“Hacker é bandido”, diz diretor de Segurança da Informação da Presidência
Trecho do IDG Now enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br):
“Eu continuo com a minha posição: hacker é bandido”. A polêmica declaração é do diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. A afirmação foi feita na última sexta-feira (12/08), no Rio de Janeiro, durante o evento de segurança digital Seginfo 2011, e serviu como resposta ao ministro de Ciência e Tecnologia que, em junho, disse que o Governo poderia procurar a comunidade hacker em busca de ajuda na segurança cibernética do País.
“Têm especialistas em segurança muito bem formados no Brasil que podem, sim, ajudar. Já um menino, sem a supervisão dos pais, que tem banda larga e pega script para ficar incomodando os outros… não sei se é uma boa atividade”, afirmou.(…)” [referência: idgnow.uol.com.br]
Estamos bem, o homem não sabe diferenciar um hacker de um cracker…Enquanto países desenvolvidos preferem hackers com eles, que contra. Não há muito o que dizer, daqui a pouco um figurão da Polícia Federal aparece pedindo a cabeça dos hackers, aprovam a lei do Sen. “Stálin Mussolini” Azeredo e preparem-se pra invasões domiciliares, como anda acontecendo nos EUA.
Discordo da “citação” mas concordo com a opinião em termos gerais. Temos profissionais para lidar com isso. Se aliar com os “heckeres” é uma ideia completamente idiota. É como fazer pacto com os traficantes para não ter que investir em segurança pública. Alias, quem teve a ideia de pacto mesmo? Foi recente…
Um cara que faz uma declaração desta só demonstra sua total ignorância sobre o assunto e falta de respeito as pessoas que dominam a tecnologia, você pode viver 10 vidas e nunca terá o conhecimento de um Hacker, burrice mesmo…
Putz… não sabia que “hacker” e “profissional” são coisas completamente imiscíveis…
Então é melhor começar a empregar esses especialistas em segurança e mandar esse incompetente embora… santa ignorância batman!
Uma única frase.
“Hacker está para bandido assim como político está para picareta”
“hacker é bandido”
Afirmação um tanto quanto forte, ainda mais se tratando que temos como presidente uma ex-guerrilheira.
“Governo deve ser auxiliado por especialistas formados, não por comunidade hacker”
Enquanto nossos mestres e doutores estudam para se acomodar em um cargo publico (vide nossa produção academica irrelevante), a ‘comunidade hacker’ faz acontecer … comentario tipico de alguem que não sabe sobre o que esta falando .
Esse cara tá totalmente por fora…
@Fabio A. Mazzarino
Boa !
Apenas demonstrou falta de conhecimento dos termos. Na cabeça dele hacker é o moleque de 14 anos que faz site e que a comunidade de software livre só é formada por moleques.
Só não falo mal do diretor porque estou cansado de ver o contrário: gente que apóia o Creative Commons ou o Partido Pirata e se diz hacker, sem saber programar nada, mexendo no Windows como qualquer “usuário comum” mexe…
Hacker de verdade é aquele que reza a cartilha do Manifesto. O resto é má interpretação.
O cara não sabe nem o que é um hacker…
@Joao excelente comparativo com relação ao passado da nossa “presidenta”. Realmente fenomenal. O mudo da volta mesmo.
A comunidade hacker ainda não entendeu que já perdeu esse termo há tempos? É como emacs insistindo em atalhos do século passado depois de algumas décadas de HIG. Mesmo fabricantes de mesas digitalizadoras já deixaram de lado tentar convencer que vendem “tablets”…
A comunidade hacker poderia devolver na mesma moeda: político é bandido.
Ah, mas aí não vale, pq isso não é uma mentira.
o problema foi linguistico. existem dois significados distintos pra palavra hacker. o diretor nao entendeu pq nao eh da area
Declaração infeliz de mais um dos ignorantes que estão enchendo os bolsos em Brasília.
elias
“o problema foi linguistico. existem dois significados distintos pra palavra hacker. o diretor nao entendeu pq nao eh da area”
Não é da área ? O cargo dele diz que ele é.
Ele foi completamente equivocado, dizer que hacker é bandido não tem nada a ver, hacker é diferente de cracker…
Hacker é bandido.
Cracker é biscoito.
Bezerra é filhote de vaca.
Claro, claro, e eu sou o gato de botas, sem botas.
Se ele não notou…ele trabalha para bandidos…;)
Putz, pessoa que acha que hacker é bandido é mais um manipulado pela mídia, só usa a internet para conhecimentos fúteis… ATUALIZEM-SE CAMARADAS…..
Meu medo não é nem o que ele fala, é ele estar no cargo que ele está.
Ele não sabe a diferença de sopa de letrinhas e um computador…..
Ele deve ser apresentado ao Stallman e quero ver se ele repete o que disse.
Oras, quanta patetice em torno de um nome. O que o Diretor quis dizer foi claramente contra os “Hackers” que a mídia nomeia. Como o IDG chama os Crackers? Hackers!
Obviamente, isso não é verdade sempre. Concordo com quem diz que o termo está perdido. Não tem mais volta.
Para quem grita os lemas “Governo é Bandido” e “Político é Bandido”, fica aqui os meus parabéns. Parabéns por cometer o mesmo ato que estão criticando aqui.
O Fato é: Ninguém se lembra mais o que é Hacker. Gente que se intitula Hacker. Grupos que se intitulam Hackers. Da mesma forma que ninguém mais se lembra o que é um político. Ou um Servidor Público. Confundem tudo com bandido, quando isso não é verdadeiro.
@Spif Você não poderia estar mais certo. Parabéns!
Minha reação é apenas essa:
político brasileiro = bandido.
O povo brasileiro devia tocar essa corja de ignorantes de Brasília e contratar profissionais de verdade.
Eu acho que a maior repercussão aqui não é “Ele falou mal de Hackers.”, mas um aviso do que haverá de pressão para a aprovação do PL Azeredo.
É um fato. Ele será aprovado, a velocidade só aumenta sempre que um “Hacker” ataca um site do governo, realizando absolutamente nada. Logo, esse pessoal de Lulzsec e todo mundo metido com o tal do Antisec só está piorando o quadro.
Se os interlocutores da sociedade civil fossem espertos, se afastavam desse povo e começavam a negociar.
Não é o hacker que é bandido, o bandido que é hacker, político, traficante, vendedor de devedê, diretor de não sei o quê… (reversal russa). :D
Negociar ou rogar?
@Luciano
Bezerra é filhote de vaca
Acho que você não leu o artigo original.
Quem chamou hacker de bandido não foi o Francivan Bezerra,
Mas o Raphael Mandarino.
Mais cuidado com suas palavras.
Eu acho que atacar os servidores do governo não é uma resposta prática, mas a sociedade deveria retaliar investindo em transparência política: mostrar para a população quem está contra ela e seus direitos.
Um dossiê não oficial via internet mostrando os podres de toda essa curriola, pesquisável por nome, com foto e “currículo”, dando conta de em quais votações cada safado esteve e qual foi o resultado dela. Melhor ainda: em época de eleição, puxe automaticamente quais candidatos tem um “nada consta” zerado. Isso tudo replicado por aí de modo parecido com o Wikileaks, impossível de rastrear e apagar.
Então se faz pressão pública, e aumenta-se a pressão até que as coisas mudem e o cidadão volte a ter a sua liberdade respeitada.
Isso sim seria um trabalho digno de um verdadeiro grupo Hacker. Tal como o velho Cult of Dead Cow (trabalharam em um navegador stealth para defender os chineses da vigilância). Enquanto as crianças gastam seu tempo destruindo coisas, hackers de verdade constroem coisas e miram no bem comum.
podiamos iniciar a hashtag #TodoPoliticoEhBandido no twitter.
É so colocar a hashtag #TodoPoliticoEhBandido no twitter.
Top1 nos tts mundiais em 2h.