GNOME 3.0: O que vem por aí
Trecho da minha coluna desta semana no TechTudo:
O GNOME é o responsável principal pela interação que boa parte dos novos usuários de Linux têm com seus computadores, já que ele é o ambiente gráfico que vem configurado em distribuições populares como o Ubuntu e o Fedora.
A ideia de que o ambiente gráfico possa variar em um mesmo sistema operacional pode parecer estranha para usuários habituados aos sistemas proprietários, por isso vale a pena detalhar: para seu bem ou para seu mal, usuários de software livre têm à disposição opções variadas de ambientes gráficos, desde o leve XFCE até opções mais completas (e que exigem mais recursos do sistema) como o KDE e o GNOME.
Dada a sua popularidade, é de se esperar que haja curiosidade sobre as novidades previstas para o novo lançamento, e foi por isso que os desenvolvedores do GNOME lançaram o site gnome3.org, dedicado a apresentar uma introdução da nova versão.
E novidades não faltam, refletindo as mudanças no perfil de uso de desktops desde a versão 2.0, lançada há distantes 8 anos, sem abandonar diferenciais que sempre caracterizaram este ambiente gráfico.
Entre as que mais me chamaram a atenção, destaco 5:(…) (via techtudo.com.br)
Augusto Campos,
Gostei do artigo. Não deixe de fazer também um sobre o KDE também porque nem todo mundo usa ou gosta do ubuntu e gnome !
Só aguardando o lançamento.
Mas hoje em dia não há muita briga “Gnome vs. KDE” e sim “Gnome vs. Unity”, o que é uma pena, pois são projetos quase iguais. Geralmente quem apóia o Unity são usuários do Ubuntu, e quem apóia o Gnome 3 são usuários do Fedora/Debian.
Uso o KDE há muito tempo, mas tô empolgado com o Gnome 3. Espero que tenha o mesmo impacto que o Mac OS X fez ao abandonar a interface feia do “System” (usada nas primeiras versões do Mac OS).
@Tércio Martins Como assim o SYSTEM era feio ? Eu adorava o 9, que usei até 9.2.2 !!! Achei o X um saco, uma imitação do Classic, com algumas firulas… Tá, eu sei, que por baixo dos panos era tudo diferente, mas a nivel de usuário, nunca tive melhor interatividade comum sistema quanto com aquele.
Espero muito do Gnome 3 e do Unity.
@Marcelo Ulianov: já usei o System 7.5 durante um tempo. Não cheguei a mexer na versão 9 :(
No mais, prefiro mil vezes a interface atual do OS X que a do System 7.
@Tercio martins Ah não, ai não vale! Eu comparo com o win98 que era o sistema concorrente da época. E o Classic ganhava em tudo, alias, o meu iMac G3 266 com 256 MB de ram dava uma surra em qq pczinho intel da época… Bons tempos !
Sabe que hj eu prefiro um Gnome+Compiz ao Mac OS X ?
Seria legal um review completo do novo XFCE 4.8. Que é um excelente desktop porém fala-se pouquíssimo dele.
A galera do KDE n perde uma mesmo… le a porra da matéria e cala a boca!
não gosta de gnome n usa e pronto…
A versão distribuida com o Fedora 14 está bem estável. Estou experimentando a versão compilada agora (2.93), a diferença entre as duas está na interface que mudou bastante principalmente os menus. Ainda faltam as opções de configuração e, fora alguns crashs no mutter, até que é usável.
@A
Ninguém aqui ofendeu Gnome, então cale-se
@A
Ninguém aqui ofendeu o Gnome, então cale-se
Bom, eu sinto uma pequena dor de cotovelo da galera KDE depois que o Ubuntu popularizou o Gnome, que acabou virando o jogo e hj predomina. E para 90% dos novatos, Gnome é a cara do Linux. Ms assim como já foi o KDE, espero que logo surja algo novo. O rei está morto, vida longa ao rei !!!
Pois é, interessante como o Gnome tinha ficado pra trás e o sucesso do Ubuntu mudou tudo.
Mas isso é bom, KDE e Gnome tem uma concorrência saudável que faz os dois evoluírem, cada um a seu modo e a seu público.
Eu só gostaria que as bibliotecas deles fossem mais interoperáveis. Se tentar usar um programa do KDE no Gnome ele levanta metade do KDE só pra executar. E vice-versa.
Eu só gostaria que as bibliotecas deles fossem mais interoperáveis. Se tentar usar um programa do KDE no Gnome ele levanta metade do KDE só pra executar. E vice-versa.
Isso é terrível mesmo. Eu cheguei a levantar um relato de bug para isso no launchpad (Ubuntu) e basicamente o relato tem sido ignorado desde que foi aberto, em 2008 (ainda está em undecided/new!!!): bug 294993
@Marcelo Ulianov,
Você tem razão. Quem gosta do KDE ficou mesmo com mágoa do Ubuntu ter levado de reboque o Gnome a aumentar a popularidade, a meu ver injustamente.
O ubuntu tem seus méritos mas a aparência do ambiente gráfico nunca foi um deles, tanto pela escolha do Gnome como padrão e único ambiente suportado oficialmente pela Canonical quanto da escolha da cor do tema padrão.
O mais engraçado para quem tem mais algum tempo de uso do linux é ter visto outras distribuições derivadas do debian populares como o kurumin e knoppix tendo feito muito sucesso e recebido elogios por sua “facilidade” de uso e aparência usando justamente o KDE da série 3.
@marcosalex
Verdade, meu sistema está demorando bem mais para iniciar depois que passei a usar o yakuake no meu ambiente gnome.
Esta dependência toda de libs KDE é um bug do Ubuntu mesmo, porque utilizo o Fedora 14 e isso não acontece no mesmo.
Para o desktop ideal vocês escolhe KDE, Gnome,… Mas em relação a aplicativos os melhores são uma mistura de GTK com QT, então para ter um desktop ideal temos que utilizar as duas.
O próprio Ubuntu viu este problema e hoje esta integrando o QT no seu desktop padrão e vai dai prioridade para os melhores aplicativos, não importado se for GTK ou QT. Outro fator importante para eles é a integração entre os aplicativos e o desktop, neste ponto dou total apoio ao Ubuntu. Estão no caminho certo, pena é que resolveram desenvolver o Unity e não apoiarem o Gnome 3.