Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Imagem ISO do Ubuntu 12.04 não mais caberá em CDs

A meta permanente de fazer com que a imagem ISO default de instalação do sistema coubesse em um CD-ROM justificou várias exclusões e alterações de softwares do Ubuntu nos anos recentes, mas agora esta imagem vai ser um pouquinho mais espaçosa: 750MB, exigindo mídias físicas como pen drives e DVDs, e não mais o CD-ROM nosso de cada dia.

As novas imagens default também serão 64-bit multiarch, mas mantendo a opção de download alternativo de uma imagem compilada especificamente para 32 bits.

A notícia do The H tem mais detalhes sobre ambas as decisões acima, tomadas no recente Ubuntu Developer Summit, bem como as questões em aberto sobre aplicativos default: Banshee ser substituído pelo Rhythmbox (recentemente a substituição oposta ocorreu), inclusão de componentes do GNOME 3.4, melhorias de usabilidade na Central de Programas e mais. (via h-online.com – “Ubuntu 12.04 to outgrow CD-ROMs – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:43 pm

    E até segunda ordem livres do ”mono”

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:45 pm

    Grandes gravadoras devem matar o formato CD até o fim de 2012

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/musica/15042-grandes-gravadoras-devem-matar-o-formato-cd-ate-o-fim-de-2012.htm#ixzz1d2ZYx2HG

    Quebrar paradigmas, gosto disso.

    Quem disse que têm que haver CD de instalação????

    Mas eu ainda deixaria ISOs de CD que carreguem instaladores (ou o desktop) a partir da rede.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:05 pm

    Por que não limitar em 1GB já?

    Amarok (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:13 pm

    Já não era sem tempo. Agora já podem colocar todos os pacotes de internacionalização e, quem sabe, os codecs restritos na imagem iso, para que o usuário não tenha que fazer isso pela internet logo depois de instalar o sistema no hd.

    Podiam também colocar o KDE e o LXDE na imagem iso e permitir a sua escolha durante a instalação, como acontece em várias outras distribuições. Por que não ?

    landeel (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:22 pm

    O 64-bit já é padrão aqui em casa desde 2006.
    Agora, não sei se vale a pena descartar o CD por apenas mais 50 MB. Por que não fazem logo 1 GB, ou 4 GB (1 DVD)???

    Luis Knob (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:23 pm

    @Amarok é 50MB a mais não 1GB.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:26 pm

    Qual é a diferença de usar CD ou não?

    Há muito tempo uso pendrives e DVDs, o custo dos DVDs já é pequeno e não faz nenhuma diferença.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:36 pm

    Ok, mas agora aproveita o espaço né? haha

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:43 pm

    O Mandriva 2011 aboliu o CD e absolutamente ninguém reclamou. Alguém aqui ainda compra CDs????

    Posso estar enganado, mas o Ubuntu 11.10 que baixei recentemente via torrent tinha 730M e não cabia num CD comum. Então acho que 700M já não o é.

    Ultimamente tem sido mais fácil baixar o iso e transferi-lo para pendrive e depois instalar, é mais rápido e prático. Com isso em mente, eles apenas tem de garantir um iso de no máximo 2GB que é o mais comum que temos.

    Cada vez menos usamos dvds.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 5:46 pm

    Eu compro cds de música primeiro pela qualidade do áudio segundo porque hoje em dia é muito barato e alugo dvds também pela qualidade e guardo minhas centenas de gigabytes em dvds,muito mais prático eu acho.

    Silvio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:02 pm

    Qualidade do DVD? A alta definição acabou com a qualidade do DVD, imagem ruim, borrada, uma droga.

    João Vitor de L. Gonzaga (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:03 pm

    Se eles colocarem também outras areas de trabalho fica legal, LXDE etc. Poderia vim novamente com o GIMP além de o VLC como padrão em vez do Totem e do Bashee que eles querem trocar novamente pelo outro lá o box.

    André (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:11 pm

    Realmente, acredito que é um enorme desperdício gravar em DVD uma imagem que é só 50MB maior do que um CD comum. Além disso, pode parecer anacrônico dizer algo assim nos dias atuais, mas ainda hoje existem pessoas que simplesmente não tem um drive leitor ou gravador de DVD.

    Reza a lenda que existem cds de 750MB e de 800MB, mas eles são bem difíceis de se encontrar.

    landeel (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:50 pm

    @hamacker : Durante as fases alfa e beta, a imagem pode sair com tamanho maior que a meta (700 MB atualmente). Isto é corrigido na versão final.

    DanBroken (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 7:33 pm

    Desde as versões 9.xx que não queimo uma mídia para instalá-lo. Estou usando sempre um pendrive para instalar o ubuntu.

    Allan (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 8:02 pm

    Para quem pode é uma ótima noticia, eu sempre achei mais interessante o formato em dvd.

    Porém, devemos lembrar que muitas localidades e paises os cidadãos não tem condições reais para comprar um pendrive e um dvd (ok, sao baratos mas devemos pensar que nem todos dispoem de recursos como a gente), sem contar que em muitos lugares a internet é precaria… imagina baixar um dvd por uma internet hyper lenta?

    Questões a serem pensadas….

    Abs

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 8:22 pm

    Gostei do padrão ser 64 bits multi-arch, finalmente a galera tá pensando pra frente

    pimentel (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 8:39 pm

    Allan, com uma internet lenta até os CDs são difíceis de baixar e mesmo assim o povo baixa via torrent ou baixa da Lan House ou ainda pede pra um amigo abençoado com uma farta banda pra baixar e a mídia DVD costuma ter apenas 10 centavos de diferença em relação à mídia CD em grandes lojas de varejo como Extra e Americanas.

    Amarok, jamais o Ubuntu poderá incluir os codecs restritos na imagem iso, justamente porque são restritos como já bem diz o nome.
    Distros comunitárias podem até incluir sem maiores consequências, mas uma distribuição como o Ubuntu no máximo pode mostrar o caminho das pedras para o usuário baixar o que precisa, se incluir na imagem iso corre o sério de levar uma grande multa resultado de um processo.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 9:56 pm

    O Ubuntu deveria ter uma iso especial com os codecs restritos, que seriam hospedados apenas em países sem frescuras de patente de Software.

    Carlos (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:21 pm

    Só falam das sacolinhas de papel, das garrafas pets, mas já perceberam o quanto tem de CDs e DVDs nos resíduos sólidos? Descarte o CD/DVD, virtualize o máximo que puder, eis uma pequena pequena contribuição pra evitar a produção de biomassa desnecessária no Planeta…

    Carlos (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:22 pm

    Perdão, sacolinhas de plástico…

    Tails Miles (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:30 pm

    qual a diferença de 1GB ou 4.7 GB, a verdade é que não se tem como fornecer um sistema completo ou pelo menos com as ferramentas básicas em uma imagem de 700MB. isso deve ter ocorrido no empacotamento da nova versão conceito da equipe do ubuntu. Viram que realmente não caberá mais em 700MB. Viva a expansão! hehehe

    “…uma distribuição como o Ubuntu no máximo pode mostrar o caminho das pedras para o usuário baixar o que precisa, se incluir na imagem iso corre o sério de levar uma grande multa resultado de um processo.”

    Não, esses pacotes não são proibidos de serem distribuídos

    Amarok (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:27 pm

    Quem tem dificuldades para baixar uma imagem iso de um DVD terá muito mais dificuldades para baixar pacotes pela internet com o ubuntu instalado.

    Por que ?! Porque muito usuário novato têm dificuldades para configurar sua “internet” no linux, por necessidade de passos adicionais em relação á configuração no windows, por falta de instruções mastigadas (como ocorre no windows) e mesmo porque os “técnicos” que normalmente deixam pronta a configuração do acesso à internet no windows geralmente não sabem fazer o mesmo no linux para o usuário.

    Ou seja, baixar uma imagem iso um pouco maior mas que contenha pacotes extras que precisaria baixar depois pela internet no linux é mais fácil para um usuário novato.

    E quem não é novato e nem tem problemas com sua conexão com a internet, pode baixar uma imagem bem menor do instalador via rede. Estou cansado de fazer isso. Em vez de baixar mais de 600 MB, baixa-se uma imagem iso de 30 a 50 MB.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:37 pm

    @Amarok e @all

    O Super OS, sim, é este Ubuntu com extras.
    http://hacktolive.org/blog/

    anderson freitas (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:40 pm

    Nada que uma boa midia de dvd-rw não consiga resolver essa parada!!

    bruno oliveira (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 12:01 am

    O br-linux tem que noticiar que depois de anos o ubuntu foi ultrapassado pelo linux mint no site distrowatch. minha opinião? usar uma interface que é um plugin de um software (unity 3d) criou uma crise de identidade que afastou usuários na versâo 11.04.

    rogerio (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 9:41 am

    @Amarok
    Quais as dificuldades de configuração de internet você se refere? Em todo lugar que fui instalar o Ubuntu ele configurou a internet sozinho, 3g, cabo, ppoe, só não tentei net discada, mas não deve ser muito diferente disso.

    Illidan (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 10:37 am

    @Carlos, já faz tempo que eu coloco meus cds e dvds que não utilizo mais no lixo reciclável. Atualmente eu coloco todas minhas iso em um case da Zalman que emula um drive usb; é otimo independente de SO é reconhecido e boota normalmente em qualquer bios, até algumas antigas.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 12:10 pm

    Mas… quem ainda usa CDs?
    Um pendrive, ou um microSD com aqueles chaveiros mSD>USB são melhores que isso…
    Como disseram, estourem os limites de vez… 1, 2GB… não uso mais CDs mesmo á 2 anos… DVD então, faz 6 meses que não rodo nenhum em PC ou note…

    @landeel,

    Eu baixei minha versão em forma de torrent diretamente do link da canonical após o lançamento, e a iso do Ubuntu 64bits tem 730M onde era impossivel gravar num CD. Será que fui o único ?

    HeDC (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 12:54 pm

    Aqui em Sampa, região da r. Sta. Ifigênia:
    MicroLeitor MicroSD e M2: R$5 à 12.
    Cartão MicroSD 1GB: acha-se por menos de R$20, aprox. 20 se de 2GB.
    Pendrive 1GB: R$ 15 e 2GB R$ 20, pode-se achar por menos.
    Talvez aumente preço pelos problemas de enchentes na Tailândia que afetou a produção de HDs (aprox. 35% do total mundial vem de lá), e acaba empurrando os preços de SSDs p/ cima, por isso a indagação aos pendrives.
    Compensa economizar e investir em umas mídias assim para quem ganha pouco e tem acesso aos preços baixos, claro!

Este post é antigo (2011-11-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.