IM: Projeto Telepathy chegando ao KDE4
Enviado por Ricardo Jorge B. Guimarães (rjbgboΘgmail·com):
“O Telepathy é o projeto que proporcionou o software de mensagem Empathy, que se tornou o padrão do Ubuntu e de outras distribuições Linux, que usam como ambiente gráfico padrão o Gnome – a possibilidade de comunicação de áudio e vídeo a redes XMPP (Gtalk e Jabber), MSN, entre outras. Nas minhas pesquisas pela internet, achei uma referência de que tal projeto já começa a ser projetado para ser implatado no software padrão de mensagem eletrônica padrão do KDE, o Kopete. Me aprofundando mais nas pesquisas, achei o site do projeto – KDE-Telepathy project. Essa é uma exclente notícia para os usuários do Linux, que tem uma preferência pelo uso do ambiente KDE. Estava faltando algo assim, e essa promessa chega em muito boa hora, já que chegou a hora de mudanças no projeto Gnome, outro dos ambientes gráficos mais usados no Linux; fora a implantação do Unity, pelo Ubuntu. Tomará que em breve possamos contar com essas novas funcionalidades, também no KDE.” [referência: pprjbgbo.wordpress.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-04-05
A notícia está estranha.
Telepathy é o framework da freedesktop[1], o empathy é uma implementação dele.
Cuidado pra não tornar tudo uma invenção da Canonical, quando não é o caso.
[1] http://telepathy.freedesktop.org/
Se eles conseguissem colocar os principais sistemas de mensagens sob o mesmo framework iria ser mto bom, pq aí iriamos ter esforços concentrados em uma única solução :)
ok, eu nunca gostei muito do Empathy, alguem poderia me descrever quais as vantagens dele perante o pidgin ou kopete? Até gosto da ideia de ter todos meus ims, num unico programa, mas o pidgin e o kopete são muito espartanos pro meu gosto. Então tenho um programa pra tudo, pra gtalk, msn, skype e agora deixo sempre o facebook aberto. O Empathy aceita emoticons, webcan, e outras frescuras? Até hoje o unico multiprotocolo que me interessou foi o adium, pena que a plataforma dele nao me interessa.
O Kopete deve até desaparecer em pouco tempo.
Acho que vão implantar algo mais integrado, talvez até a própria implementação KDE do Telepathy que substitua.
Vi o Aaron Seigo falando a respeito, agora não encontro.
Eu uso o kopete hoje em dia, mas tem muito tempo que não vejo uma atualização no código do mesmo. E projeto sem ser atualizado é projeto morto
Cara com o empathy/telepathy vc tem um programa/biblioteca únicos para trabalhar com diversos protocolos de mensagens instantaneas e ainda acesso ao facebook. Os desenvolvedores agradecem!