Grupo compra ônibus para rodar o Brasil e promover ‘invasões hackers’
Uma comunidade de hackers brasileiros conseguiu arrecadar R$ 58 mil em 50 dias por meio de um site de financiamento colaborativo para comprar um ônibus velho. Apelidado de “Ônibus Hacker”, a ideia do grupo é “invadir” cidades brasileiras com tecnologia e debate político.
O grupo Transparência Hacker, criado em outubro de 2009, hoje conta com 600 membros que discutem política e formas de simplificar as informações disponíveis pelos sites do governo. O ônibus será o transporte utilizado por essa comunidade para mostrar como a tecnologia pode ajudar as cidades a controlarem o que seus governos estão fazendo.
“Não queremos criar ferramentas para facilitar a vida das pessoas e entregar tudo ‘mastigado’. Queremos visitar cidades e ajudar a população, com o nosso conhecimento técnico, a criar os seus próprios processos de transparência”, explica Pedro Markun, um dos membros da comunidade. “A ideia não é chegar no município e entregar a salvação. Queremos capacitar, trabalhar e dialogar. Tem muita gente no Brasil que está preocupada e que não tem condição técnica para isso”, completa.
Um dos objetivos da comunidade, segundo o integrante Pedro Belasco, é sensibilizar os políticos e a sociedade sobre os benefícios de fornecer informação pública de uma maneira que ela possa ser reutilizada por qualquer pessoa. “Isso só pode melhorar a gestão pública e ativar novas maneiras de participação”, opina.
A ideia de comprar um meio de transporte surgiu a partir do anúncio de um ônibus de uma banda. “Quando vimos o espaço que esses veículos têm por dentro, com camarim e figurinos, começamos a imaginar como seria montar um para a nossa comunidade”, conta Markun. (…)(via g1.globo.com)
Hackers ou crackers? Pensei que eles iam fazer maldades (6)
Parabéns.
É o Caveirão do Partido Pirata? =D
Puxa, parabéns! Conseguiram tudo isso em menos de 2 meses enquanto o pessoal do Novacut há tempos tenta levantar U$ 25.000.
“Puxa, parabéns! Conseguiram tudo isso em menos de 2 meses enquanto o pessoal do Novacut há tempos tenta levantar U$ 25.000.”
Se fosse para arrecadar fundos para uma festa, o tempo de arrecadação seria menor que o do boot do ubuntu…
“O grupo Transparência Hacker, criado em outubro de 2009, hoje conta com 600 membros que discutem política e formas de simplificar as informações disponíveis pelos sites do governo. O ônibus será o transporte utilizado por essa comunidade para mostrar como a tecnologia pode ajudar as cidades a controlarem o que seus governos estão fazendo.”
Queria saber como ele vão colocar “600 membros” dentro do busão. :P
Eles vão ficar horrorizados com o nível cultural da população…
@QueBeleza
Tem uma piada de como colocar 500 pessoas em um Fusca, mas se eu contar ela aqui, posso ser processado.
Vão trabalhar, vagabundos!
Será que não vai sair uma medida proibindo o movimento, alegando apologia ao crime? ahuahaua
ps: foi uma piada relacionando à visão de hacker que a população tem, principalmente depois dos últimos ataques à sites do governo, e as últimas “marchas” acontecidas em terras tupiniquins…
babaquice e palhaçada!
;-/
crackear a bomba de combustivel e baixar o preco da gasosa ia bem d+!
Hacking é inutilizar controladores de velocidade usando PEM.
Hackerismo ainda não é crime no Brasil, tenchi… se você perguntar para 3 advogados diferentes, terá 3 interpretações da lei diferentes.
A questão é se a população ignorante que ainda associa hackerismo á crimes digitais vai entender essa proposta.
Ônibus hacker ai vamos nós, tenho orgulho de dizer que ajudei :)
E cada uma. Seria melhor se eles tivessem se organizado para buscar melhorias para a categoria de TI. A TI esta se afundando e os profissionais não estão nem ai.