Iceweasel 5.0 no Debian Squeeze
Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):
“Após o lançamento do Firefox 5 é bom também mantermos atualizado o seu fork no Debian Squeeze. Esse artigo do Debian Maníaco descreve um passo-a-passo de como atualizar o Iceweasel a partir dos repositórios backports de maneira fácil e segura.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-06-29
“Após o lançamento do Firefox 5 é bom também mantermos atualizado o seu fork no Debian Squeeze.”
Qual o problema em manter o Iceweasel 3.5 padrão no Debian Squeeze? Não virá mais atualizações de segurança e correções de bugs pra ele?
Minha dúvida é séria.
@Danilo Sabiano
Sim parece que é isso, vi uma notícia aqui no br-linux estas semanas atrás.. que darão suporte apenas do 3.6 em diante.. tbm usava o 3.5 e prefiro. Pode ser impressão? Pode ser, admito todas possibilidades.. mas parece que o iceweasel 3.5 do Debian Squeeze tava perfeito pra mim. Já o 4 e 5 dão umas travadas de vez enquando.. e sei lá.. coisas q num tem sentido se é pra se melhorar um sistema.
Respondendo sua pergunta, problema nenhum.. pelo menos por enquanto.. e se bobiar eu volto pro 3.5 tbm. Falou!
#Ops errei.. é “Danilo Saviano”.
Perdão.. corrigindo.. a Google.. a Google não dará suporte ao firefox/iceweasel 3.5..
As vezes penso e num escrevo o que to pensando. Agora sim.
A grande pergunta é por qual motivo o raio desse fork maluco criado só devido a ego e picuinhas continua existindo.
No meu Ubuntu, graças ao bom Deus, nada de IceWeasel por padrão. Menos trabalho pra mim (desinstalar, instalar o FF legítimo, etc).
@Copernico Vespucio,
Não vejo também forte motivo para não haver o Mozilla Firefox também nos repositórios como aletrnativa, mas na época era apenas devido à licença MPL que não permitia com que os mantenedores do código do Firefox no Debian alterassem e adicionassem correções de segurança e relançar como Firefox no Debian, ou algo similar.
No geral, sempre pego direto do site da Mozilla, extraio, copio a pasta para um local e crio os links simbólicos no desktop e menu. Desse modo ele atualiza sozinho e sempre, sem aguardar versão de repositório.
Não sei o caso do Debian, mas as distros 100% livres não usam o nome “Firefox” porque mudam algumas coisas do navegador.
Como as extensões recomendadas, privacidade…
A Mozilla recomenda extensões não-livres e por isso eles são obrigados a trocar o nome.
O Debian pode ser algo parecido ou eles preferem olhar e mexer no código mesmo.
Ele não é 100% compatível com os plugins do firefox (a barra para debug de html / javascript, por exemplo, não funciona direito)
Perante a modificações, eu não lembro, mas um ponto para a Debian criar o Ice foi a patente do logo do FF.
kk vcs são demais
@Copernico Vespucio,
Não entendo se é uma pergunta ou se é uma tentativa de respondê-la. Se você não sabe o porquê, não deveria ter respondido, apenas perguntado! :-P
A questão da Mozilla com o Firefox é a seguinte. Os logos do Firefox não são livres. Por isso o Debian resolveu colocá-los no non-free. Havia a opção de colocar o firefox TODO no non-free, ou apenas os logos. O Debian optou por colocar apenas os logos. No entanto, a Mozilla não permite que se use a marca registrada “firefox” para versões modificadas do navegador. Como a separação entre o logo e o resto do navegador necessariamente envolve modificação, o Debian mudou o nome do navegador. Era uma obrigação legal imposta pela Mozilla.
Toda distro que distribui uma versão modificada do Firefox sem mudar a “marca” está violando a licença de uso da marca Firefox. O Debian, que tem um excelente controle de qualidade, não poderia deixar isso passar batido.
Na época do desentendimento, a Mozilla estava querendo permitir a utilização da marca “firefox” pelo Debian desde que todo release fosse submetido ao crivo da Mozilla. Como essa não é a forma de trabalho do Debian, a proposta foi recusada. Imagine só ter que pedir autorização para cada release de um pacote no Debian!! Se a moda pega… viraria um inferno.
No final das contas, foi a Mozilla que comunicou ao Debian que a maneira como estavam utilizando a macra “firefox” era inaceitável.
Referência: origens do problema [inglês]
Eu não acho tão ruim a restrição do logo.
Se uma equipe criar um Debian modificado vai chama-lo de Debian também? Sem nenhuma alteração no nome? “Debian Brasil”, “Debian Remix”…
Acho que não ficaria bom os “forks” com o mesmo nome, teria muita confusão.
O @Copernico Vespucio disse tudo quanto ao porquê do Iceweasel no Debian. Quanto às extensões, até o momento não encontrei nenhuma que não funcionasse perfeitamente no Iceweasel. Também não há nenhum problema de performance ou instabilidade do browser; está rodando perfeitamente. Podem crer que é o mesmíssimo Firefox só que com logo e nomes diferentes.