Android 4.0 previsões para a disponibilização do código e os upgrades de aparelhos existentes
Andy Rubin, o chefão da área mobile no Google, afirmou que o código-fonte do Android vai ser disponibilizado algumas semanas após a chegada ao mercado do recém-anunciado smartphone Galaxy Nexus.
Já está confirmado também que o novo Motorola RAZR, anunciado menos de 24h antes do Android 4.0, será mesmo lançado ainda com o Android 2.3.5, e que receberá um upgrade para o 4.0 só em 2012.
A HTC divulgou que está avaliando o 4.0 para fazer seus planos de upgrades e que – embora tenha a meta de atualizar tantos aparelhos recentes quanto for possível – seu compromisso é com o desempenho e a usabilidade de cada aparelho primeiro.
A Sony Ericsson confirmou que seus celulares Xperia de 2011 receberão (em data não mencionada) o 4.0.
E – até onde pude verificar – nenhum fabricante ainda disse nada sobre datas previstas de upgrades de tablets. Uma exceção parcial é a Asus, que quando perguntada genericamente se o Android 4.0 chegaria aos tablets até o final do ano, não se comprometeu nem mesmo com a data mencionada, mas abriu espaço para expectativas com uma sua resposta: “talvez antes disso”. (via h-online.com – “Andy Rubin: Android 4.0 to be open sourced by year end – The H Open Source: News and Features”)
Resumo: a HTC, fabricante do primeiro Nexus, foi quase pega de surpresa.
Isso é até bom, porque determina uma boa política de não favorecer nenhuma fabricante em particular. Quando a próxima verão, Jelly Beans, for anunciada e aparecer o próximo Nexus, a bola da vez não deverá ser a Samsung novamente.
Até porque o Google agora fabrica os seus próprios celulares.
Eu diria que a Motorola-mobile, da Google, também ficou pra trás dessa vez e eu acho que ficará da próxima vez também, embora se ela não fosse comprada pela Google ela seria naturalmente a bola da vez. Mas agora não será mais, pra não dar comida de graça aos trolls.
É pena, eu gostaria de um Atrix Nexus com o JellyBeans.
Até onde eu percebo a regra é: quem vender mais no período ou quem contribuir mais ao ecossistema ganha o direito de fabricar o Nexus.
Se eu fosse a HTC eu desistia temporariamente do Sense, criava um aparelho para o ICS padrão e lançava no mercado o mais rápido possível pras compras de natal. E pensaria com carinho em um tablet pra 2012.
Pra horror dos haters, até agora o Gooogle não prejudicou ninguém usando a Motorola Mobility.
@Marcos, as palavras importante no seu comentário são: “até agora”
@Spif:
@Porfírio disse:
“Mas agora não será mais, pra não dar comida de graça aos trolls.”
Era disso que eu tava falando…
Eu me reservo o direito de duvidar dos updates até que eles ocorram de fato