Governo do Paraguai anuncia que vai migrar para o código aberto
Governo sul-americano anunciando que vai migrar todas as suas operações para softwares livres, economizando milhões de dólares – você já viu este filme? O assessor de TI da presidência do Paraguai anunciou que o plano da migração de lá, nestes termos, já está em andamento, que o primeiro objetivo é poupar recursos, e que os gastos vão se restringir a treinar os funcionários para os novos sistemas. Boa sorte aos vizinhos! (via h-online.com – “Paraguay aims to switch to open source software – The H Open Source: News and Features”)
Paraguai?
Lá eles compram a licença de algum programa?
Sabe-se lá… Mas, quem sabe?!
Tô começando a achar que o grande segredo para entidades governamentais darem certo com software livre é participar e se engajar em todo o processo global de desenvolvimento colaborativo do software livre:
Não adianta qualquer Governo só usar, tem que ajudar a manter o projeto de software livre de pé.
Acho que o portal do software público demonstra que esse é o caminho.
Acho que é assim que deveria ser feito com o LibreOffice, os entidades que usam, deveriam contribuir, isso certamente iria fortalecer muito o software livre.
@bipede muito bem colocado.
Governos e grandes corporações que desejam usar, tem que participar. Não é apenas uma questão de retribuir para a comunidade, mas de criar e fomentar uma comunidade, um ecossistema de Software Livre. Neste contexto dar é receber.
Até imagino como vai ser a cara do linux paraguaio, algo como este
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Famelix-Linux-com-cara-de-Windows-XP
Windows “paraguaio” :-)
Quanto preconceito contra os paraguaios =/
“Lá eles compram a licença de algum programa?”
lá eles compram a licensa, falsificam e as vende aqui no Brasil com os presentes inclusos ;)
Vai ser igual a “migração” do governo brasileiro. Um monte de forks esquisitos de outros projetos ninguém ajuda nada na comunidade só mais uma razão pra justificar a letargia medíocre do funcionalismo público.
Pergunta: qual(is) país(es) adotou(aram) de forma consistente software livre no lugar de soluções proprietárias, até hoje? Isso não está documentado?
Se a resposta for ‘país X’, então é estudar esse ‘case’ (e outros), entender como fizeram, e adaptar à realidade local. E não deixarem os lobbistas de sempre insistirem com a lenga-lenga de que ‘não vai dar certo’, de que ‘não há suporte’, etc, etc.
A maldição da indústria do software é que é possível ROUBAR software muito facilmente, desestimulando o uso de soluções alternativas.
Países pobres não têm que buscar alternativas no caso de produtos materiais que não podem comprar ? O Paraguai não tem, por exemplo, que se virar com caças e armamentos mais antigos porque não pode comprar as últimas novidades da indústria bélica ? A administração pública lá não tem dinheiro para comprar PCs mais modernos para todos ou Macs ? Não tem que se virar com os computadores que possui ?
Não tem dinheiro para comprar windows 7 e MS Office 2010 para todos os funcionários ? Então use o que tem, que é o software livre. Qual é o problema nisso ?
E quando falo em software livre como solução barata, não estou nem falando das vantagens estratégicas da escolha.
Não faz tudo o que o software proprietário faz ? Não abre os arquivos em formato proprietário ? D@n.e-se ! O que importa é poder trabalhar com os seus computadores e sem roubar !
Na Venezuela, “usam” o Canaima GNU/Linux, baseado no Debian.
http://distrowatch.com/table.php?distribution=canaima
@Ezek
Sim compram principalmente se for programas da microsoft, todo ano eles fazem fiscalização principalmente nas empresas.
tem muita coisa que no paraguay funciona muito melhor que no Brasil.