Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ice Cream Sandwich permite oficialmente sumir com apps inúteis da sua operadora ou fabricante

Via gizmodo.com.br:

Sabe aqueles apps inúteis que as fabricantes insistem em colocar nos celulares? Até mesmo as operadoras fazem isso! No Android, se você quiser remover esses apps, precisa fazer root. Isso acaba com o Ice Cream Sandwich: o Google confirmou que você pode desativar qualquer app, desde apps padrão – como o navegador ou cliente de e-mail – até os apps que merecem mesmo ser removidos.

Basta ir nas configurações de aplicativos e selecionar “Desativar”: isto remove o ícone do launcher e impede que o app seja carregado na memória. Você pode, é claro, reativar o app depois. E tem como a operadora bloquear essa função? Não, diz o Google ao This is my Next.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 1:48 pm

    Nem acredito. Só falta agora liberarem root direto.

    Até que enfim um movimento acertado.

    Bogo (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 1:59 pm

    Aleluia!!

    Bremm (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 3:09 pm

    Finalmente será possível remover coisas “úteis” como o Layar sem precisar root.

    Um dos maiores problemas de ter root e não ter conhecimento suficiente é lotar a memória interna através do “dalvik-cache” (que é usado para acelerar o início dos APKs).

    Spif (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 4:10 pm

    @Bremm,

    Pode elaborar?

    Volnei Batista (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 4:17 pm

    Desativar, é claro, já será muuuito bom. Entretanto, isso não é remover. O aplicativo continuará instalado e usando espaço inutilmente (o que é um problema para quem tem pouca memória no fone, como é o caso do meu Galaxy Ace).Ou estou entendendo errado??

    Porfírio (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 4:26 pm

    Se os principais motivos para fazer o root dos aparelhos forem transformados em features, ele passa a ser menos necessário. Baixar um exploit de terceiros, aos quais você nunca viu na vida, para rotear seu aparelho não é necessariamente uma boa idéia.

    Deixar um SUID de bobeira no seu sistema também não é a melhor coisa. Se não se tornar uma brecha de segurança propriamente dita, sempre há possibilidade de um usuário distraído (ou o filho do sobrinho da avó da sua vizinha, aquele pirralho lammerzinho metido a “ráquer”) pedir pra da uma “olhada”, apagar o que não devia e zoar o dispositivo.

    Melhor dar ao usuário os poderes que lhe pertencem (desinstalar qualquer coisa, por exemplo), desautorizar as operadoras a fazerem e venderem modificações capadas do sistema e prover uma funcionalidade de superusuário protegida por PIN para os casos em que tudo o mais falhar.

    spif (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 9:27 pm

    @porfírio,

    Mas o Google vai forçar a barra pra liberar as features?

    Porque ele segurou o compartilhamento por WiFi, a pedido das operadoras e vendedores. Será que dessa vez vai?

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/10/2011 às 12:13 pm

    Pelo que eu me lembro, a Google não “segurou” exatamente o Tethering (tether, não o Wifi propriamente dito): ela evitou distribuir, pra evitar retaliações judiciais, os aplicativos de tethering no mercado dela e apenas nos EUA.

    Na mesma época dessa confusão, baixei um tethering pro meu celular aqui no Brasil, pelo Google Android Market.

    O Tethering padrão fornecido pelo sistema é aquele autorizado pela operadora. Se ela quiser tirar a opção antes de vender o aparelho pra você, creio que ela “pode”. Mesmo que a Google não autorizasse a alteração no sistema para bloquear a feature, com o código estando disponível a operadora não precisa dela. Não tem como “forçar barra” nesse caso: a feature já está lá, a operadora é quem tira.

    Já em relação a feature de desinstalação, acho que se a operadora mudar isso outras coisas vão deixar de funcionar, daí o “não pode bloquear” oficial. Mas seu uma operadora investir tempo e dinheiro estudando o código do ICS, pode fazer qualquer coisa. É a “desvantagem” do mundo aberto: não dá pra controlar tudo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/10/2011 às 12:58 pm

    Ah, perdão pelo comentário seguido, mas me lembrei agora: com o Wifi-Direct, a operadora realmente não terá como bloquear o tethering sem mutilar o sistema: boa notícia!

Este post é antigo (2011-10-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.