Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gnome3.org: um site para apresentar o GNOME 3

O GNOME 3 deve sair em abril, e seus desenvolvedores prepararam o site gnome3.org para exibir antecipadamente o que esperar da nova versão.

No momento o site contém uma breve apresentação, um FAQ e instruções para quem quiser fazer o download e compilar para ajudar com o desenvolvimento e a identificação de bugs. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:23 am

    Testarei(mesmo sendo KDE user)

    Só espero que a primeira distro que resolver implementar o Gnome 3 quando ele estiver em versão “RC”, não seja “linchada” por sua atitude, como é de praxe.

    Junin (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:23 am

    Olhando assim parece que ficou mais limpo e menos “confuso” que o visto há meses atrás (digo isso por que só olhei shots e tal nunca testei pra ver como é mesmo, que faz sim uma enorme diferença para fazer uma avaliação)

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:46 am

    Bem que podiam disponibilizar pacotes pré-compilados para as distribuições mais populares, assim iam facilitar a vida de quem quer experimentar…

    Goedson (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:07 am

    @Ricardo como está bem explícito lá no site, o GNOME 3 ainda é “Alpha software” então o público alvo nesse momento é quem pode compilar e ajudar no desenvolvimento. Como disse o Ironmaniaco, se tivesse pacotes pré-compilados para as distribuições nesse momento, logo apareceria gente falando que “o GNOME 3 é uma porcaria, dá pau toda hora etc”. Então, quem quer só experimentar deve esperar até ele estar estável.

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:11 am

    Tenho a ultima versão instalada no Fedora, foi necessário compilar, mas não tive dificuldade, segui o tutorial do Lennoazevedo em

    http://www.projetofedora.org/gnome-shell_no_fedora

    Um dos problemas que encontrei foi o uso do gerenciador de janelas Mutter que o gnome-shell usa, acho que poderia usar o compiz que esta mais maduro, o Unity esta usando o compiz.

    O ambiente é muito bom, inovador, mas ainda não esta pronto. Nada pode ser personalizado ainda.

    Marcelo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:33 am

    Me pareceu bem semelhante ao Unity.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:16 am

    Bom na minha opinião, como os kde e o gnome são ótimos ambientes, a briga vai ser nos detalhes, estética e usabilidade principalmente, e os usuários so tem a ganhar (a não ser aqueles que tem um core i7 8 de ram e 1gb de video e choram para ativar qualquer recursos mesmo que seja uma calculadora).

    @Marcelo é justamente o contrário, o Unity é que é bem semelhante ao Gnome-shell.

    Junin (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:49 am

    @bitjesse

    Olhe imagens mais antigas do GNOME 3 (3 meses atrás ) vai ver que é ao contrário.

    Fellype (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 12:04 pm

    A aparência está mais bonita.
    Será que melhoraram o navegador de arquivos?

    jvicelli (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 1:08 pm

    As pastas e as janaelas ainda parecem da versão 2, tomara que melhorem isso também…

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 1:28 pm

    tá sensacional, mesmo sendo ainda um alfa.

    e é o tipo de interface quase mobile-ready. :)

    tenchi (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 1:32 pm

    @jvicelli, me parece que o shell é só um shell mesmo :-) Ele é só o desktop, e uma forma de as aplicações sse integrarem com ele (como o sistema de mensagens, etc).

    As aplicações, com seus widgets, menus, etc., continuarão com a mesma cara. Quem cuida disso é o gtk. Eu uso o Kubuntu em casa e o Ubuntu no pc do trabalho, e acho o visual do gnome até interessante. Mas gostaria de ver, nas versões futuras (de preferencia na 3) o uso maior de recursos de animações, trasparências e novas formas de interação que o clutter provê (e é bastante usado no shell, ao contrário do unity que usa os recursos do Qt), mas que as aplicações para desktop em Gtk parecem ignorar. O nautilus é um que precisava de uma geral.

    tenchi (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 1:34 pm

    Ah sim, só acho que o pessoal do gnome poderia deixar neste site do gnome na sessão try out não instruções de compilação, mas uma imagem iso de um sistema limpo, só com o gnome-shell, com o último build (talvez do último final-de-semana) do ambiente, para o usuário poder sempre saber sobre os avanços que são feitos.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 2:22 pm

    Testei unity, e gnome shell, nenhum funciona direito, trava muito, muito mesmo… mas eu gostei da idéia desses ambientes, bem diferente dos tradicionais que estamos acostumados…

    @Fellype melhorar o nautilus ?! o nautilus ta perfeito ! Tudo que faltava para fechar com chave de ouro era suporte a abas que veio com umas releases passadas !

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 4:24 pm

    Eu usei ontem aqui no ubuntu mas deu uma travada depois de 15 min
    Eles estão em dev então isto é admissível.

    Gláuber (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 6:57 pm

    Pra mim falta o nautilus renomear arquivos em massa nativamente, mostrar detalhes de arquivos de mídia como duração, resolução, artista, álbum, etc (tem uma extensão q faz isso mas deixa o nautilus mto lento), aquela opção de renomear arquivos da janela de conflito de arquivos deixa mto a desejar em matéria de usabilidade pro meu gosto e nem funciona direito. O desempenho tb deixa mto a desejar qdo abro pastas com mtos arquivos. Miniaturas em pastas tb seria uma boa. Enfim, tá bom, mas pode melhorar mto mais.

    cochise (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 7:53 pm

    O papel de parede é um plágio do stipes, papel de parede oficial do KDE 4.5.
    http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&safe=off&client=firefox-a&hs=fF3&rls=org.mozilla:pt-BR:unofficial&q=stripes%20kde&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=476

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:37 pm

    Estou usando o gnome-shell 2.95, compilada no Fedora 14, como coloquei o link acima. Esta muito bom, falta várias coisas, mas para um alfa esta rodando bem, não congelou e não trancou nenhuma vez. Estou usando com ambiente desktop padrão.

    Quem quiser experimentar pode usar no Fedora 14 que esta funcionando redondo.

    Heaven (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:40 pm

    Para mim o nautilus precisa evoluir muito em usabilidade.

    tenchi (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:34 pm

    Ah sim, na minha opinião uma coisa que os desktops modernosos pecam: aplicam várias coisas no desktop, deixando as aplicações de lado. Ou seja, colocam vários aplicativos embutidos no desktop, quando a maioria dos usuários usam aplicativos em janelas que cobrem o próprio desktop!

    Aí pra acessá-lo vc tem q minimizar todas as janelas ou usar algum artifício semelhante. Exemplo de ambiente que sofre deste mal: o Plasma, do KDE.

    É inviável utilizar um computador sem usar aplicativos que se baseiam no conceito de janelas.

    Uma ideia bacana, na minha opinião, são os aplicativos que estão sempre em memória, mas que basta uma tecla ou movimento para que apareçam na tela, desaparecendo novamente quando perdem o foco ou por ação do usuário, como o yakuake, guake, tilda, etc. Embora estes sejam emuladores de terminais, o conceito vale para qualquer outro tipo de aplicação. Ficar minimizando, alternando janelas e coisas do tipo é chato e estressante.

    lekegf (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:55 pm

    @tenchi

    relaxa com o Shell você não vai ficar precisando minimizar nada. ;D
    e no KDE tem aquele botão que mostra o desktop, mais prático que minimizar janelas uma a uma. Mas eu ainda não conheço esse conceito que vc citou, talvez seja interessante.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 1:23 am

    O que mais gosto no gnome parece que vai se perder com essas novas interfaces: a flexibilidade de customizar o desktop usando applets.

    E enquanto isso pequenas melhorias de grande impacto para o usuário continuam ignoradas pelos desenvolvedores:
    http://brainstorm.ubuntu.com/idea/23521/

    Welington (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 10:37 am

    Meu sonho para o novo Gnome é que ele tenha menos Mono, do que as versões anteriores.

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 11:32 am

    Instalei o Fedora 14 com Gnome, vem sem Mono, na instalação padrão.

    Depois instalei vários aplicativos, e o único que teve como dependência o Mono foi o player Banshee, removi ele e pronto. Um desktop completo com Gnome sem Mono.

    Gostei do novo visual.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 5:29 pm

    Interface minimalista inspirada no OS X. O Dock do Gnome 3 é semelhante ao do Mac no Lado esquerdo. Mas o que achei interessante foi o conceito de transformar o espaço vazio da área de trabalho em algo útil. Um conceito que vem do KDE.

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 23/01/2011 às 7:14 pm

    KDE Forever !

Este post é antigo (2011-01-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.