Gimp 2.7.3: novos recursos
Enviado por Pablo Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):
“Este vídeo apresenta algumas novidades da versão instável do Gimp 2.7.3 como Modo Janela-Única, Grupos de Camadas, Edição de Texto no Canvas, Salvar/Exportar e etc que foi lançado dia 22/08/2011.” [referência: youtube.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-09-05
Contagem regressiva para comentários do tipo “O GIMP é bom, mas não se compara ao Photoshop”…
O Gimp é ótimo, uso muito no meu dia a dia… queria era saber usar mais o potencial dele.. já vi cada coisa nele que é muito louco! #showdebola
O GIMP é bom, mas não se compara ao Photoshop…
Alguém conhece uma alternativa mais proxima ao Fireworks?
Nada contra o photoshop… quem tem $$$$ e precisa, paga, e usa…
Sou contra o photoshop “gratis” .. Mas para 99% dos usuarios, o gimp dá conta e muito bem… Outra coisa boa é o blender BLENDER
Cada um no seu quadrado, para vetoriais tem o Inkscape que é ótimo, além de leve e, claro, livre !
Alguém tem usado essas versões 2.7.x?
Não faço uso profissional do GIMP, apenas como hobby, e gostaria de saber se, para esse propósito, essa versão funciona bem!
Pra quem nao é usuario avançado, e só quer edições basicas pra foto, ou desenhar algo mais simples recomento fortemente o Pinta, clone do paint.net, ok deve ser em mono, mas whatever ele é bom e no quesito “simples de usar e poderoso” é imbativel no mundo linux. http://pinta-project.com/download.ashx
O gimp é muito bom pra trabalhar com Web e pintura digital, mas ainda fica a dever em edição fotográfica quando comparado ao Photoshop.Umas das características mais positivas e pouco exploradas é a capacidade de expandí-lo via pincéis, plugins e Scripts.
Uso a versão 2.7.2 a muito tempo (desde o alpha), mas mesmo com o ppa ativado aqui não consigo atualizar para o 2.7.3… alguem passa pelo mesmo problema?
Gimp é muito bom para o básico e intermediário. Não acredito na estória dos ‘atende 99% dos usuários’, mas atende muita gente, sim.
Gimp hoje só para edição de imagens mesmo.
MyPaint o deixa no chinelo para quem sabe pintar:
http://mypaint.intilinux.com/
e YouPaint no Android (não-open-source mas gratuito) até que surpreende como aplicativo para smartphones:
http://www.youpaint.org/
@Marcos
http://registry.gimp.org/node/25219 (Resynthesizer)
http://registry.gimp.org/node/13469 (G’MIC)
http://registry.gimp.org/node/11776 (Fake HDR)
Isso é uma parte do que há disponível. Isso atende os 1% que não são atendidos pelo básico. Fica faltando suporte nativo a CMYK, mas não deve demorar. Enquanto não chega, tem o Separate +.
Já estou até vendo: quando o GIMP “janelinha” estiver em uso, muitos saudosistas vão declarar saudades do GIMP no formato “caixinha”… &;-D
Performance. Ao meu ver o grande salto do GIMP será o uso da GPU para melhorar a performance geral da aplicação.
Não, não sou usuário rotineiro do gimp (uso só o básico, de vez em quando e olha lá) e sua (falta de) performance é o que mais me enche o saco.
Ainda bem que o GEGL está caminhnando para este lado.
Um fork interessante do gimp é o AdaptableGimp, e seria bastante interessante se ele fosse “juntado” ao software original, como uma opção de interface. Muita gente, principalmente iniciante, iria se sentir bem mais a vontade.
http://adaptablegimp.org/
Sobre o MyPaint, trata-se do software que mais tem evoluido nos últimos anos, na minha opinião. O pessoal das distriuições deveria dar mais atenção à ele. Trata-se de um projeto grandioso, embora com um nicho bem específico (artistas que preferencialmente trabalhem com uma mesa digitalizadora).
@Ednei, o bom é que o pessoal do Gimp está mentando a compatibilidade com a interface antiga. Assim agrada gregos e troianos.
@Bremm, pro GIMP chegar a 99% das necessidades dos usuários, ele precisa melhorar muito, muito mesmo. Ele atende ao básico e olha lá.
Sempre que vejo notícias “antigas” serem postadas fico imaginando o quão imaturos serão os comentários que fatalmente meus alunos irão enviar para o meu e-mail “exigindo” uma resposta áspera ou coisa que o valha para “defender” o Gimp ou qualquer outro Software voltado para a Criação em código aberto. Bem vim para somar e não para criticar softwares ou pessoas. Assim digo que o que delimita a serventia e ou ainda o poder de qualquer ferramenta se espelha na habilidade que o seu utilizador tem no seu trato.
Atendendo aos pedidos menos ásperos dos meus aprendizes deixo um recadinho para quem não trabalha com criação e insiste em falar sobre o que o software “faz ou não faz” “pode ou não pode” e claro =] “tem ou não tem”:
Acredito que antes de falar X ou Y sobre o Gimp aconselho estuda-lo melhor para finalmente ter autoridade para opinar sobre o seu uso, em sua aplicação mór lembrando que tal “termômetro” poderá variar de pessoa para pessoa =]*(Pois é cada um tem o seu nível de habilidade e criatividade =]).
Para fechar, documentação para quem quer conhecer esse mundo “novo” para o pessoal do “código aberto” não falta :
http://ogimp.com.br, http://razgrizbox.tumblr.com e para quem quiser estudar para trabalhar com isso : http://www.crialivre.com.br
Até =] .
P.s: Como diria um certo Oficial do Bope sobre quem acha que defende o Software Livre sem somar nada de bom:
NUNCA SERÃO.
Coisa bem feita depende do talento e não do software… por isso uso Gimp…
@Marcos
Provavelmente ele atende mal os teus 99% de usuários e atende bem os meus 99%. O que normalmente vejo no Photoshop é o que constatei no Excel há alguns anos: tanto faz o software, se for para empilhar uma lista de coisas sem fazer cálculo matemático. Até o Word serve (e mostrei como funciona).
“Marcos,
@Bremm, pro GIMP chegar a 99% das necessidades dos usuários, ele precisa melhorar muito, muito mesmo. Ele atende ao básico e olha lá.”
Visão maniqueísta. Você não conhece o produto, conhece a visão dos profissionais da área de criação, da qual faço parte, e posso afirmar que é extremamente proconceituosa. Trabalho com o Gimp há dez anos e digo que ele realmente não chega ao Photoshop em muitos aspectos, mais ultrapassa em outros, como na colagem de camadas, nos degradés e nos efeitos avançados (Fractais, por exemplo). Você poderia ser levado a sério se dissesse que ainda não chegou a certo nível, mas que já satisfaz sim, muitas das necessidades de profissionais, como eu, mas do jeito que falou, quem não conhece imagina algo como Paint.
@Marcos
“@Bremm, pro GIMP chegar a 99% das necessidades dos usuários, ele precisa melhorar muito, muito mesmo. Ele atende ao básico e olha lá.”
Então você considera que muita gente faz uso realmente PROFISSIONAL do GIMP e Photoshop?
Conheço quem utilize o Photoshop SÓ para redimensionar e cortar fotos…
O GIMP me atende em absolutamente tudo, nunca senti falta de algum recurso enquanto usuário básico que não trabalha profissionalmente com imagens.
Muito legal :D