Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google dribla bloqueio à rede no Egito e cria acesso ao Twitter via fone

Texto do G1:

O Google anunciou nesta segunda-feira (31) a criação do serviço @speak2tweet (“fale para tuitar”), integrado à rede de microblog Twitter. O programa grava mensagens deixadas na caixa postal de um telefone internacional e posta o conteúdo no Twitter usando a hashtag “#egypt”, junto a um link para o arquivo de áudio.

O speak2tweet foi criado a partir de uma cooperação com os engenheiros do Google e da SayNow, uma empresa que integra serviços de voz e redes sociais que a gigante de buscas adquiriu na semana passada.

Todos os provedores do Egito foram desconectados da rede, o que significa que o país está sem internet. Redes de comunicação analógica, como a telefonia comum e faxes, continuam funcionando. O serviço do Google requer apenas uma chamada internacional e, portanto, deve estar disponível para os egípcios.

O Google diz esperar que a ferramenta “ajude as pessoas do Egito a permanecerem conectadas nesse momento muito difícil”. (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 12:54 pm

    Tá, mas eu não entendi uma coisa: com esse serviço, os egípcios poderão postar coisas no twitter, mas como as lerão se não tem internet? O mesmo serviço tem algum leitor que dita o que estiver escrito no twitter?
    Eu li a reportagem mas não achei muito claro. Então eu pergunto: se os egípcios podem postar mas não podem ler, para que serve o serviço? Será que é alguma esperança de ter ajuda internacional?

    Meu entendimento é que assim os cidadãos que estão lá atrás da Cortina de Areia podem voltar a informar a pessoas que estão fora de lá sobre situações, acontecimentos e planos, para que isso chegue a organizações que operam fora do Egito e podem usar os canais ainda abertos (incluindo TVs por satélite, e a própria telefonia) e os que o governo egípcio ainda não conseguiu bloquear com eficácia (diria “clandestinos”) para divulgar aos demais egípcios e coordenar ações.

    Não é, como bem observas, um recurso para divulgar diretamente informações entre os egípcios, mas sim para permitir que o cidadão comum volte a ter um canal para fazer chegar as informações a quem está tentando agir (ou mesmo acompanhar) a partir de fora.

    Se vai ser eficaz eu não sei, mas é interessante observar o quanto pode ser difícil a um governo isolado aplicar censura a meios tecnológicos hoje, quando não tem meios de exercer pressão contra os grandes players da Internet.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 1:27 pm

    Se o governo do Egito puder forçar as operadoras a bloquearem ligações para o número, então essa “ajuda” não servirá para muita coisa.

    No mais, é uma ótima forma de a Google fazer propaganda do seu novo sistema para converter fala-em-texto.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 2:39 pm

    Logo os egípcios vão ter que começar a usar AX.25 e internet via rádio amador para se comunicar…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 3:44 pm

    Com tantos acontecimentos estranhos pelo mundo, vai servindo de experiência para nós, caso aconteça algo parecido por aqui… Não, eu acredito no nosso Brasil e estas coisas não vão acontecer por aqui… Se não um monte de gente vão cometer o suicídio…

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 4:52 pm

    E Internet via satélite? Será que não tem gente usando? :D

    André Moraes (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 5:33 pm

    @Daniel
    internet via rádio

    Isso me lembra do filme Transformers, onde o que salva todo mundo é o velho e bom código morse.

    Imagina, fazer um tweet usando o telex.

    Sem contar que com a restrição de banda que essa tecnologia do google impõe, o twitter se mostra a única ferramenta de comunicação viável para os egipícios hoje.

    Nunca 140 caracteres valeram tanto.

    erico (usuário não registrado) em 1/02/2011 às 11:06 pm

    mesmo no código morse sempre se cai no problema de ter de alguma forma usar redes governamentais ou de empresas, sensíveis a pressões governamentais.

    Outra coisa, o comportamento das grandes empresas americanas é sempre interessante, em países interessantes para o governo americano sempre se cria algo, como quando google habilitou o farsi durante a crise pós-eleitoral no irã, nunca vi nada parecido ser ofertado aos palestinos.

    Mas de quqlquer forma a luta dos egipcios deve ser apoiada mesmo.

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 12:40 am

    “Outra coisa, o comportamento das grandes empresas americanas é sempre interessante, em países interessantes para o governo americano sempre se cria algo, como quando google habilitou o farsi durante a crise pós-eleitoral no irã, nunca vi nada parecido ser ofertado aos palestinos.”

    @erico, concordo em gênero, número e grau com a sua afirmação… É exatamente isso que ocorre…

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 2/02/2011 às 10:45 am

    Google se aproveitando da desgraça alheia para fazer propaganda do sistema de fala!!

Este post é antigo (2011-02-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.