Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo federal da Argentina diz que quer Linux em seus PCs

Melhor sorte aos vizinhos!

O governo federal da Argentina anunciou, neste final de semana, um plano para equipar com Linux até dois terços dos computadores da administração federal e instalações públicas.

(…) Parlamentares de oposição à presidente Cristina Kirchner disseram ver com cautela a decisão. A oposição local evitou posicionar-se contra o software livre, mas afirmou que a substituição de plataformas deve ocorrer de modo gradual e apenas em áreas onde as distribuições aberta forem comprovadamente mais eficientes que as proprietárias.

A oposição acusou ainda o governo de Cristina de anunciar apoio ao Linux não por iniciativa própria, mas apenas para agradar ao governo venezuelano de Hugo Chávez, um crítico ferrenho da dependência latino-americana de produtos desenvolvidos nos Estados Unidos. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:28 am

    Eu já vi esse filme…

    Alexandre (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:34 am

    Essa associação de SW Livre e Comunismo é cômica.

    Que grande posição dos caras: oposição só por ser oposição.

    Henrique (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:58 am

    Minha esposa está na Venezuela atualmente, e conta que a adoção do Linux tem sido grande por parte do governo. Neste ano, todos, isso mesmo TODOS os alunos e professores da rede de ensino pública receberam um netbook com Linux instalado, além de versões digitalizadas de todo o material didático para ser usado no ano letivo. Além disso o netbook vem com um software feito pelo próprio governo que facilita muito a utilização do equipamento, segundo ela, até as pessoas mais leigas que mal faziam idéia de como mexer naquilo conseguem utiliza-lo sem problemas. Se enganam que pensam que Chavez é um ditador, a realidade naquele país é completamente outra (muito melhor) quando se visita pessoalmente.

    Mauro (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:59 am

    Assim ‘na porrada’ não vai…

    Se tivessem anunciado a adoção em, por exemplo, 30 dias do Firefox, em 60 do Thunderbird e em 90 do LibreOffice, juntamente com a criação imediata de um departamento de suporte E o treinamento nessas aplicações E em linux dos funcionários responsáveis por suporte, desenvolvimento de aplicações e manutenção lógica de equipamentos. Um ano depois poderiam adotar o Linux de forma indolor.

    Porque, para usuários (não geeks), 80% do tempo – ou mais – é gasto com email, edição de textos e planilhas e navegação na internet ou operação de sistemas baseados em web. O que usam do ‘sistema operacional’ é o navegador de arquivos e o compactador / descompactador de arquivos.

    E porque, ao menos neste caso, não existe fácil ou difícil; o que existe é estar acostumado a algo (e achar que é fácil) ou não (e achar que é difícil). Dê tempo para o pessoal se acostumar, e suporte para ‘aparar as arestas’ desse processo.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 9:31 am

    Hahahaha chavez nao é ditador! Trolou legal ein!

    mario (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 9:39 am

    @ Ronaldo,
    Na venezuela a imprensa é livre pra meter o pau no chavez… e a participação popular na politica aumentou bastante.. veja a serie o vizinho desconhecido da record ou o documentario a revolução não será televiosinada ambos no you tube …. Tem gente que chama até o Obama de ditador, mulculmano, estrangeiro , anticristo etc ….

    Boa Sorte a Argentina nessa iniciativa mas sem tecnicos qualificados para o suporte corre um grave risco de melar

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 9:48 am

    Deve render para a Argentina.

    Ou instalam e usam Linux mesmo, ou, no mínimo, o susto faz os vendedores concederem um belo desconto para vender a dose mais nova.

    Marcos (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:02 am

    Também acho que o Chavez não é esse ditador tirano que demonizam. Ele é folclórico, cheio de esquisitices, populista, autoritário e mau administrador, como metade dos governantes do mundo.

    Mas por ser de esquerda e próximo do molusco, a oposição demoniza ele pra atingir o governo daqui. Mundialmente ele é quase um desconhecido.

    Venezuela, como todo país rico em petróleo, não consegue desenvolver a indústria e oferecer outros serviços porque ganhar dinheiro com petróleo é muito fácil. O governo da Venezuela vem tentando mudar isso, mas ate agora não conseguiu grandes avanços, nem acredito que consiga.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:31 am

    Malásia: 97% do software utilizado na administração pública é livre,quem realmente quer,quem tem planejamento,profissionais à altura,faz.

    Marcos (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:38 am

    @anderson, quanto tempo a malásia demorou pra fazer, a partir do momento que tomou essa decisão? Quantos programas legados ela possuía? Qual o nível de informatização ela possuía antes e qual possui agora? A troca foi autoritária é goela abaixo ou houve um período de adaptação?

    Sem conhecer isso, não podemos afirmar muita coisa.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:42 am

    Não suportei foi na parte que diz: “as distribuições aberta forem comprovadamente mais eficientes que as proprietárias.” Por que mais eficiente? Pode até ser melhor por natureza, mas não por exigência. Se for igual ou até menos eficiente o qual pode ser adaptado para se tão bom quanto, pois é livre pra isso. E poder ter com isso economia nos cofres públicos, está de bom tamanho… O que não é eficiente, é como tratam o dinheiro público, lá na Argentina, aqui no Brasil e em muito outros países… Que canseira isto tudo….

    anderson freitas (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:43 am

    Mais eu não disse que tem de ser no Vapt-Vupt é só uma demostração que querendo seguindo os trâmites é possível.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:35 am

    Se enganam que pensam que Chavez é um ditador, a realidade naquele país é completamente outra (muito melhor) quando se visita pessoalmente.

    Minha nossa! não acredito nisso que acabei de ler num comentário acima. Um governo ditador como o do Chaves (sim, o Chaves é um ditador) não se torna melhor por adotar softwares livres, o pior é que a Argentina está seguindo a mesma linha censurando à impressa também.

    Como disse o @Mauro: “Assim ‘na porrada’ não vai…”

    Marcos (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 12:02 pm

    Bom, fugindo da discussão política, que nunca leva a nada: de qualquer forma é uma boa oportunidade pro Linux, espero que o governo consiga implantar com sucesso e que contribua com os projetos que estiver usando.

    Henrique (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 12:20 pm

    @Tarcísio

    Você já foi lá para afirmar tão categoricamente? Eu já, a familia da minha esposa é de la. Chavez foi eleito democraticamente naquele pais devido exclusivamente a uma direita corrupta e incompetente que vendia o petróleo venezuelano a preço de banana para os Estados Unidos. Ele continuará sendo eleito democraticamente até que apareça alguma alternativa viável ao governo dele, coisa que está longe de acontecer por que a oposição é fragmentada, burra e ingênua, formada basicamente pelos políticos velhos, rancorosos, corruptos e com mentalidade do século passado.

    Ohn (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 1:13 pm

    Chavez não é ditador, não. Ele utilizou a maioria de “revolucionários” que possuía nos parlamentos para conseguir reeleição infinita; cassou concessões dos veículos críticos a ele, perseguiu e prendeu sem o devido processo legal seus adversários; monopolizou os meios de comunicação sob a administração do estado e passou a discursar horas a fio na TV que agora é sua (de seu governo, não do estado); na iminência de perder maioria, alterou o mapa distrital do país para fazer os seus currais eleitorais “valerem mais”. Por que não transformar um distrito chavista em dois? Faça-se!
    Com a mesma quantidade de votos elegeram 64 representantes oposicionistas e 96 governistas (!!!).. eleitos democraticamente?
    Tudo normal, tudo muito democrático.
    Eu não duvido que nas ruas da Venezuela reine a calma e a “ordem” nos dias de hoje. Isso é típico de qualquer lugar onde não se pode abrir o bico sem sofrer perseguição física, econômica, social etc. Além disso Chávez já deu jeito na maioria das vozes que se opunham a ele. De certa forma é até estratégico tolerar um dissidente aqui, um ali. Assim se pode dizer que seu governo não é totalitário, algumas mentes ingênuas vão engolir.
    O rapaz acima têm razão, como se pode governar com idéias do século passado se podemos olhar mais para trás e “reencarnar” Simón Bolívar?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 1:43 pm

    O Chavez está longe de ser exemplo de democracia.

    Mas um repórter do Jornal Zero Hora foi até lá e ficou uma semana e, ele que apesar de ser de direita geralmente, relatou que não existe santo. Tanto o Chavez é radical, quanto parte da imprensa é completamente partidária do lado contrário.

    Mas todo o ódio e destaque que recebe no Brasil se deve ao fato de ter interferido na imprensa. Porque se teme o mesmo aqui, o que poderia estragar o negócio excelente que é o monopólio, ou oligopólio se preferirem, em que vivemos.

    O sonho dourado é ficar tudo como está, se arrepiam em falar em regulamentação. Imprensa se acha um poder a parte, acima de tudo e todos, a qual a lei não atinge.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 1:47 pm

    Ohn,

    Muito do que você relata, a parte que não é exagero, se deve porque a oposição resolveu fazer birrinha e disse que assim não brincava mais e se retirou. Deixou todo governo para o Chavez e hora, ele aprovou tudo que quis. Isso na eleição anterior.

    Eles admitiram que erraram na estratégia, mas a direita e imprensa brasileira não querem saber disso, não rende ódio gratuito ;) .

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:05 pm

    @Henrique,

    Nunca foi lá. Não preciso ir ao Japão para saber que lá houve um tsunami, nem à Portugal para saber que lá se fala português, muito menos à Venezuela para saber sobre a sua situação política.

    Chavez foi eleito democraticamente naquele pais devido exclusivamente a uma direita corrupta e incompetente que vendia o petróleo venezuelano a preço de banana para os Estados Unidos.

    Que pérola!

    self_liar (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:05 pm

    Mesmo assim é bom deixar bem claro que usar sopftware livre não tem relação com o sistema economico ou politico vigente.

    É mais uma questão de independencia.

    Ou vocês acham que país certo é aquele que é dependente dos EUA?!

    Henrique (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:16 pm

    @Tarcísio,

    Nunca foi lá. Não preciso ir ao Japão para saber que lá houve um tsunami, nem à Portugal para saber que lá se fala português, muito menos à Venezuela para saber sobre a sua situação política.

    Concordo contigo, basta ler a revista “Oia” que você fica por dentro de tudo que se passa pelo Brasil e no mundo. Como por exemplo as armas de destruição em massa existentes no Iraque né? ;)

    ioca100 (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:24 pm

    Augusto, pode criar o BR-Comulinux.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:54 pm

    [offtopic]

    @Henrique,

    Enquanto muitos no Brasil viviam num falso período de prosperidade e fartura, pois estavam em total alienação (Lembra disto: Este é um pais que vai pra frente…), outros eram torturados e assassinados em nome da ordem pela ditadura militar (a Dilma que o diga). Enquanto sua família está numa boa na Venezuela (que bom!), saiba que há muitos outros não tão bem assim, se é que você me entende. ;)

    O duro é pensar que há pessoas como o Bolsonaro que acreditam que aqueles é que eram bons tempos. Mas fazer o que, se há também aqueles que pensam o mesmo de outros países da America Latina?

    [/offtopic]

    Ohn (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:04 pm

    “Ou vocês acham que país certo é aquele que é dependente dos EUA?!”

    Assim como qualquer um que escolha a independência, não estará SOMENTE POR ISSO no caminho certo. Que tal o Irã, Coréia do Norte, Cuba e China com seus milhares de dissidentes mortos em praça pública?

    Prefiro viver em muitos países dependentes economicamente de exportações para os EUA do que ser massacrado como indíviduo em nome de um suposto programa “social” que sempre termina eternizando.. indivíduos(!!) no poder.

    @Weber,

    Supondo que a imprensa brasileira (que, antecipo: na minha opinião não é pior nem melhor que nenhuma no mundo livre) queira mesmo que a gente odeie o Chávez. Isso torna necessário que alguém saia em sua defesa?? Então funciona assim: inimigo do meu inimigo é meu amigo. (ah, não é meu amigo não, mas não fala mau dele!).
    Na capa da teletela do Huguinho, tem uma foto dele abraçando o Ahmadinejad, genocida de seu próprio povo conhecido por odiar os EUA (lá pelas bandas dele, é o ocidente todo, mas se aparecer algum ocidental trouxa..). Decerto a “imprensa” do Irã joga ketchup no sangue que o Ahmadinejad derrama por lá. Decerto se isso sair na globo hoje, eu tenho que dizer: “olha os desgraçados querendo queimar o filme da esquerda”.
    Bacana, ein! Os caras saem esfolando e a gente tolera eles por que não gosta de como sai no jornal. Decerto “regulação” agora é um bom nome para as armas que Chávez, Ahmadinejad e agora os Kirchner utilizam contra a imprensa.

    ——

    Está bem, eu me rendo.

    Melhor perseguir, prender, fraudar eleições, se associar com genocidas do que usar software proprietário!

    Amanhã sai uma notícia de que os assassinos da Costa do Marfim estão usando Linux, e o que temos que dizer?

    “Parabéns a todos os envolvidos”

    psantos (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:05 pm

    Se não der certo, Chavez vai virar e dizer:
    - Foi sem querer querendo!

    self_liar (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:21 pm

    Amanhã sai uma notícia de que os assassinos da Costa do Marfim estão usando Linux, e o que temos que dizer?
    “Parabéns a todos os envolvidos”

    Sim ,isso mesmo .O software produz mais liberdade e custa menos .Agora se o governo pega o dinheiro para matar pessoas isso é outra historia.O governo se comprasse software proprietário ,ele iria jogar a conta nas costas do povão.Sem contar que a Microsoft é uma dedo-duro contra dissidentes .Sem contar que governos tiranos usaram a desculpa da pirataria para prender e roubar o material dos indivíduos.

    Então proponha um modelo descentralizado de governança. Pois sinto muito ,se colocar alguma das alternativas de Chavez pode ter certeza que aquilo vai virar uma Colombia.
    E ainda acho que Cuba e Venezuela são os presidentes menos agressivos. Olhe lá o Irã e a Coreia do Norte .Todo dia lá o povo é estilhaçado .As mulheres vão a morte se mostrarem o dedo para algum homem.

    Pode ter certeza que o Chavez é o menos pior de todos.É só olhar os positivos do que ficar olhando os negativos .Ou ficar atacando como a mídia faz.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:38 pm

    “O software produz mais liberdade e custa menos.”

    Software não produz liberdade. Software (livre) não necessariamente custa menos.

    …Chavez é o menos pior de todos.

    Não existe ditador menos pior, assim como não há a possibilidade de se estar “ligeiramente grávida” ou “meio morto”. rsrsrs

    É só olhar os positivos do que ficar olhando os negativos…

    Não há lado positivo em ditaduras.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:44 pm

    “O software produz mais liberdade e custa menos.”

    Software não produz liberdade. Software (livre) não necessariamente custa menos.

    Como assim ? Software livre pemite que o individuo tenha mais liberdade sim . E no caso do linux ,já existem vários casos de economia de custos .Então neste caso reduz os custos sim .

    E também tem o caso da independencia e dos problemas que citei acima.


    …Chavez é o menos pior de todos.

    Não existe ditador menos pior, assim como não há a possibilidade de se estar “ligeiramente grávida” ou “meio morto”. rsrsrs

    Isso não posso acredito e não tem muita lógica. Não é tudo ou nada. Cuba e Chavez conseguiram benefícios socais sim .Lá ter liberdade para as mulheres .

    Agora sim ,tem falhas governamentais assim como nas do capitalismo.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:49 pm

    Ah e voces falam muito da mídia e reclamam demais .Mas pense um pouco, chavez não iria aguentar uma mídia que recebe capital estrangeiro para tentar o tempo todo fazer mentiras,alienar o povo e ser um braço direito dos EUA.

    Ah e o Ultimo presidente que tentou ser a força foi “salvo” pela CIA.

    ioca100 (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:52 pm

    self_liar epic fail, OMG.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:10 pm

    Corrigindo

    Ah e voces falam muito do controle da mídia pelo Chavez e reclamam demais .Mas pense um pouco, chavez não iria aguentar uma mídia que recebe capital estrangeiro para tentar o tempo todo fazer mentiras,alienar o povo e ser um braço direito dos EUA.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:22 pm

    …chavez não iria aguentar uma mídia que recebe capital estrangeiro…

    Cara, você não tem nação do quão perigoso isso é. A propósito, isso é censura.

    “discordo do que você diz, mas defendo até a morte seu direito de falar” (Voltaire).

    Marcos (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:45 pm

    “Mesmo assim é bom deixar bem claro que usar software livre não tem relação com o sistema economico ou politico vigente.”

    Ponto final deveria ser aqui.

    Não gosto do Chavez, mas não acho certo a imprensa cair matando em cima dos ditadores de esquerda, mas não abrir uma linha sequer sobre os ditadores de direita e aliados dos Estados Unidos.

    Kaddafi jogo bomba sobre os rebeldes no seu país, isso é trágico. Mas a Arabia Saudita fez o mesmo semanas atrás e cadê que alguém abriu a boca? Por que patrocinar os rebeldes da Libia e Costa do Marfim mas não ajudaram os rebeldes do Egito? Por que o pessoal fica tão indignado com a perseguição política em Cuba mas ninguém fala da perseguição política na Arábia Saudita, que é uma economia bem maior?

    Tantas perguntas, e a revista “Oia” até agora não respondeu sobre ter apoiado a guerra do Iraque e que os EUA estavam interessados somente na paz mundial. E o jornal Falha emprestava carro deles para os torturadores.

    Essa é a nossa imprensa.

    ioca100 (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:52 pm

    @Marcos, você vem apagar incêndio com gasolina, epic fail.

Este post é antigo (2011-04-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.