GTK+ 3.0
Em um dia de más notícias para o Qt, ao menos temos uma novidade boa a relatar sobre seu par GTK+: saiu a versão 3.0, com adoção plena do Cairo (deixando para trás a API do X11 com finalidade similar), melhor suporte a dispositivos de entrada. nova API de temas que lembra o modelo adotado pelo CSS das páginas web, e mais. (via h-online.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-02-11
QT cant survive !
ops Qt can Survive !
hahaha… Ato falho do Jhonatam.
Muda o nome dele pra Jhonatam mata QT !!!
@Fabio A. Mazzarino
concordo plenamente ! nao farei isso novamente !
Agora falta o GTK novo ser incorporado ao Xfce… Que a recém saiu do forno (4.8).
Será se ele consegue se integrar ao Qt do mesmo jeito que o Qt se integra ao GTK?
Finalmente saiu do forno, aguardo este lançamento há um tempão !!!!
Viva o GTK !!!
Então o gtk3 torna possivel themas usando uma syntax parecida com css imagino. Bem, o que mais de ‘visual’ a nova versão comporta?! Widgets mais bonitos tambem ?!
dá-lhes GTK!
Agora falta o GTK novo ser incorporado ao Xfce… Que a recém saiu do forno (4.8).
Poxa vida, essa é a pergunta, instalei o XFCE novo essa semana, e ele está fantástico no meu Arch…
Mas bem que eu gostaria de ter o GTK 3 aqui…
Ontem comemorávamos a compra da Trolltech pela Nokia, sendo que a mesma mudou o licenciamento do QT deixando o mais livre. Hoje choramos pelo mesmo.
Com certeza vai pairar uma dúvida quanto ao QT, mesmo sabendo que se for necessário a comunidade livre abraça e toca o barco.
Ja o velho e mau falado GTK, evolui e agora na versão 3 promete bastante.
O mundo dá voltas… Neh QT?
É impressionante como basta uma notícia para já tentarem sepultar o QT, esquecem que pode ser feito um fork deste, talvez se isto tivesse acontecido à 1-2 anos seria dificil para comunidade continuar com o projeto, ms atualmente o QT tem um grau de maturidade e estabilidade que facilita muito o trabalho ds desenvolvedores, fora que existe toda a comunidade do KDE que tem toda a capacidade de tocar o projeto.
@Víctor ninguém esta “sepultando” o QT, e sim mostrando como as coisas mudam, sabemos da capacidade da comunidade e se for preciso ou necessário a mesma vai sim tocar o projeto.
Mas temos que admitir que hoje a situação do QT é indefinida, não acredito que a Nokia vai manter o mesmo sendo que ela esta focada em adequar os seus hardwares para outro SO.
nesse ponto concordo com “self_liar”, projetos tocados por comunidades tem mais força que aqueles tocados por empresas.
Gosto muito do QT, espero que ele continue firme e fornte.
da-lhe GTK.
QT é QuickTime. O nome do toolkit é Qt.
Puxa que beleza, acabei de ler um comentário na OSNews que dizia que com esse negócio “adoção plena do cairo” torna o GTK realmente multi-plataforma sem a necessidade de hack. Isso é muito bom. Eu nunca usei toolkit alguma mas sempre penso com qual eu deveria começar. A balança está começando a pesar mais pro lado do GTK. Mas de qualquer forma ainda vou me informar sobre qual se encaixa tecnicamente no que eu quero.
Será que a Nokia pelo menos vai terminar a modularização do Qt. Se conseguir, vai facilitar a vida de quem for continuar com o fork.
Acho mais provável que a Nokia venda essa área pra outra empresa mais comprometida com a plataforma, assim ganha uns trocados e fica menos queimada.
As ações da Nokia despencaram quase 15% com a parceria(c/ Microsoft), vi nas notícias do Google
Se não me engano um dos planos do gnome 3 era usar o gtk 3…
Apesar de ser fã do kde e do qt torço mto pelo gtk pois é ótimo