Google responde sobre fragmentação do Android e não disponibilização do código
Trecho do Gizmodo Brasil:
Um mês depois de o Motorola Xoom, primeiro tablet com Honeycomb, chegar às lojas nos EUA e Europa, os desenvolvedores Android não estão gostando de ainda não terem recebido o código-fonte do Honeycomb. Obviamente sentindo o calor da situação, Andy Rubin – chefe do Android no Google – usou o blog da plataforma para defender o atraso (…) (via gizmodo.com.br)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-04-11
Eu acho que a Google está certo. Tem que ter controle. Mas lembrando que além do Android ser livre, cada fabricante é livre para desenvolver o seu próprio sistema. Então se não está gostando da atitude da Google, que implemente o seu próprio sistema.
O que não pode é ter vários “sabores” de Android e isso prejudicar o usuário. Se isso ocorrer, a Apple vai estar esperando de braços abertos e sorriso largo na cara!
Ahhh se fosse a Oracle…
íamos ter PIQUETE na frente da SEDE…
Google , please , don’t be evil ;)
@ Dyego
Verdade.
@ Dyego
Mentira.
Ufa, pensei que o Google fosse deixar o Android virar um balaio de gato, e dai sim.. a plataforma Android iria “afundar”.
Liberar um código que pela própria equipe de desenvolvimento não está pronto…
Ai de mim se eu desse um commit em um código inacabado ou mal testado.
Pedem qualidade au open-source, mas não querem se quer esperar estar em “uma maturidade aceitável” para não haver [tantas] reclamações.
IMHO se fosse minha a decisão e eu visse tanto problema causado por dar a comunidade em geral uma visão do andamento do processo de desenvolvimento, simplesmente não daria mais essa visão…
e a comunidade só estaria ciente de que algo está sendo feito quando estivesse faltando só o “compile-time”.
Mas há sempre um lado obscuro… lançado um tablet com um software inacabado ou com erros? eu que não compraria! Ou está pronto, ou não está… não vejo meio termo.
@ Dyego
Verdade.
Pobre Oracle… *tão* injustiçada.
Não pode nem copiar a Redhat e roubar seus clientes, comprar o banquinho que todos amam, avacalhar com o Java, perseguir quem tem sucesso com a plataforma…
A regra é clara: tratamento diferente para quem age diferente.
imss
“Liberar um código que pela própria equipe de desenvolvimento não está pronto…
Ai de mim se eu desse um commit em um código inacabado ou mal testado.”
Aaah, pois é. Não devem nunca ter trabalhado com desenvolvimento em empresa, em grupo.
E olha que barbada, as empresas pegam código claramente ainda alfa / beta, colocam no aparelho.
Se estourar, tiram o corpinho fora e apontam para o Google.
Não pagam, não ajudam e ainda tentam queimar o filme de quem faz tudo. Negócio genial, certamente.
@Weber Jr.
Por isso defendo a atitude de manter “fechado” enquanto ainda há trabalho a ser feito. Porque na hora de usar a nova tecnologia todos querem, mas na hora de ajudar a desenvolver ou pelo menos assumir que pegou ainda inacabado… nada acontece.
Filho feio n tem pai em lugar algum, em hipótese alguma.
Se o PAI quer fazer questão de estar fazendo um bom serviço e que não será cobrado por atitudes alheias, estou de pleno de acordo.
Mas ainda assim volto a ressaltar o lado obscuro da história ao lançar equipamento com o software ainda não acabado… Teste com cliente final? se dá pra fazer esse tipo de teste que libere, acredito que já seja maduro o suficiente para ir para open.
Se alguem tem alguma hipótese sobre o pq do lançamento do Xoom sem que ainda esteja maduro pra virar ser liberado… por favor compartilhe, estou curioso!
Se alguem tem alguma hipótese sobre o pq do lançamento do Xoom sem que ainda esteja maduro pra virar ser liberado… por favor compartilhe, estou curioso!
Para tablets está pronto, mas para telefones não. Entao eles só vão liberar quando estiver pronto para telefones também, para evitar de colocarem o código de tablets em telefone (como muitos fizeram colocando o 2.2 de telefones em tablets)
@Weber Jr
Avacalhar com o java? A plataforma nunca evoluiu tão rapido como ultimamente.
E certamente se não fosse o google por trás do Andoid já teriam caido em cima, como já citaram por aqui ….
“Avacalhar com o java? A plataforma nunca evoluiu tão rapido como ultimamente.”
Sim, no mínimo colocar em dúvida a abertura da plataforma. Que parece ter tido uma reversão.
Se se interessar só pelo produto, pode ser, mas daí a gente vai começar a comentar até produtos fechados da empresa.
“E certamente se não fosse o google por trás do Andoid já teriam caido em cima, como já citaram por aqui ….”
Aé ? Mais do que estão caindo ? Querem AINDA mais alarde do que está sendo feito?
Não se contentam com pouco, mesmo. :)
“Ahhh se fosse a Oracle… ”
[2]
ou 3, vai saber. heheheh
E isso porque tanto o OpenJDK, o MySQL e o OpenOffice continuaram abertos, mesmos as versões “não acabadas”. E agora as JSRs aprovadas tem a árvore de desenvolvimento aberta no java.net, coisa que a Sun nunca tinha aceitado fazer. heheheh
Mas o Google está certo, é melhor segurar um pouco e evitar que o ecossistema fragmente mais. Lembrando também que TODA versão do Android o código fonte só foi liberado alguns meses depois dos primeiros celulares saírem.
Hum… então o google tem um SO para smartphones, outro para tablets e outro para… netbooks (chrome OS, estou falando de você)?
O google pelo jeito será o percursor do OOSPD – one operating system per device…
Agora usam todas as desculpas para limpar a barra da Oracle.Isso tá cansando.
Google está certo. Tem que segurar um pouco mesmo para tentar diminuir a fragmentação.
Quanto aos comentários: Empresas não tem que ser boazinhas, dar as coisas “de graça”, ou abrir código e todo esse me me me… Quem quer caridade, que vá a uma igreja. Empresas tem que dar lucro (tudo bem, muita igreja tbm…), senão fecham. Esse é o mundo real.
@Juliano
De acordo.
@self_liar, substitua Oracle por Google na sua frase e vai ver que é a mesma coisa. A crítica é ter dois pesos e duas medidas: ou as duas empresas estão erradas, ou as duas estão certas. Decida.
Marcos
“ou as duas empresas estão erradas”
Aí que está, nem uma coisa nem outra. Ambas fazem coisas legais, duvidosas ou completamente sacanas.
E na saldo geral Google é melhor disparado.
Sem contar que, muita gritaria para algo que pode até ser positivo, a conferir. E o fechamento foi motivado, até prova em contrário, pelas fabricantes leechers avacalhadoras.
@Juliano: empresas não têm que ser boazinhas. Mas se sua busca por lucro prejudica a sociedade ou as pessoas de modo geral, essas suas atitudes têm que ser repreendidas e exterminadas e, caso isso seja impossível, que se acabe com a empresa, sim. É por isso que temos leis antitrust e impedimentos do gênero.
FOSS não é caridade, é um modelo, que inclui acesso e liberdade de uso do software.
google quer mudar o processo de financiamento/produção do android, o problema é que de empresa para empresa não funciona, se houvesse uma comunidade, aí sim se poderia vencer tanto a fragmentação quanto a tivolização, no mais apenas as empresas estão terceirizando o desenvolvimentodo kernel/ambiente gráfico ao google.
ao meu ver houve uma nítida precipitação do google com o honeycomb, que levou ao problema de ter dois androids na praça, o problema é que os concorrentes (palm/webOS, apple/iOS, blackberry/blackberryOS) não tem problema de fragmentação
@Weber Jr,
A questao nao é se o google esta certo ou não, neste caso pode ate estar. Se por acaso a oracle liberasse uma versao do mysql com zilhoes de recursos novos, muito esperados e nescessarios pra muitos, soh para clientes comerciais, falando que em alguma hora iria abrir na versão free, muita gente ia chiar…
E muita gente ta vendo soh pelo lado de fabricantes colocarem a rom em celulares e cia, mas tb tem o lado q a comunidade nao pode fazer uma versao do HC, q poderia ser usada em tablets mesmo como o galaxy tab.
@self_liar, substitua Oracle por Google na sua frase e vai ver que é a mesma coisa. A crítica é ter dois pesos e duas medidas: ou as duas empresas estão erradas, ou as duas estão certas. Decida.
E a google está agindo muito melhor que a oracle. Sem contar que criticamos sim a Google.
Ah e ficar toda hora defendendo a Oracle ,mesmo que ninguém tocou no assunto não é muito bom de se fazer .
Não sei de onde você tira que ninguém critica a google e a Oracle.Mas voce quer demais que ninguém critique a Oracle principalmente no joguinho sujo que faz com a Google .
“,mesmo que ninguém tocou no assunto não é muito bom de se fazer .”
Consulte o br-linux e vai ver que vários tocaram no assunto antes de mim.
Sem falar que não defendi, apenas mostrei que o pessoal tem dois pesos e duas medidas. Está ofendida porque acertei em cheio na ferida. hehehe
“Mas voce quer demais que ninguém critique a Oracle principalmente no joguinho sujo que faz com a Google .”
Não quero isso, mas seria justo que quando o Google fizesse “joguinho sujo” contra outras empresas, que tivesse o mesmo tratamento.
Pra alguém que alega defender tanto a liberdade, você tem muita dificuldade em lidar com opinião diferente da sua. Por que será?
Não quero isso, mas seria justo que quando o Google fizesse “joguinho sujo” contra outras empresas, que tivesse o mesmo tratamento.
Pra alguém que alega defender tanto a liberdade, você tem muita dificuldade em lidar com opinião diferente da sua. Por que será?
Ficar repetindo a mesma conversa ,sabendo que isso já foi explicado simplesmente soa como trollgem .E já falamos que criticamos a Google sim .Mas ainda a Oracle vence no assunto de abuso.
Nem Google nem Oracle são “boazinhas”.
Todo mundo coloca tudo dentro das tabelas do BigTable e ninguém nunca viu os fontes dele. Isso é um dos motivadores do software livre.
Você pode ter a confiança “saber” o que está rodando dentro do software.
A Oracle faz a mesma coisa, ninguém sabe como o DB dela funciona, mas todo mundo acredita que funciona direito.
Concordo com a posição da Google em segurar um pouco o fonte do android, afinal de contas ela não é obrigada pela GPL a disponibilizar o tempo todo, apenas se distribuir.
Liberar agora, um produto com problemas, ia prejudicar d+ a marca Android pois todo mundo ia comprar os dispositivos rodando um sistema “beta” e iam falar que Android não presta.
O público da Google não é de geeks, mas sim usários comuns que apenas querem que o telefone funcione. É complicado quando o telefone trava do nada (isso já aconteceu com o meu).
Quanto à Oracle, nem vou entra no mérito da questão. Tirando a problemada toda com a Apache por conta do TestKit e do processo por patente de software contra a google, o resto foi tomada de decisão de negócio, o software que era livre continuou livre, e é isso que importa.