Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hora de morfar: ShipIt do Ubuntu passa a atender apenas através dos grupos de usuários

Muita coisa mudou desde 2004, e o número de usuários do Ubuntu que recebem o CD gratuito enviado pelo correio ANTES de ter condições e interesse em fazer o download e gravar sua própria cópia certamente não é mais o mesmo.

Assim, não me surpreende que o programa de envio gratuito de CDs do Ubuntu pelo correio esteja sendo reformulado mais uma vez (após as reduções de 2009) e passando a enviar as mídias de instalação apenas para grupos de usuários.

Confesso que estou curioso para descobrir se as pessoas que criticavam a ampla distribuição de CDs gratuitos do Ubuntu pelo programa ShipIt vão comemorar a notícia ou agora vão falar mal de o programa ser reformulado.

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“O programa ShipIt do Ubuntu, sem dúvida ajudou ao Ubuntu a se difundir pelo mundo. Uma estratégia interessante onde era feito pedido de CDs e entregue em qualquer lugar do mundo ajudou o Ubuntu a chegar longe e em um tempo onde a internet banda larga não era tão presenta, isso fazia uma boa diferença. Hoje a internet ainda não é a ideal, mas já é presente em um nível que o custo do programa não compensa. Saiba mais.” [referência: andregondim.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 11:36 am

    “haters gonna hate”

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 12:16 pm

    Acabou a frescuragem de alguns de querer ter CD e caixinha bonitinha. Usavam o serviço indiscriminadamente só para essa frescuragem. Poucos realmente fizeram bom uso desse serviço.

    Glauco (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 1:00 pm

    Daqui a pouco aparece alguem dizendo que vai mudar para Arch por causa disso.

    Frank (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 1:37 pm

    O programa ShipIt do Ubuntu cumpriu o seu papel, que era de tornar a distro conhecida. Eu mesmo já fiz uso do serviço por duas vezes, na Hoary Hedgehog e Breezy Badger. Quando saiu a Dapper Drake me dei conta de que eu não precisava daquele serviço e parei de pedir. Mas já havia virado fã e até hoje continuo com Ubuntu nos meus computadores (eventualmente testando outra distro em máquina virtual).

    Hoje, com o nome Ubuntu conhecido em todos os continentes, é natural que o serviço ShipIt seja restringido. Afinal, muitos de seus usuários têm acesso a banda larga e podem fazer o download. Imaginem como seria se todos os usuários de Ubuntu resolvessem solicitar CDs para receberem comodamente no conforto de seus lares? Não daria para atender a todos. A ideia de atender a grupos de usuários vai na direção de atender àquele público que — acreditem — ainda usa conexão discada.

    [offtopic]Às vezes vejo comentários que agregam tão pouco aqui no BR-Linux que nem me dá vontade de entrar na discussão.[/offtopic]

    André Moraes (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 1:58 pm

    Sem contar que fazer o download por HTTP não é a melhor opção de todas.

    O modelo mais “correto” seria o torrent que desafoga bastante os servidores de download.

    Pena que as vezes não dá pra usar torrent (dependendo das muitas restrições de firewall e roteadores) ai o jeito é o HTTP ou então o jigdo.

    André Machado (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 2:30 pm

    Embora a Canonical diga que o programa não é mais necessário porque as coisas mudaram, muito se especula que o mesmo foi suspenso porque tinha um custo muito alto para a empresa; não bastasse isso, muitos “usuários”, como o sr. Octavier Matt, pediam CDs pelo correio e postavam vídeos no Youtube destruindo os mesmos, o que transmitia uma imagem negativa à comunidade. Assim, quem aproveitou, aproveitou; quem não tem condições de baixar, peça a um amigo que tenha.

    Acho difícil alguém ter dúvida de que o custo do ShipIt era muito alto para a empresa. Aliás, se assim não fosse, boa parte dos que no passado atribuiram o sucesso do Ubuntu à existência do ShipIt poderiam ter ido bem além de criticar, e simplesmente reproduzi-lo e ver se a sua distribuição também se tornava tão popular. É uma pena que não tenha ocorrido: mais fontes de CDs de instalação entregues gratuitamente teriam sido muito úteis há alguns anos.

    O que acontece, entretanto, é que uma empresa não avalia suas alternativas apenas com base no seu custo, mas também com base no seu potencial de contribuição estratégica (identificado com base também na situação ambiental, externa). Um custo elevado que era justificável em uma situação ambiental, pode deixar de sê-lo quando a situação ambiental muda.

    Mas se algum gestor de distribuição discordar da análise, pode fazer sua própria movimentação estratégica neste momento, e lançar seu próprio sucessor para o ShipIt!

    ioca100 (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 4:23 pm

    Lembro-me que tinha um grupo lá no fórum da distro, que mandava cópias para quem precisasse.

    André Machado (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 6:38 pm

    Eles vão continuar enviando cds para grupos locais e, além disso, quem quiser poderá comprá-los da loja oficial ou outra de sua preferência, como a Linux Mall.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 8:37 pm

    Uma pena, mas compreensível. O dinheiro pode ser aplicado em outras áreas que ajudem mais o Ubuntu.

    De qualquer forma, dependendo do custo do CD , não me importo de pagar.

    André Machado (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 9:18 pm

    @Marcos

    A versão mais barata disponível na loja da Canonical é um pacote com 5 CDs que custa £ 5.00, o equivalente a aproximadamente R$ 13, mais o frete.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 10:38 pm

    Na época precisava de cartão internacional, mas vou testar de novo. É um preço mais que justo, mesmo com o frete.

    Mauricio Machado (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 5:28 am

    estou com um projeto para distribuição de midias do linux no brasil
    http://linuxtraipu.co.cc/

Este post é antigo (2011-04-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.