Humanoid: a proposta da Canonical para dispositivos móveis
Enviado por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘcarlissongaldino·com·br):
Na ocasião, Mark Shuttleworth declarou sua insatisfação com o Android. “Não é um sistema amigável o bastante. O Google investiu muito, mas eles tentam fazer as coisas do jeito deles, não ouvem os outros. Dessa forma, terminaram incorrendo em decisões de projeto não muito felizes.”
Segundo Shuttleworth, o Android peca desde o início, nas tecnologias que adotou. “O Humanoid já está sendo desenvolvido em C++, utilizando como base o AGTK, uma simplificação que fizemos do GTK+ especialmente para isso. O C++ será utilizado como linguagem principal e utilizaremos um sistema de empacotamento baseado no deb”. A que aparece nas siglas dos subprojetos do Humanoid é uma referência ao Ayatana, projeto que engloba o Unity, a nova interface do Ubuntu. O Unity, a propósito, ganha uma versão modificada para se tornar o coração do Humanoid.
Eles prometem divulgar a API e liberar o Humanoid no dia 28 de abril, junto com o lançamento do Ubuntu 11.04. Já foi revelada a existência de contratos com alguns fabricantes (até o momento, já foram citadas a Motorola e a Palm) prometendo lançamento de produtos com o novo SO ainda em dezembro deste ano.
Não sei se justifica a criação de um novo SO agora que o Android está tão forte, mas pelo menos esse novo SO será também livre. De qualquer forma, depois da ruptura com o GNOME em função do Unity, essa nova decisão estratégica da Canonical já está causando polêmica.” [referência: carlissongaldino.com.br]
Humanoid: o Android para seres humanos!
Eu quero!
Hahahaha!!! Genial o texto.
I smell April Fool’s
Odeio 1 de abril =(
Há um problema sério quando uma piada de primeiro de abril soa plausível. Digo, soa natural para a Canonical reinventar a roda…
</flame>
Viram o logotipo do Humanoid lá no meu post? ;-)
Duas brincadeiras de 1. de abril envolvendo a Canonical já é falta de criatividade.
Mas são de autores diferentes, a criatividade de um não interfere na do outro.
kkkkkkkkkkk………..juro que quase acreditei……..essa foi ótima, pra falar a verdade, essa foi verosímil……..nota 10 !
Rapaz, e não é uma ótima idéia!
o pior é que é uma ótima idéia mesmo……..quem sabe um dia…humanoid no smartphone….
texto genial (2) so me toquei quando vi a data prevista de lancamento…
Seria mais realista se falasse que usava o Qt lighthouse, visto que o Mark sempre teve uma queda pelo Qt (demonstrada por alguns dos textos publicados por ele), e que o lighthouse foi feito para ser portado facilmente para qualquer sistema de celular (tanto que foi a base do Necessitas).
Que sonho… nunca uma brincadeira de 1º de Abril me deixou tão animado e em seguida tão frustrado. Hoje a Canonical é a UNICA empresa do mundo capaz de fazer algo assim, e o sucesso é garantido por fatores importantes: eles já estão trocando o X por um gerenciador leve e estão unificando a interface, o que torna mais fácil tanto o uso das ‘mesmas’ apps em diferentes máquinas, quanto na facilidade de porte (e que essa unificação é outra forma de tornar as apps mais ‘leves’ e padronizadas). Nunca ví um trote baseado em uma idéia tão brilhante e promissora.
Se bem que, se analizarmos a direção que o Ubuntu vem tomando, dá até para pensar que eles estão MESMO se preparando para isso, e que vão entrar com tudo e mais a pia da cozinha quando tiverem todas as ‘peças’ bem testadas e no lugar. Eu espero que sim.
E eu acho que deveriam mudar esse artigo para a categoria ‘high probability breaktroughts’ :)