Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ice Cream Sandwich não fará parte de sua ceia de Natal

Ou pelo menos é o que pensa o Gizmodo, embora os elementos nos quais se baseia a conclusão não pareçam inconsistentes.

Via gizmodo.com.br:

A não ser que você compre um Galaxy Nexus, claro. Além dele, tudo indica que a espera será semelhante ao que aconteceu com versões anteriores do Android: demora, tensão, discussão entre operadoras, fabricantes e Google. Por que achamos isso?

(…) Você deve se lembrar que em maio, durante o Google I/O, a equipe de Android fez questão de frisar que havia criado um novo plano de atualização para o ICS — as fabricantes teriam que criar aparelhos que no mínimo aceitassem atualizações por 18 meses. Mas, como notamos na época, o Google deu poucos detalhes sobre o caso: tudo indica que aquilo era uma estratégia criada recentemente, e que ainda não estava claro se o Google forçaria as fabricantes a atualizar os aparelhos em datas específicas, com ou sem skins etc.

Ontem, durante a apresentação oficial do Ice Cream Sandwich, nenhuma palavra sobre o tal plano. O que aconteceu hoje remete à qualquer outra atualização de Android: promessa de atualização do Nexus S em breve e informações vagas sobre atualização para o Nexus original. Da parte das fabricantes, informações não muito empolgantes: (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 9:46 am

    Difícil acreditar que as fabricantes aceitariam isso, ao menos no Brasil onde os consumidores são do tipo boiada, e não se manifestam por nada.

    Ainda mais se considerando que a garantia, e só em caso de defeitos, por lei é de um ano.

    Por isso, ainda o que mais espero do ICS é que liberem o código pra, depois de passado o um ano do aparelho (e a garantia tiver espirado), eu poder tacar os cyanogens da vida.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 10:05 am

    Eu até daria ao raciocínio acima alguns minutos de reflexão, caso ele não tivesse vindo dos trolladores descerebrados da gizmodo.

    Rubens Malheiro (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 10:21 am

    Acompanho demais o linux.trix mais dar crédito a uma matéria do GIZMODO ???

    Desde que vejo o crescimento da plataforma ANDROID, só vejo noticia desconstrutiva sobre o mesmo, no site de referencia. E ao contrario do que acontece de um produto que nem lançado direito ainda foi o WINDOWSPHONE que é só elogios. Uma pena mesmo.
    Mais agora sobre a noticia em sim. Penso eu que cada atualização que sai não é garantia de que um ou outro aparelho deve recebe-la a não ser que vc compre uma parelho com este suporte como o caso da linha NEXUS, não temos por que chorar não compramos IPHONE e sim galaxysss ou droids da vida e eles funcionam assim. Parabéns ao google a incentivar o desenvolvimento de algo que nunca esperaríamos um sucesso de um sistema operacional não bancado pela APPLE ou MICROSOFT.

    Você tem alguma referência discordando, apresentando motivos pelos quais ela acredita que o Ice Cream Sandwich provavelmente será oferecido como upgrade para aparelhos hoje existentes ainda antes do Natal?

    Será interessante publicá-la também, e até compará-las, mas quanto aos argumentos. Opinião sobre cada fonte, ou sobre ser ou não obrigação dos fabricantes oferecer upgrades, eu também tenho – mas isso não me impede de ler o que se escreve em cada veículo e ver no que se baseiam as afirmações.

    Rubens Malheiro (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 10:44 am

    Ok. Augusto entendi. Você novamente esta certo :).
    Principalmente sobre o fato do ultimo paragrafo.
    Realmente escrevi um pouco no impulso e esqueci que a matéria é sobre se algum dispositivo atual deverá receber ou não atualização, e nesse ponto a matéria realmente esta correta. Valeu mesmo :)
    Mais como eu disse é uma noticia irrelevante já que aparelhos comprados atualmente que não seja a linha NEXUS não deverão ter esta atualização de maneira tão fácil e nem por isso terão seus funcionamentos comprometidos.
    Minha mãe até hj tem o 2.1 no dela e adora :)

    Valeu Augusto.

    landeel (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 10:49 am

    Sejam realistas. Para os fabricantes não é vantagem nenhuma atualizar o S.O.
    Eles já fizeram a venda. Atualizações causam problemas. Não vai rolar.
    Aparelho novo = S.O. novo. Aparelho velho = S.O. velho.

    Spif (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 11:32 am

    @Rubens Malheiro tem um ponto interessante no comentário dele:
    “Penso eu que cada atualização que sai não é garantia de que um ou outro aparelho deve recebe-la a não ser que vc compre uma parelho com este suporte como o caso da linha NEXUS, não temos por que chorar não compramos IPHONE e sim galaxysss ou droids da vida e eles funcionam assim.”

    Eu fico sempre impressionado com o monte de bobagens que os google fanboys engolem e ficam felizes.

    O Cyanogem MOD comprova que é possível atualizar os aparelhos, e conseguir uma qualidade MAIOR do que a das ROMS de fábrica. Eu diria que isso sepulta o argumento das operadoras.

    É evidente, pelo menos pra mim, que isto é uma tática de venda.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 11:45 am

    Atualizar?

    Instala o cyanogenmod 7.1 no defy, o aparelho fica outro e nem precisa de overclock.

    Não vale á pena atualizar, pois só assim que o usuário compra outro aparelho.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 11:51 am

    @landeel,
    O pensamento “Aparelho novo == SO novo, Aparelho velho == SO velho” é para ser aplicado a modelos de vendas pré-Apple.

    Se Google e fabricantes associados querem ganhar da Apple em concorrência, a atualização deveria ser mais do que transparente, e obrigatório se o aparelho ainda suporta as novas versões.
    O concorrente direto é a Apple para esse tipo de mercado, nesse caso, o que as fabricantes devem fazer ŕ sair do comodismo do pós-venda, setor onde devem se atualizar também.

    A guerra dos Smartphones e Tablets só está começando, no entanto.

    Alex (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 12:06 pm

    Eu havia comentado em outro texto aqui do BR-Linux sobre a politica de atualizações IOS x Android. Tecnicamente não há tanta dificuldade assim de lançar uma atualização. Tenho que concodar com os que disseram que isso é estratégica de vendas.

    Eu tenho um Atrix, e prometeram a atualização do Froyo para o GB no final de dezembro. Embora agora já tenhamos ICS, recém agora a Motorola se coçou para lançar aqui no BR a atualização ainda para o GB. Na Motorola USA já tem faz algum tempo.

    Agora pergunto: qual a diferença da atualização USA e BR? Porque aqui vamos receber atualizações 6 meses depois? Não há, aparentemente, motivo técnico algum.

    Por isso que o meu Defy tem GB-CM7 instalado… do mesmo modo que as empresas obram e andam pra mim (consumidor), eu obro e ando para as atualizações deles.

    ps. Não vejo a hora que saia o ICS-CM9 para meu Defy!

    ps2. Realmente, ta difícil de eu querer trocar esse cel. Minha mina ja me ofereceu pra ela ficar com esse e eu comprar outro, mas não quero. Prefiro comprar um novo pra ela e manter meu Defy “duro na queda” comigo!

    Spif (usuário não registrado) em 20/10/2011 às 3:12 pm

    @EthraZa, acho justo o seu uso da tecnologia. Todos os fabricantes deveriam estimular habitos de consumo assim.

    As companhia ainda não largaram os modelos de produção de dumbphones, por isso os produtos não tem o máximo de qualidade que poderiam ter.

    Xinuo (usuário não registrado) em 21/10/2011 às 12:00 pm

    Pelo que eu conheço de usuários, ditos “comuns”, a maioria não atualiza nada, seja por não saber atualizar, seja por medo da atualização dar errado e eles ficarem com o equipamento indisponível, por isso fica mais fácil as empresas não se esforçarem para atualizar o software, pois é custoso e a maioria das pessoas não atualiza. Certamente é mais custoso ainda se os equipamentos não tiveram boa vendagem.

    Já os nerds/geeks e afins, geralmente sabem sobre atualizações e querem sempre um equipamento atualizado. Mas creio que a pessoa deva priorizar o que deseja com a atualização. Minha ânsia em atualizar é, primeiramente, para melhorar a segurança e diminuir o número de bugs. Em segundo lugar: melhorar a performance, e em terceiro: obter novas funcionalidades.

    Assim, para mim, não é prioridade estar com um software que esteja em sua última versão, simplesmente por estar na última versão. Assim se eu tivesse um Android versão 2, gostaria apenas que estivesse com a versão última da série, que entendo ser a que está mais estável e com menos bugs, não creio que cobrar que a empresa atualize para Android 4, seja uma prioriadade e uma responsabilidade dela.

    Um geek certamente saberá atualizar independente da vontade da empresa e de repente oferecer esse serviço para não-geeks.

    Claro que é vantagem para o consumidor se a empresa fizer upgrades, além de updates, se a empresa sinaliza que fará e realmente cumprir, devemos saber valorizar isto. E aconselho inclusive que os consumidores descontentes com as políticas de (não) atualização dos equipamentos que compraram deveriam reclamar na ouvidoria das respectivas marcas para frisar o motivo do descontentamento, inclusive citando concorrentes que fazem as tais atualizações.

    Como adquiri recentemente um tablet da Asus, acompanho com mais atenção os anúncios da marca, e, contrariando a opinião do editor do Gizmodo (que postou o presente assunto), juntamente com o anúncio da nova versão do seu Eee Tab, a Asus anunciou que fará atualização para Android 4 dos clientes da versão anterior e isso, antes do final do ano. Fonte? Outro post do Gizmodo:

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/chefe-da-asus-demonstra-sucessor-ultrafino-do-tablet-eeepad-transformer/

    Segundo o chefão da Asus, o Android 4.0 talvez chegue aos tablets antes de estarmos no fim do ano, mas este “talvez” presente no discurso do chefão me parece importante. Eu vi a transcrição (faz parte de um post que sairá na tarde de hoje), e o que ele disse passou longe de confirmar ou anunciar que fará a atualização antes do fim do ano – apenas mencionou que existe possibilidade.

    Aliás, nem o texto do Gizmodo mencionado afirma que uma confirmação foi anunciada – a frase deles é “eles podem receber uma atualização para o Ice Cream Sandwich, o Android 4.0, até o final do ano” – e a ausência de compromisso do “talvez” virou a ausência de compromisso do “podem”.

    Hoje à tarde publicarei mais detalhes. Tomara que o “talvez” do CEO se confirme, e saiam upgrades para aparelhos ainda antes do Natal, desmentindo a previsão publicada ontem – quem investiu em tablets com Android merece essa atenção.

    Xinuo (usuário não registrado) em 21/10/2011 às 1:29 pm

    Talvez a nossa diferença de opinião se assemelhe a diferença de opinião entre as pessoas que veem um copo com água pela metade: está meio cheio ou meio vazio?

    É certo que o “podem receber” não quer dizer “devem receber”, entretanto o “talvez até antes disso” (que vc não colou da continuação da frase que o Gizmodo escreveu) é bem mais promissor, quase que dá a certeza no “até o fim do ano”, pois a segunda afirmação reforça a primeira, isso para mim é um compromisso.

    Se eu dissesse a alguém que posso entregar um relatório até o fim deste mês e complemente dizendo: que talvez até ao fim dessa semana. O que achará a pessoa que ouviu? Para mim vai achar que é um compromisso para o fim do mês, com expectativa de adiantar em uma semana.

    Não vi a transcrição do que ele falou, apenas o que o Gizmodo relatou, para mim têm 3 situações: PODE receber até o fim do ano, TALVEZ receba antes disso e, claro, uma hipótese não citada APÓS o fim do ano.

    Eu vejo o copo, no mínimo, 2/3 cheio :)

    Espero que após vc publicar mais detalhes eu continue a ver o copo assim. Mas fico tranquilo, pois no máximo minha expectativa “cairá” para “meio cheio”.

    É, apesar de ele não ter aproveitado a oportunidade para confirmar alguma data ou período, eu também torço pro “talvez” se concretizar e a atualização ocorrer cedo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/10/2011 às 6:15 pm

    Se a ASUS portar rapidamente o ICS para o Transformer, é vantagem pra ela e o CEO deu claramente a entender que reconhece isso. Se a empresa sair na frente dos outros tablets, vai haver uma corrida desenfreada no fim do ano para seus aparelhos nas lojas. Mesmo porque, na minha opinião e não só minha, ela tem os melhores tablets da atualidade.

    Me parece que o “talvez” seja uma posição bastante lógica que eu traduzo em um pensamento provável de “será que vamos conseguir?”. Eu também não sou besta de me comprometer com um prazo e um cronograma antes de analisar com cuidado a natureza e o tamanho da tarefa a ser feita.

    Minha leitura da coisa é: “A princípio não vemos dificuldades maiores para atualizar os aparelhos, mas por via das dúvidas não vamos nos queimar no momento anunciando datas que não poderemos cumprir”.

    É, tomara que o “talvez” signifique mesmo um monte de coisas boas que ele preferiu não expor. Em algumas semanas teremos certeza do que o “talvez” significará concretamente.

    Porfírio (usuário não registrado) em 24/10/2011 às 11:25 am

    Faço minhas as suas esperanças, @Augusto. Já decidi que meu primeiro tablet será um ASUS. E como o de quatro núcleos deve vir muito, muito caro pra cá… Estou pensando no modelo de dois núcleos mesmo.

    Mas o meu eu quero com sorvete!

Este post é antigo (2011-10-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.