Google Chrome ou Chromium no Debian Squeeze
Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):
“Os navegadores default que vêm instalados no Debian são o Epiphany e o Iceweasel. No entanto, temos diversas outras opções de instalação a partir dos repositórios. Atualmente um dos browsers que mais tem ganho adeptos é o Google Chrome, desenvolvido pela Google a partir do projeto de código livre denominado Chromium. Veremos nesse artigo como instalar tanto o browser oficial da Google quanto o do projeto Chromium.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-21
interessante saber que dá pra usar ppa do ubuntu tranquilo no debian. No caso em questão acabo fazendo o que eles chaman de apt-pinning, que é usar repositorio de outra versão, testing ou unstable, pra ter uma pacote/porgrama mais atual.
Para evitar conflitos habilito o repositorório extra apenas no momento da instalação e atualizações para evitar problemas.
“A melhor forma seria a primeira, já que é mais prática, segura e permite um melhor gerenciamento através do apt-get.”
Na prática qual é a vantagem de vdd de utilizar o repositório? Porque baixar do site eu acho + prático e rápido do que adicionar outro repositório e além disso nunca percebi que o gerenciamento através do apt-get seja melhor ou pior, já que posso remover ou atualizar o pacote depois pelo apt-get tb.
Acho que como foi dito no artigo, a vantagem de poder utilizar versões bem + atuais do que as do repositório, na minha opinião coloca o download do site como a melhor opção disparada.
@Humberto
Nunca serão!
A vantagem do repo é a atualização em lote que pode ser automática.
Instalação de programa é via repositório. Baixar executável e outros é coisa de janelas.
“Baixar executável e outros é coisa de janelas.”
Esse tipo de preconceito é coisa de quem tem mente fechada, pois às vezes a melhor opção pode não ser encontrada apenas no repositório.
É claro, se quiser ficar sem poder acessar a funcionalidade de diversos sites (como o google+ por exemplo e outros que utilizam html5),pode continuar na sua versão bem antiga baixada através do repositório.
@Humberto,
Preconceito e mente fechada? Discordo e desculpe a ignorância, mas qual sistema “de mercado” / “amplamente utilizado” utiliza esse modelo de instalação? A primeira referência é o janelas.
Se o pacote ou versão do software não se encontra no repo, ai é problema do repo e não do modelo “lista de repositórios”.
@Humberto
Repositórios como o Launchpad podem lhe fornecer versões tão atuais, para muita coisa, quanto o site do próprio desenvolvedor.
E tudo muito simples. Adiciono o repositório e depois o OS se encarrega em manter tudo atualizado, em lote e diariamente.
Isso além de eu não precisar ficar vasculhando a internet em busca do software fulano de tal. nada de ir em download.com, gratis.com.br, superdownloads.com.br etc)
A vida com repositórios é muito melhor.
Tanto que virou moda. APP Stores da Apple, Android, Amazon etc não são nada mais do que REPOSITÓRIOS.
Eu baixei o chrome do site do google, cliquei com o botão direito e mandei executar com o gerenciador de pacotes. Ele instala o google chrome, e adiciona o repositório do chrome no apt-get. Assim ele o chrome fica gerenciado e sempre atualizado. Manha!
Debian, sempre dificultando as coisas.
Com o Ubuntu é só ir no site, baixar o pacote e instalar (não precisa do dpkg -i), além do pacote em si adicionar o repositório AUTOMATICAMENTE. Não precisa editar e dar comando nenhum. MUITO mais fácil e prático.
Putz, Tutorial pra instalar Chrome. :O
Estou muito mal acostumado com Ubuntu msm!!!
@Bruno
Nem todo pacote adiciona o repositório automaticamente.
@Bruno
Num critica sem conhecer. Debian é praticamente uma das, se num for a distribuição Linux mais respeitada e conceituada no mundo todo.
E isso de repositórios é tão simples. Tente. Use.
;-)
“@Bruno
Nem todo pacote adiciona o repositório automaticamente.”
Mas esse adiciona.