilizados aplicativos de como as informações do setor público podem ser divulgadas de maneira aberta. Um exemplo está nas séries históricas relativas a ações governamentais elaboradas a partir da publicação do Balanço de Governo 2003-2010. ” [referência: planejamento.gov.br]
“Sítio” é doze! Então arraste o “camundongo” e clique no “vínculo” do “sítio”… Há coisas que não se traduzem, o correto então seria aportuguezar.
Cultivam dados nesse “sítio”, hehe.
Olhem que interessante: visitei o site e a seção “Para onde foi o meu dinheiro?” me chamou a atenção. Escolhi ver com o governo federal estruturou o orçamento em 2010.
http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br/node/1
920 bilhões de reais gastos em “Diversos”. Nenhuma explicação a mais. Apenas… Diversos.
???
De acordo com isto:
https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:taFsPqnho7MJ:www.fazenda.sp.gov.br/operacoes_credito/Item_II-4A_2010.pdf+servi%C3%A7o+da+d%C3%ADvida+2010&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShmDf0UCo4n7hANzRE2IzstHBmbIa3lnDRKuMVvp9MEicywNnDTVYkJx0JqgK4bXXw2-CBD4-bMqzHA3oTH_ameM-hDqz7iY5IDQN5dZghCAa-cjHs9Em7svCrA2Gwuo3r6Q3I0&sig=AHIEtbTWwN_ry_wlWAQKuydlqKcPGXnTvg
Serviço da dívida pública.
Minto. Desculpem.
Os dados reais estão em dois arquivos:http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estatistica/est_divida.asp
Execução da Dívida Mobiliária e Contratual
Interna – Série histórica
Externa – Série histórica
Dá um total de ≃ 630 bi. Falta achar os outros 290
Bom, já é um começo e um passo importante do governo no sentido de transparência. Que continue assim evolua mais.
Fica aqui minha indignação pois, porque não foi feito por profissionais do BRASIL este sistema????
Não? Pelo que vi no Github deles parecem falar português. Seriam europeus?
@Michel Wilhelm, O único link que tem para um site estrangeiro é de uma organização sem fins lucrativos que incentiva a abertura de dados por parte dos governos e disponibiliza textos de licenças adequadas pra isso (bem parecido com a Creative Commons nesse aspecto).
O sistema não foi desenvolvido por essa organização. Claramente foi tudo desenvolvido por brasileiros, pode ver o repositório deles, como o cochise disse (apesar de que não achei nada no github, só um repositório próprio no servidor deles mesmo).
@HeDC,
não entendi o problema com o “sítio”. Sítio não é “doze” (12), talvez possa ser “dose” (de pinga) pra você. E mouse não seria “camundongo”, e sim “rato”, como o é em Portugal. Dizer que “site” e vários outros termos informáticos não se traduzem é, no mínimo, demonstração de preguiça. Se é pra ser assim, deveríamos todos usar SO e aplicativos em en_US ao invés do pt_BR e nosso teclado deveria ser o americano sem acentuação (ou, como você deve preferir, “without deadkeys”). Muito mais prático, pouparia trabalho de tradutores que poderiam se dedicar a coisas mais úteis, não é mesmo? A propósito, “aportuguesar” é com “s”. Estudar um pouco da língua vernácula não faria mal nenhum e ajudaria no seu currículo profissional.