HTML5 e LLVM: Doom portado para a web
Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):
“Doom, o pai de todos os FPS, agora pode ser jogado no navegador. Trata-se de uma aplicação HTML5 e JavaScript que funciona diretamente no navegador, sem necessidade de plugins. O mais impressionante é que não se trata de um remake, mas sim de um port. Os autores utilizaram Emscripten, um backend para LLVM que traduz programas C para JavaScript, para compilar o código fonte publicado pela ID Software.
Testei no Firefox 4.0.1 e funcionou muito bem, confira: [developer.mozilla.org/…]” [referência: noticiaslinux.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-06-03
Angry Birds e agora Doom no navegador? Cortem a internet das empresas, senão não tem quem trabalhe….
Oxi!!! e eu aquí matando as saudades no ps2 jogando doom 1&2 e final doom,o ciberdemon que se cuide então!!!
Doom?? o pai dos fps??? acho que foi wolfenstein.
Bem, mas o que importa mesmo eh que com essa onda de suportar tudo em html5 o mundo FOSS tem uma grande oportunidade de pular na frente em um novo seguimento que sao os 3D games on the web.
Mas o que mais pesa contra o FOSS no mundo dos games eh nao ter um real concorrente ao DirectX, que bem poderia ser chamado de “Faca tudo aqui facilitando sua vida em producao de multimidia e jogos X” mas vah entender porque a micro-soft chamou de DirectX… c’est la vie.
@Leonardo Reis, também lembrei do Wolfenstein. Veio antes do Doom, sim.
iddqd e idkfa funcionam. nem eu sabia q ainda lembrava disso.
Acho que eles falam do Doom ser o pai dos FPS, porque o wolfenstein antes já (meados dos anos 80) tinha sido lançando em 2D para o AppleII no sistema CP/M, bem depois foi lançado o Wolf3D (Wolfenstein 3D) que é esse que todos lembram, acho que isso foi em 1991, mas o DOOM foi um sucesso tremendo porque tinha um motor muito melhor que o Wolf3D, e com o DOOM a ID-Software decolou, e com os ganhos partiu para o projeto do Quake1, nessa época eles já estavam licenciando o motor do Wolf3D e Doom pra quem quisesse comprar. O HTML5 é uma promessa a meu ver ainda muito “verde” só tem uns efeitos de tela e poucas aplicações efetivas. Pra pegar precisa de mais empresas popularizando a ferramenta.
Mas pra quem quiser jogar os jogos antigos no browser (qualquer browser! mesmo os antigos sem suporte a html5) basta apenas ter suporte á JAVA (SUN) Há um projeto recente do inicio deste ano que é o JDosbox (é um PORT do Dosbox 0,74 – última versão.) que permite rodar jogos do DOS direto no browser, eu já testei e é ótimo! O programador do Jdosbox “Danoon” está trabalhando em um novo núcleo otimizado do Jdosbox, ele está refazendo o core herdado do Dosbox, para o Java e está tendo resultados excelentes.
O Jdosbox está no SourceForge no link: http://sourceforge.net/projects/jdosbox/
O fórum oficial do Jdosbox está no Vagons que o fórum oficial do Dosbox o link: http://vogons.zetafleet.com/viewtopic.php?t=27467
Pra quem gosta de jogos antigos da época do DOS, e conhece o Dosbox, o Jdosbox será um experiência impar para quem nem imaginava em ver seus joguinhos rodando direto do browser… Bons jogos!
Jorge Barros.
no Opera tambem rodou sem problemas.
Legal ver como as coisas evoluem… ao invés de um 486 com 8 MB de RAM, agora eu preciso de um Multicore com 4 GB pra rodar o DOOM. :/
Legal ver como as coisas evoluem… ao invés de um 486 com 8 MB de RAM agora eu preciso de um dual core com 4 GB pra jogar DOOM.
Joguei muito Wolfenstein, Doom, e também, Hexen I e II e Heretic I e II. Lembrei também de outro chamado Blood muito legal pra quem gosta do gênero :P http://www.dosgamesarchive.com/download/blood/
@Marcelo Mendes
Incluo na tua lista o Rise of The Triad (com os cogumelos, é claro). =)
“Please, don’t shoot!”
Nem abriu aqui no chrome no kubuntu 11.04
O idclip também tá rolando… se foi a produtividade.
Isso me lembra a tirinha: Ciência da Computação vs Engenharia da Computação
http://img580.imageshack.us/img580/8771/sciencevsengineering.gif
Se Doom é o pai dos jogos FPS, Wolfenstein 3D é o avô.
O jogo rodou bem aqui. Só o som está estranho, parece saturado.
alguém conseguiu rodar de dentro de um IE9 rodando em um wine rodando no Linux rodando naquele emulador de 486 em javascript do Bellard rodando no Firefox 4 rodando no Win2000 virtualizado rodando em um Mac?
O problema do HTML5 é que só vai ficar pronto em 2014, o CSS3 depois disso e são incompatíveis entre os navegadores, cada um implementa uma tag e algumas tem comportamento distintos.
Pior ainda: tem especificações que já foram excluídas no último draft e os browsers ainda implementam. Ou seja, o caos tende a piorar.
Lembro de ter jogado Doom na Web a mais de ano. Estou enganado?
O link não tem mais doom.
@João Agripino
Recordo do Quake 3. Era necessário instalar um addon no Firefox, inclusive.