Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GIMP 2.8 continua alongando seu cronograma, mas versão de teste 2.7.2 saiu

O lançamento do Gimp 2.8, que já esteve previsto para 27 de dezembro do ano passado, depois passou para março deste ano, agora é estimado (sem compromisso, claro) para novembro de 2011.

Enquanto ele não chega, você já pode ir colaborando com os desenvolvedores testando a versão de desenvolvimento 2.7.2, recém-lançada – mas não em máquinas de produção ou críticas, claro. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:16 pm

    Para quem vai compilar, as dicas do gimpuser continuam valendo. Só lembrando de atualizar as versões do gtk (2.24.4), glib (2.28.3), etc. A diferença é que vai estar com o GIMP 2.7.3 (instável por instável, eu fico com a última :-) )

    xadouron (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:40 pm

    Uma pena esta demora,

    Pena que não tenho conhecimento na área para colaborar.

    Sds,

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 7:03 pm

    Como é que se compila isso no Ubuntu? Não vou esperar até Novembro!

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:34 pm

    Pena ver isso :(

    O gimp sempre foi considerado um dos carros chefes tanto do Linux quanto do open source.

    Vê-lo abandonado assim pela própria comunidade causa uma certa tristeza e descrença para com essa “comunidade” que tanto prega liberdade e colaboração mútua…

    nerdsabetudo (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:43 pm

    há quase 1 ano que estou usando o GIMP 2.7.1 em minha instalação do Ubuntu e o mesmo está muito bom e muito estável – não tive nenhum crash no período. A interface em janela única há muito solicitado pelos usuarios está funcionando apesar de nao ser default – toda vez que o GIMP é iniciado a opção tem de ser marcada em ‘Windows’ e ‘Single-window mode’. Acabei largando o Photoshop 7 que usava até então e hoje só uso o GIMP que está muito melhor.

    leonardo (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 9:11 pm

    Já tem suporte pra CMYK?
    Pra mim só faltava isso, por que no resto ta mais que bom.

    Razgriz (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:14 pm

    Olá Leonardo,

    O plugin denominado Separate já atende tal demanda apesar da conversão ser desnecessária para aplicações de grande porte =]. O recurso mais esperado sem duvida é a separação dos recursos por tags, mas por enquanto fico com o 2.6 para o dia a dia que já me atende muito bem =]

    Abraço ai

    bill (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:13 pm

    o gimp ainda existe?

    Piero (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:23 pm

    Porque compilar ?

    https://launchpad.net/~matthaeus123/+archive/mrw-gimp-svn

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:52 pm

    @Marconi: O link que coloquei na primeira mensagem é para o Ubuntu (tirando os apt-gets funciona para outras distribuições e claro).

    @JosephDiniz: Eu também gostaria que tivesse mais pessoas trabalhando e que as coisas fossem mais ágeis. Acho que a integração com a GEGL está sendo trabalhosa e ainda falta muita coisa. Para o pessoal da fotografia que esperava trabalhar com 16bits por cor no ano passado, esperar até o próximo é complicado. No meio tempo surgiram diversos programas que até atendem bem e parecem se preocupar mais com a fotografia como o darktable, photivo e rawtherapee (apenas para citar alguns mais importantes). O próprio digikam+showfoto parece andar mais rápido. O GIMP ficou meio que em segundo plano, só para alguns retoques finais quando necessário.

    @Razgriz: Não sei se a separação dos recursos por tags é a mais esperada (para quem tem bastante é). Mas a rotação dos pincéis ficou bem legal, o agrupamento de camadas é uma mão na roda e a edição de textos ficou melhor entre outras modificações. Apesar do 2.6 te atender, o 2.7 deverá facilitar bastante o teu trabalho.

    tenchi (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 12:11 am

    Falta no gimp aceleração gráfica por hardware, como outras aplicações fazem, como o Krita. Isso daria ao gimp um aumento de performance incrível. Ao que parece estão portando boa parte das operações do gimp para gegl, e estão já implementando aceleração gráfica no gegl. Ou seja, possivelmente em breve o gimp conseguirá tirar proveito daquela placa de video que a maioria das pessoas nem usa … :-)

    Outro que precisa de mais incentivo é o inkscape.

    Razgriz (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 10:51 am

    Oi Guaracy,

    para mim o recurso das tags vai facilitar imensamente a minha vida *(é, digamos que organização não é uma das minhas qualidades…hehe) mas até sair o 2.8 vou deixar o 2.7 só no micro de testes ainda.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 11:14 am

    Fiquei triste quando o Ubuntu removeu o Gimp, mas concordo que ele não é para iniciantes, gosto muito do Picasa 3 para as minhas necessidades.

    wille (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 7:49 pm

    Quer incentivar o desenvolvimento do GIMP? Faça uma doação para a realização do LGM 2011, o encontro dos softwares gráficos livres http://pledgie.com/campaigns/14610

    Esse encontro é bastante importante para o desenvolvedores se encontrarem e trocarem ideias e conhecimentos para melhorar os softwares

    Além disso, colabore divulgando mais o GIMP e outros softwares livres.

    Adriano (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 8:26 pm

    @ Piero, concordo contigo porque também uso o Ubuntu (Kubuntu, na verdade), e também uso o launchpad do Matt. Todavia só está ainda a versão 2.7.2. Assim, que usar outra distro (que não tenha pacotes pré-compilados) ou não quiser aguardar o Matt colocar o 2.7.3, pode compilar.

    Lindrix (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 1:19 am

    Um golpe para o gimp foi o de ser retirado da seleção padrão dos programas vindos no cd do Ubuntu. Só digo isso pois essa distro é uma das mais populares, e aplicações se tornam mais conhecidas com sistemas operacionais populares. O curioso que nenhum outro programa gráfico acessível foi colocado no lugar, digo tipo um gpaint… É uma aplicação muito boa de existir em um sistema operacional.
    O gimp precisa sim de um consorcio para que o evolua de maneira mais ágil e completa. Isso provavelmente se deve a ter poucas empresas de TI terem interesse em uma alternativa de peso ao photoshop. O summer code do Google é uma iniciativa que ajuda a contornar essas dificuldades.
    De todo jeito, viva o Gimp! Não uso mais o Photoshop por causa dele…

    Marcos (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 8:27 am

    Uma pena mesmo o projeto ficar sem dinheiro. Ve-se que não ter empresa junto tem o bônus mas também o ônus.

Este post é antigo (2011-04-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.