Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google vai descontinuar suporte para browsers antigos

Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):

“Se você usa Internet Explorer 6 ou 7, Safari 3, Firefox 3.5 ou versões ainda mais antigas desses navegadores, é bom se preocupar. A Google vai descontinuar o suporte para browsers ultrapassados a partir de 1º de agosto. Isso significa que os usuários dessas versões não poderão acessar algumas funções básicas do GMail, Google Calendar, Google Talk, Google Docs e outros serviços da gigante. Em alguns casos, os sites nem serão carregados. A informação foi publicada no blog da empresa.

A decisão foi tomada porque o Google quer utilizar mais recursos do HTML5 em suas páginas, e os browsers antigos não suportam a nova tecnologia. De acordo com a empresa de estatísticas online StatCounter, cerca de 17% dos usuários do mundo inteiro precisarão fazer upgrades. O país mais afetado será a China, que tem cerca de 1/3 de sua população utilizando browsers ultrapassados.” [referência: olhardigital.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    lezado (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 4:43 pm

    Morte ao IE6!!!!

    Marco Aurélio (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 5:50 pm

    E, daqui a pouco, vai começar a exigir features que apenas o Chrome suporta. Como muitos usam aplicações do Google, obviamente vão migrar para o Chrome e similares. De repente, a neutralidade da rede, tão defendida pela Google, começa a desaperecer por ações de uma suposta defensora.

    Sinceramente, é razoável abandonar versões antigas de navegadores. No entanto, chamar o Firefox 3.5 de antigo é um absurdo (dado que era a última versão até o início deste ano).

    Willian (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 5:50 pm

    Excelente iniciativa. Tomara que outras empresas sigam o mesmo rumo. IE 6? Faz tempo que meus sites não suportam mais essa sucata eletrônica :)

    Lucas Daltro (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 5:57 pm

    Eba!Agora eu vou poder criar jogos em HTML5 e não ficar me preocupando com os browsers antigos:D
    @Marco Aurélio
    Não exagera tanto,HTML5 é só uma tecnologia,se o Google quiser monopolizar os browsers isso não vai ser uma pista…

    Viva!

    amarildo (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 7:24 pm

    Que droga!
    Então algumas distros instaladas em parques computacionais empresariais serão afetadas.

    O debian unstable por ex, usa iceweasel 3.5.19.
    E o ubuntu LTS também fica perto disso.

    e antes que me venham com *ah, é so baixar, descompactar e instalar*, estou pensando como sysadm de 2.000 estações linux que são atualizadas por aptitude, não como usuário-que-so-tem-linux-em-casa.

    No caso das instalações que ainda usam versões de navegadores que não são mais mantidas, ou que estão prestes a chegar ao fim definitivo da manutenção (como o Firefox 3.5), me parece que ser levado pelo Google a perceber a premente necessidade de upgrade é muito mais um favor (ao sysadmin ou ao mantenedor da distribuição, mas principalmente aos clientes deles) do que um desserviço.

    Amarok (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 8:39 pm

    O IE6 tudo bem, tem que morrer mesmo. O IE7 talvez, até porque quem está usando pode atualizar para o IE 8 atualizando o windows.

    Mas deixar de suportar o firefox 3.5 eu já acho demais. Ele não é tão velho assim e dizer que basta atualizar para o FF 4 é fácil, mas vai dizer isso para quem está usando uma versão um pouco mais antiga do linux. Para usuários domésticos é mais fácil, mas no caso de empresas e instituições isso vai dar um bocado de aborrecimentos e trabalho extra !

    Wilfredo (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 8:39 pm

    Vamos todos voltar para o Yahoo!

    Beto (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 9:14 pm

    Ótima notícia. A primeira década do século XXI ficará na história da internet como a década da estagnação, por culpa do monopólio de um sistema operacional que levava as pessoas a usarem o IE6. Poderíamos estar em outro estágio da web, se em 2004 já fosse possível utilizar recursos já disponíveis em outros browsers que só em 2010 a Microsoft passou a suportar.
    Faz apenas um ano que pude passar a ignorar o IE6, por inércia de certos clientes, e o Google ajudará muito nisso. Não sou partidário dos que acreditam na conspiração Google para um futuro monopólio tecnológico, pelo contrário, o Google continua dando sinais de tentativa de quebra dos monopólios, com o lançamento de tecnologias abertas justamente para combater nichos ocupados a mais de 10 anos apenas por tecnologias proprietárias.

    Renan (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 9:14 pm

    “Mas deixar de suportar o firefox 3.5 eu já acho demais. Ele não é tão velho assim e dizer que basta atualizar para o FF 4 é fácil, mas vai dizer isso para quem está usando uma versão um pouco mais antiga do linux. Para usuários domésticos é mais fácil, mas no caso de empresas e instituições isso vai dar um bocado de aborrecimentos e trabalho extra !”

    CentOS/RHEL 5.x ainda vem com o Firefox 3.5/3.6. Não há como instalar o Firefox 4 neles sem alguns workarounds.

    Acho justo dizer que daqui algum tempo sites deixarão de ser compatíveis com o FF 3.6, e aí, quem usa distros LTS ou com longo ciclo de suporte, fica como?

    Marcos (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 9:49 pm

    @Marco Aurélio, você está confundindo com o FF 3.6.

    Além do mais, o que o Google está suportando não é tecnologia dele, mas um padrão.

    Marco Aurélio (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 10:31 pm

    Hum, realmente, confundi o Firefox 3.6 com o 3.5. Menos mal.

    Renan, quando o Firefox 3.6 chegar ao fim do seu suporte planejado pelos desenvolvedores, aí será o momento de verificar como fica a situação das distribuições que ainda estiverem ativas e que o incluam em sua lista de pacotes. Acho que essa data ainda não está muito próxima.

    Mas as distribuições LTS costumam brilhar nessas horas, com soluções variadas para permitir o upgrade (e não mero update) do pacote mesmo nas condições mais adversas, ou mesmo (dependendo do aplicativo em questão) passando a se encarregar diretamente de prover as atualizações de segurança. É o momento em que o usuário colhe o fruto de ter escolhido uma distribuição bem mantida e com recursos.

    Patola (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 6:01 am

    Muito ruim pro mundo corporativo que é extremamente conservador e em que ainda temos softwares de 5 anos atrás (ou até mais) em perfeito estado de funcionamento. Isso deveria ser levado mais em conta, apesar de o objetivo de avançar a adoção do HTML 5 ser louvável.

    Em outros termos… Essa iniciativa tem pontos positivos e negativos.

    joaocep (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 9:33 am

    Atualização: é apenas a obrigação de todo o administrador.

    Bernardo Collet (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 10:42 am

    antes tarde do que nunca…

    Cesar (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 12:04 pm

    Muito bonito, mas o google dá suporte pra quem quer. Semana passada era simplesmente impossível subir fotos para o picasa usando o Opera.
    E aí, google, o Opera não existe? Ou não é tão bom e moderno assim?
    Tá lembrando um certo comedor de maçãs que ignorava o Firefox a algum tempo atrás…

    ericodc (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 2:17 pm

    @wilfredo, na ultima vez que acessei o yahoo em um SO linux? dei de cara com uma tela afirmando que o navegador é incompatível. é frustrante fazer isso

    PS: se eu chego em uma repartição pública ou empresa e vejo telas com ie6 e outlook express eu vejo que há ali tudo menos administradores de sistemas, mesmo sabendo que há nelas apenas um ou dois empregados para isso ainda assim é gostar demais de viver apagando incêndio.

    jrk (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 4:59 pm

    Creio que a Mozilla continuará atualizando o 3.6 até 2012.

    Já o Firefox 4 acaba no 4.0.1, o Firefox 5 será o equivalente ao 4.0.2 (os users do Fx4 receberão o Fx5 como se fosse o 4.0.2).

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 5:43 pm

    @Cesar:

    Isso é problema do Opera (suportar padrões mais recentes empregados pelo mercado) não da Google.

    Paulo (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 7:49 pm

    Eu usava pra tudo o Iceweasel 3.5 do Debian Squeeze e num tava muito afim de instalar o 4 não. Mas como uso os serviços google e pode “embaçar” uma hora em algo que estiver fazendo, já instalei o 4.0 e tá de boa tbm.
    Viva o GNU/Linux! E o Debian! E o.. enfim..
    ;-)

    Heaven (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 8:43 pm

    Isso é ótimo, recursos mais modernos e estáveis.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 9:33 pm

    Já tava na hora, é muito ruim trabalhar com retro-compatibilidade. Cada bug esquisito que aparece em navegador antigo

    Novato que agora usa Ubuntu (usuário não registrado) em 5/06/2011 às 10:30 pm

    Continuarei usando meu Ubuntu LTS Lucid. Isso não vai mudar muita coisa, já que posso usar o Google Chrome (atualizado) e o Opera no LTS também, então tá tudo tranquilis! :)

    Ubuntu LTS forever! o/

    Robson (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 12:09 am

    @Copernico Vespucio — Vc acha que o Opera nao é moderno? Fala isso pq nao usa e nao se informa. O pessoal vive copiando feature dele e vc ainda vem falar isso.
    Claro q eles dao suporte a quem eles querem…suportam o firefox pq tem contrato. Nao admitir isso é nao se preocupar com a liberdade na internet e ser mente fechada.

    bill (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 12:16 am

    estrategia de marketing pra alavancar o ouso do chrome?

    google não é idiota… concerteza esse foi um movimento estratégico
    qual a necessidade urgente de fazer o gmail usar HTML 5 a tal ponto de deixar 17% do mundo sem suporte?

    jrk (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 4:03 am

    @Robson – De que contrato você fala do Firefox com o Google? Se for sobre a inclusão do Google como pesquisa o Opera também tem, assim como o Safari.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 7:43 am

    @bill, IE e FF também suportam HTML5. E o mundo caminha pra quem olha pra frente, nunca pra trás.

Este post é antigo (2011-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.