Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google admite gravar dados de usuários do Android

Trecho da matéria no iG Tecnologia com o posicionamento oficial do Google sobre o rastreamento narrado em “Android (e iPhone) registram secretamente a localização dos usuários“:

Um porta-voz da empresa afirmou que os dados são coletados de maneira anônima, sem serem relacionados a um usuário específico, e que são apagados quando os usuários reconfiguram seus telefones. A prática visaria fornecer uma melhor experiência móvel nos dispositivos Android.

Ele também diz que todo o compartilhamento de informações de localização no Android é uma opção do usuário – que, entretanto, já vem marcada como default após a instalação de aplicativos de mapas e buscas, informa o site Dvice.

Além disso, bloquear a transmissão de dados de localização pode reduzir as funções do smartphone, especialmente em relação a mapas, explica o site do Wall Street Journal. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe Prenholato (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 8:33 am

    Provavelmente vão cair matando cachorros a gritos sobre isso, novamente … O fundo é que a coleta destes dados é importante para o funcionamento destes serviços e toda vez que eu pus uma nova ROM no meu sgs assim que uso os mapas me é perguntado se eu aceito o serviço.

    Logo, se ficar claro que desabilitado as opções estes dados não são mais enviados acredito que do ok

    self_liar (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 12:29 pm

    Politica ainda melhor que o do Iphone e foi bem esclarescido pela google.

    O que tem a dizer a apple?

    Carlos henrique (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 12:37 pm

    Dados anônima como assim?? para ter um histórico tem que identificar no minimo o aparelho..

    Andre Moraes (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 1:04 pm

    @carlos

    Nao necessariamente, basta identificar a rede e a posicao via GPS.
    O intuito nao e ter um historico, porem o Google usa isso junto com informacoes de torres de celular para permitir geo-localizacao.

    Se nao me engano esse recurso e oferecido desde a epoca do Google Gears onde o sistema utiliza informacao de rede sem fio para identificar a posicao do usuario.

    Agora com certeza a politica de assumir publicamente que efetua tal pratica e importante, diferente da Apple que ainda nao falou oficialmente.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 2:31 pm

    Pelo menos agora ele não salva dados secretamente, ele salva publicamente :)

    Jamil (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 3:20 pm

    É uma grande pena! A gigante das pesquisas tem uma grande arma, pessoas. E esta arma proporcionou ao longo dos anos informações preciosíssimas. Dessa maneira, tendo acesso a bilhões de pessoas ao redor do globo terrestre é uma fonte inesgotável de informações – é como ter uma média de como os usuários pensam e posteriormente lançar um produto certeiro. O Chrome quando foi anunciado foi a mesma história, coletava dados acerca do usuário e continua coletando. Agora com o Android um pouco pior. Já pensou ser localizado com a terceira geração do sistema de posicionamento global (GPS) numa precisão de 50cm? Dá até pra inferir em que lado da porta você entra no estacionamento, shopping, etc.

    Particularmente não vejo isso uma questão de ética, mas sim um questão de marketing. Todo mundo esconde, mas no final todo mundo faz especulações. Se olhar para um usuário de acordo com o que ele faz ou reage a determinada ação, por que não ter dados em “tempo real”? Acredito que a sociedade seria ainda mais controlada que hoje. Nem chega a ser lavagem cerebral, mas sim apresentar soluções ao ser humano, mais rapidamente do que ele possa pensar. Já que se têm dados acerca do mesmo e como ele gostaria que algo em sua volta acontecesse em dado momento do tempo.

    Por último, a tecnologia da informação evoluiu rapidamente tudo graças a esta experiência que o usuário teve com ela. A tecnologia é feita para facilitar a vida do ser humano. Cabe apenas a nós regularmos tudo que fazemos com ela. Mas acaba sendo complicado, vai chegar um tempo que todo mundo será obrigado a contribuir com informações, até mesmo pessoais. Caso queira ele ou não. E isso já vem ocorrendo há tempos.

    Gabriel (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 9:34 pm

    http://br-linux.org/2011/google-admite-gravar-dados-de-usuarios-do-android/
    to
    http://br-linux.org/2011/aham-senta-la-claudia

    João (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 10:08 am

    # rm /system/app/NetworkLocation.apk

Este post é antigo (2011-04-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.