Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google Chrome ou Chromium no Debian Squeeze

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Os navegadores default que vêm instalados no Debian são o Epiphany e o Iceweasel. No entanto, temos diversas outras opções de instalação a partir dos repositórios. Atualmente um dos browsers que mais tem ganho adeptos é o Google Chrome, desenvolvido pela Google a partir do projeto de código livre denominado Chromium. Veremos nesse artigo como instalar tanto o browser oficial da Google quanto o do projeto Chromium.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    interessante saber que dá pra usar ppa do ubuntu tranquilo no debian. No caso em questão acabo fazendo o que eles chaman de apt-pinning, que é usar repositorio de outra versão, testing ou unstable, pra ter uma pacote/porgrama mais atual.

    Para evitar conflitos habilito o repositorório extra apenas no momento da instalação e atualizações para evitar problemas.

    Humberto (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 10:46 am

    “A melhor forma seria a primeira, já que é mais prática, segura e permite um melhor gerenciamento através do apt-get.”

    Na prática qual é a vantagem de vdd de utilizar o repositório? Porque baixar do site eu acho + prático e rápido do que adicionar outro repositório e além disso nunca percebi que o gerenciamento através do apt-get seja melhor ou pior, já que posso remover ou atualizar o pacote depois pelo apt-get tb.

    Acho que como foi dito no artigo, a vantagem de poder utilizar versões bem + atuais do que as do repositório, na minha opinião coloca o download do site como a melhor opção disparada.

    capitão (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 11:35 am

    @Humberto

    Nunca serão!

    A vantagem do repo é a atualização em lote que pode ser automática.
    Instalação de programa é via repositório. Baixar executável e outros é coisa de janelas.

    Humberto (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 11:41 am

    “Baixar executável e outros é coisa de janelas.”

    Esse tipo de preconceito é coisa de quem tem mente fechada, pois às vezes a melhor opção pode não ser encontrada apenas no repositório.

    Humberto (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 11:43 am

    É claro, se quiser ficar sem poder acessar a funcionalidade de diversos sites (como o google+ por exemplo e outros que utilizam html5),pode continuar na sua versão bem antiga baixada através do repositório.

    capitão (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 12:38 pm

    @Humberto,

    Preconceito e mente fechada? Discordo e desculpe a ignorância, mas qual sistema “de mercado” / “amplamente utilizado” utiliza esse modelo de instalação? A primeira referência é o janelas.

    Se o pacote ou versão do software não se encontra no repo, ai é problema do repo e não do modelo “lista de repositórios”.

    @Humberto

    Repositórios como o Launchpad podem lhe fornecer versões tão atuais, para muita coisa, quanto o site do próprio desenvolvedor.

    E tudo muito simples. Adiciono o repositório e depois o OS se encarrega em manter tudo atualizado, em lote e diariamente.

    Isso além de eu não precisar ficar vasculhando a internet em busca do software fulano de tal. nada de ir em download.com, gratis.com.br, superdownloads.com.br etc)

    A vida com repositórios é muito melhor.

    Tanto que virou moda. APP Stores da Apple, Android, Amazon etc não são nada mais do que REPOSITÓRIOS.

    Tiago (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 1:25 pm

    Eu baixei o chrome do site do google, cliquei com o botão direito e mandei executar com o gerenciador de pacotes. Ele instala o google chrome, e adiciona o repositório do chrome no apt-get. Assim ele o chrome fica gerenciado e sempre atualizado. Manha!

    Bruno (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 1:31 pm

    Debian, sempre dificultando as coisas.

    Com o Ubuntu é só ir no site, baixar o pacote e instalar (não precisa do dpkg -i), além do pacote em si adicionar o repositório AUTOMATICAMENTE. Não precisa editar e dar comando nenhum. MUITO mais fácil e prático.

    Verdade (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 1:46 pm

    Putz, Tutorial pra instalar Chrome. :O
    Estou muito mal acostumado com Ubuntu msm!!!

    @Bruno

    Nem todo pacote adiciona o repositório automaticamente.

    Ratito (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 5:51 pm

    @Bruno
    Num critica sem conhecer. Debian é praticamente uma das, se num for a distribuição Linux mais respeitada e conceituada no mundo todo.
    E isso de repositórios é tão simples. Tente. Use.
    ;-)

    Humberto (usuário não registrado) em 23/07/2011 às 2:11 am

    “@Bruno
    Nem todo pacote adiciona o repositório automaticamente.”

    Mas esse adiciona.

Este post é antigo (2011-07-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.