GNU Free Call: “similar ao Skype”
Segundo o anúncio inicial, a meta é dar ao GNU Free Call uma onipresença similar à do Skype, inclusive quanto à usabilidade em todas as plataformas e diretamente pelo público em geral, permitindo comunicação segura mas sem requerer registro em uma entidade central.
Via NoticiasLinux, que tem os links:
GNU Free Call é um novo projeto para desenvolver e implantar serviços de comunicação seguros e auto-organizados ao redor do mundo para uso privado e para administração pública. Nós usamos o protocolo de padrão aberto SIP e o GNU SIP Witch para criar redes seguras ponto-a-ponto via mesh e damos as boas vindas a todos os participantes de nosso esforço.
(via noticiaslinux.com.br)
outro? só espero que seja melhor do que o gnash… “alternativa” open source ao flash da adobe.
O que Gnash tem a ver com o GNU Free Call?
Flash é proprietário e precisa de muita engenharia reversa para chegar a algo similar.
O protocolo SIP é aberto, usado no Ekiga também(ekiga.org) e será utilizado também no GNU Telephony.
Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto!
Chega de MSN, Skype, Flash…
Se a coisa rolar mesmo, teremos pelo menos a chance de ter um software mais decente do que o Skype para o Linux que não recebe muita atenção por parte dos desenvolvedores.
@tereso: O que tem a ver o Gnash com o GNU Free Call?
Lembrando que existem outros softwares do tipo o QuteCom (antigo openwengo): http://trac.qutecom.org/
Talvez o problema com sistemas do tipo open source é o mesmo que o dos clientes msn; vc tem q ser compatível com o protocolo “padrão”, que é neste caso o do skype, mas como ele é proprietário, a coisa nunca vai pra frente.
Espero que esta iniciativa dê certo.
O fato de usarem SIP por ser um padrão difundido é bom.
O ruim do SIP são as gambiarras porcas que se tem que fazer quando se está atrás de NAT. Apesar do SIPv2 ter sido bolado depois que o NAT já era muito utilizado, parece que os engenheiros que escreveram a RFC se esqueceram desse detalhe.
O Skype usa um protocolo P2P proprietário que remonta dos tempos do Kaazaa. Convenhamos: funciona muito bem.
Eu vi num lugar, que diferente do Skype, onde há um servidor que centraliza todas as comunicações, o GNU Free Call será P2P.
E então me surge uma dúvida. Para chamadas em vídeo, teríamos que retransmitir para cada pessoa que “nos assiste”? Haveria como driblar isso sendo 2P2?
@Henrique Pacheco:
O Skype é P2P. Os servidores são responsáveis pela autenticação, roteamento entre peers, etc. O fluxo de voz só passa pelo servidor em casos onde os peers não conseguem conectar-se. Mas ele usa técnicas mirabolantes para driblar firewalls e proxys. E como havia dito, o SIP não é bom para isso.
Sem falar nos supernodes, que encaminham conexões dos azarados presos atrás de NATs sem precisar de servidores mantidos pela empresa.
Sei lá, Nat é uma maldição mesmo. Espero ter IPv6 em casa logo, sem túneis.
E como é a qualidade de transmissão desse SIP. Certa vez li um artigo que um dos problemas desses Skype-killers é justamente a má qualidade da rede.
Como é a qualidade do SIP comparada à do Skype? Afinal, o Skype é excelente.
O SIP ainda está bem atrás do protocolo do skype. Pra você conseguir a mesma qualidade no SIP, teria de ter uma banda bem mais larga e a máquina gastaria muito mais processamento.
De qualquer forma, não deixa de ser uma alternativa pra quem não se esbarra nessas limitações.
O jingle-nodes num já resolveu o problema do Nat??