Gnome-shell no Fedora 14
Enviado por Lenno Azevedo (lennoazevedoΘfedoraproject·org):
“O lançamento do Gnome 3 se aproxima e uma das maiores novidades do ambiente gráfico é o Gnome-Shell, uma interface que promete melhorar a experiência do usuário no Desktop Linux. Logicamente, o Fedora não poderia ficar de fora desse avanço no Projeto Gnome e já traz nos repositórios uma versão preview do Gnome-Shell no Fedora 14 Laughlin. Veja a matéria completa em: [projetofedora.org/…]” [referência: projetofedora.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-01-12
Dei uma olhada parece que o gnome-shell vai vir interessante, parece que o gnome está deixando de ser antiquado. com certeza vou testar quando sair uma release stable já testei no desenvolvimento ainda ficou lento
DESAFIANDO O IMPOSSIVEL:
Não é que o gnome shell ta ficando legal…!?
parece que roubaram umas ideias do unity (o menu atividades e a tela de aplications ta identico).
Na verdade o unity e que copio a ideia do gnome shell
Estranho, mas essa atualização do Gnome nem me comove, uso a versão atual no Ubuntu, e não tenho nenhuma expectativa quanto ao 3 , diferente do KDE, que uso no Fedora e quando anunciam qualquer RC fico me coçando querendo saber o que vem de novo, de verdade a impressão que tenho da versão 3 do Gnome é que será mais do mesmo, como aquele antigo disco da Legião, o que, de certa forma, é até um elogio.
Vou esperar o Ubuntu atualizar e verei o que vira.
Como disse o colega acima o Unity que esta copiando o Gnome-Shell.
Esta ficando muito bom, realmente uma nova experiência em relação ao desktop tradicionais.
Quero ver o que o Ubuntu vai fazer, se vai adicionar o Gnome 3 ou só deixar a versão 2 e o Unity. O Unity para mim é perda de tempo, pois não passa de uma cópia mau feita do Gnome-Shell.
Kramba até agora não consegui rodar o Gnome-Shell no meu Ubuntu 10.10
Estou usando o gnome-shell como ambiente principal aqui no meu Ubuntu 10.10. Ele realmente está bem interessante, obviamente há alguns detalhes que podem ser melhorados ainda (já que restam alguns meses de desenvolvimento ainda), porém ele já está utilizável.
O gnome-shell é uma experiência diferente mesmo, leva um tempo para se habituar, mas é uma experiência interessante.
To rodando aqui no Fedora, inclusive parabéns à equipe do Fedora, era usuário do Ubuntu mais estou usando FC agora, e realmente me surpreendeu.
Ah, uma coisa q esqueci, umas das inovações + interessantes, q eu ñ havia visto em nenhum lugar antes foi o sistema de notificações.
Nas notificações de mensageiros (como o empathy por exemplo), vc pode responder as mensagens na propria janela de notificação, sem precisar trocar de janela.
Prá falar a verdade, até hoje ainda não consegui testar nem o Gnome-shell nem o Unity, os dois ficam muito lentos. Talvez por serem versões de testes eles ainda tenham algum bug que impossibilite a execução em uma VGA antiga como a minha Geforce FX5200.
Na minha placa SiS, acho difícil o Gnome Shell ou o Unity rodarem… Felizmente o Ubuntu virá com a versão clássica.
Ao menos no Ubuntu 10.10, o Unity está muito cru. Muito difícil de ser usado no mundo real. Já o Shell está muito melhor, mais completo.
O Unity no 11.04 também esta muito cru. Uma pena que o Ubuntu tenha decidido criar o Unity ao invés de continuar com o Gnome3.
O Ubuntu 11.04 usará o Gnome3, porém terá o Unity no lugar do Gnome-shell. Pelo pouco que pude testar os dois são primos…
@André Machado
Infelizmente meu notebook tem uma placa VIA e acho que estou no mesmo barco que você. Vou apelar pro meu desk para ao menos testar o Unity/Gnome 3 nos FDS.
Também não arrisquei ainda testar nenhum dos dois, vou esperar mais um pouco pra avaliar no Ubuntu.
O unity vai rodar sem precisar de aceleração 3D… mas vai fazer isso com a ajuda do Qt. http://osnews.com/story/24265/Shuttleworth_Announces_quot_2D_quot_Version_of_Unity_in_Ubuntu_11_04