Google fecha seus sites específicos sobre Linux e outros sistemas
O google.com/linux foi uma boa notícia quando lançado, mas deve fazer vários anos que eu não lembrava mais da sua existência. Descanse em paz!
Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):
O site de busca confirmou a descontinuidade neste segunda-feira: “Estes serviços foram estabelecidos há muitos anos paraa oferecer busca através de um índice limitado da Web, que no passado era a melhor maneira de encontrar essa informação. google.com/linux, por exemplo, foi desenhado para ajudar pessoas a localizar informações de fóruns e blogs sobre o sistema operacional Linux “, explicou o Google.
“Hoje, a qualidade da pesquisa avançou tremendamente, e com base em nossa análise descobrimos que na maioria dos casos é melhor você procurar por esse tipo de informação especializada utilizando a caixa de pesquisa normal do Google, por exemplo, digitar [linux fedora atualização] “, disse a empresa.
A novidade pegou muitos usuários de surpresa, que estão protestando e exigem um pedido de desculpas da empresa: “”O Google Tio Sam é um recurso de pesquisa crítica”, escreveu um participante.” [referência: itnews.com]
Hummm sinceramente nem sabia que existia tal mecanismo especifico de busca no google.
Êêêêê, Google, hein…? Uma decepção atrás da outra…
Decepção por que Patola? Você usava algum deles?
Eu nem sabia que existiam… (claro que, não é porque eu não usava, que não tinham sua utilidade, mas foi explicado que a busca geral do Google supre as outras buscas)
Nossa, nem lembrava mais. Foi minha página inicial lá pelos idos de 2005, 2006…
Eu usei bastante isso, mas de fato não abria há bons anos.
Em algumas poucas ocasiões, cheguei a usar a página de busca para Linux como “mentirinha” pra tentar alguns medrosos e preguiçosos a usar alguma distro em seu desktop, alegando que todo mundo no Google usava e recomendava ^.^
Heheh.
Realmente. Descanse em paz.
Eu usava e usava bastante.
Por mais que a busca geral supra as pesquisas pesquisar pelo google/linux sempre trazia resultados mais limpos.
Ontem mesmo precisei fazer uma pesquisa para mudar algo em um debian recém instalado e ao pesquisr pelo google geral me trouxe diversos links inúteis que não tinham nada haver com linux.
Era bem legal, bonito e tudo mais. Mas atualmente ninguem usava mesmo. Para quem ficou orfão do serviço vai aqui algo melhor, busca especifica por pacotes, distros e muito mais, em ingles: http://duckduckgo.com/bang.html
Cheguei a usar o Google/Linux, mas não me fará falta…
O título da matéria ficou fora de contexto, dá a impressão, na primeira leitura, que é algo somente contra o Linux vindo do google. O idela seria algo como: Google desativa sites específicos para Sistema Operacionais”
Também usei muito pouco, só mesmo quando não achava na busca geral que usava o google-linux.
Agora a Google têm o lance das pesquisas customizadas que muitos sites utilizam (br-linux inclusive).
Talvez customizando uma busca seja possível trazer resultados mais significativos.
Eu acessei umas duas ou três vezes, nunca entendi muito bem o sentido. Devia ser útil no início do google, sendo mais fácil para filtrar, hoje em dia é barbada achar qualquer coisa.
Nem sabia que existia
Nem sabia que existia[1]
http://www.baidu.com/ -> Usem esse então…
Google desativa um recurso obsoleto cuja funcionalidade já é fornecida pelo seu mainstream.
Sim. E daí? Qual é a relevância da notícia?
Só pra jogar mais um título no ventilador que sugere uma briga inexistente Google vs. Linux ou Google vs Outros SOs?
Se ela apontar o link antigo para o mainstream da forma atual, ninguém vai sequer perceber a mudança.
Francamente…
se fosse relevante não fechava …
A relevância da notícia conforme avaliada pelo ITNews, pela PC World e outros meios que o publicaram, e pelo Google que também se pronunciou a respeito (se desculpando, inclusive, pela insuficiência de comunicações), parece ser decorrente do simples fato de que o serviço existia, e agora foi descontinuado.
Já a relevância do serviço é subjetiva, embora aparentemente seja baixa ou inexistente para a maioria do público. A questão de ele nem ser mais notado ou lembrado (por mim, especificamente) consta na primeira frase do post aqui do BR-Linux, até. Mas nos comentários você verá que para outra pessoa a página de busca do Linux era algo usado com frequência – uma exceção, como se vê. Para o Google, claramente a relevância do serviço era pequena.
Não vejo nenhuma sugestão de briga entre Google e Linux, mas imagino que ela seja fácil de perceber por parte de quem formou a ideia de que há aqui alguma campanha contra o Google e está disposto a ver indícios disso em tudo.
Pessoalmente sou até fã do Google e grato por todo o apoio que ele oferece ao código aberto (Google Code, Google Summer od Code, os vários projetos que ele mesmo mantém, etc.), o que não me impede de dizer o que penso nas ocasiões em que toma atitudes estranhas, como suprimir permanentemente a disponibilização do código fonte do Android 3.x.
Eu usei muito o google.com/linux. Só parei depois que passei a utilizar o campo de pesquisas diretamente no firefox, e aí nunca mais acessei a página do google pela barra de endereços.
Exatamente o que eu quis dizer a respeito de mudança irrelevante e não merecedora de um título sensacionalista como “Google fecha seus sites específicos sobre Linux e outros sistemas”. A funcionalidade já mudou de lugar faz tempo e o velho link apenas foi removido. Ponto.
Se há que se reclamar sobre alguma atitude da empresa em questão (e há sim, ela não é uma divindade), não seja a respeito de uma coisa dessas, francamente.
@Fellype acredito que esse foi o grande motivo por eu parar de utilizar esse serviço.Fiquei surpreso que um grande número de pessoas não conhecia deve ser somente o old school.
Só falta agora o pessoal revoltado criar um blog hospedado pelo fedora.
Combina, reclama de algo pouco usado em lugar nada usado.
@Illidan
Uso o DDG até no celular. Na minha opinião, para pesquisa genérica é muito melhor que o Google.
@Todos
http://mycroft.mozdev.org/search-engines.html?name=linux (ainda existem aqui os atalhos para o Google Linux, apesar de inúteis)
Sessão nostalgia
Quem aqui lembra do “Cadê”?
Copernico, se há algo a reclamar sobre o Google, que não seja sobre esta atitude, certamente. Eu não reclamei.
Por mais que você queira ver no título uma reclamação sensacionalista, não há crítica, reclamação ou sensacionalismo nele, apenas a descrição de um fato que nem mesmo me parece negativo.
Só fará diferença para quem não sabe pesquisar direito pelo site principal do google.
Aquele que o yahoo comprou ou o do MS-DOS?
C:> cade
> Cadê o quê?
Hahahaha… Isso sim é nostálgico.
@Fellype
Referi-me ao motor de buscas. Esse “cade” do MS-DOS, nem sabia que existia. =)
Só acho útil o `which’ no Linux (e não lembro de ter usado alguma coisa similar, mesmo no OS2/Warp).
Bremm
“Uso o DDG até no celular. Na minha opinião, para pesquisa genérica é muito melhor que o Google.”
Eu achei a melhor Search Engine que vi em anos.
Entretanto, vi propaganda boca a boca bem equivocada. De gente até tratando como se fosse um serviço comunitário.
Por mais underground que seja, pertence a uma empresa, com tudo de bom e ruim que isso acarreta. Então muitas das críticas que se fala sobre google se aplicaria também.
Eu tenho no meu Gtalk os bots tanto do google quanto do DDG. Acho essa interface ideal para celulares.
Pergunta e resposta na hora. Muito rápido e sem consumir banda porque o designer estava entusiasmado testando fofoletice nova.
Não imaginava que o pessoal que frequenta o br-linux desconhecia a busca específica. E o mais impressionante é que mesmo nunca tendo acessado ache “tudo bem; não servia p/ nada mesmo”. Provavelmente nunca ouviram falar que no campo de busca pode pesquisar por tipo de arquivo, links etc.
Até ser cancelado (óbvio) eu usei muito o serviço pois a filtragem era muito boa; economizava um bocado de tempo e o resultado era diferente (muito mais apurado) que a pesquisa genérica.
Mas, certamente o Google incorporou esta pesquisa específica no campo de busca e não há porque se preocupar.
Cadê?, Geocities (antes do Yahoo!), ver o linux com 7 Kb/s enquanto no Windows eram no máximo 3 ou 4 Kb/s na conexão telefônica, usar o kppp para ter internet.
Saudades do passado… :)
e não é que eu fui mesmo digitar “cade” no ms-dos…=(
É uma pena eu tb usava este recurso e muito, para mim era uma ferramenta muito util.
Pra quem perguntou, sim, eu usava e os resultados me pareciam vir bem mais filtrados do que se eu simplesmente fizesse a busca no Google genérico com a palavra “Linux”.
Copernico, hoje em dia está mais simples defender a Microsoft. :P
Mas sendo justo, acho que tem muito de correto nos seus argumentos.
esperimentem o greengle!