Google anuncia adoção do protocolo Jingle em seus serviços de voz
Enviado por Weber Jr (semspamΘterra·com):
“O anúncio da adoção do protocolo Jingle nos serviços de chat por voz do Google foi feito dia 23, embora seja um tanto técnico, acredito que o impacto dele (mirando o Skype?) mereça maior destaque além dos fóruns sobre XMPP.
Para compreender o interesse pode ser útil a análise do Thiago Camargo, que trabalha muito focado em Jingle: [xmppjingle.blogspot.com/…].” [referência: xmpp.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-06-27
Se o Google quiser mesmo acabar com o Skype (e ainda de quebra fazer com que a Microsoft tenha gasto US$ 8 bi a toa) eles vão precisar colocar suporte nativo a Jingle no Android. Assim eles vão usar a mesma arma que a MS usou para fazer as pessoas ficarem habituadas com o MS-Office e o famigerado IE.
o Skype roda em todo lugar. O Gltak só roda em Mac/Linux via gmail. O Skype aliás, roda até em Symbian.
E pelo menos por enquanto, o modelo de negocios do Skype e o gTalk são bem diferentes.
Frank, Já existe Google Voice para Android, e a partir do Android 2.3 já vem suporte nativo a voz e vídeo na app do Google Talk.
Gabriel Rezende, O gtalk roda em qualquer lugar porque usa padrões abertos (XMPP/Jingle). O google voice também (SIP).
Andre Silva,
Usar padrao aberto nao quer dizer q tem a implementacao em todos lugares, q as implementacoes sao inteoperantes, e q tem mesma experiencia de uso.
Google voice no android nao funciona no brasil, e o suporte nativo de voz e video do gtalk funciona em muito poucos aparelhos no mercado. Diferente do skype q ja ta disponivel pra todos aparelhos em qq plataforma mobile.
Ao que vi o google tem tomado várias frentes para o avanço do html5 (sim, o html5 tem algumas coisas legais que vão permitir video conferencias e coisas do tipo), e isto é algo sensacional, ao meu ver.
Rumo à Internet ubíqua, democrática e sem restrições artificiais. Se a google está se tornando uma grande e talvez perigosa potência na web? Sim, está. Mas ela consegue conquistar seus usuários da melhor maneira: não por força, mas pela qualidade de seus serviços.
Pois, enquanto padrões proprietários beneficiam somente uma ou outra empresa, padrões abertos beneficiam a todos.
Isso pra mim já é suficiente para considerar iniciativas de padrões abertos melhores que as de padrões proprietários, independente do critério técnico (sim, muitas tecnologias proprietárias são tecnicamente melhores que soluções abertas).
@Gabriel Rezende
“o Skype roda em todo lugar. O Gltak só roda em Mac/Linux via gmail.”
De boa, o que você fumou?
Empathy, Pidgin, Kopede e, agora até o Emesene suporta GTalk.
Frank
“Se o Google quiser mesmo acabar com o Skype… eles vão precisar colocar suporte nativo a Jingle no Android.”
Isso está previsto. Mesmo que não estivesse, como se está usando um padrão aberto, logo surgem implementações em clientes de terceiros.
Rodrigo
“Usar padrao aberto nao quer dizer q tem a implementacao em todos lugares, q as implementacoes sao inteoperantes”
Não quer dizer que as implementações vão brotar da terra, mas quer dizer que todos podem interoperar, implementações abertas ou proprietárias.
“suporte nativo de voz e video do gtalk funciona em muito poucos aparelhos no mercado”
Disso que trata a notícia, que está mudando para protocolo padrão, não proprietário.