Gentoo: Baselayout 2 e openRC estáveis
Enviado por Iuri de Arruda Gules (iuri_gulesΘyahoo·com):
“Depois de muito tempo em fase de testes o baselayout2 e o openRC estão estáveis. O baselayout2 com o openRC+init e o kernel são as peças mais importantes do sistema. Há uma tradução do guia de migração da versão anterior para a nova do baselayout com explicações sobre o o openRC e baselayout. O openRC com o baselayout2, diferentemente de como acontecia na versão do baselayout anterior que usava só shellscript, agora tem o núcleo desenvolvido em C e os códigos de shell são totalmente compatíveis com POSIX.” [referência: gentoo.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-05-09
Por nada não, mas a chamada da notícia é típica do que se escreve muito sem dizer nada. Tem que correr atrás do post original para entender o que se quer dizer
Acho que não escrevi muito, mas a leitura da fonte é extremamente importante, apesar de essa fonte também não acrescentar muita coisa. Mas de qualquer forma acho que é uma boa eu dar uma explicada superficial do que são esses dois aplicativos a partir de um copia e cola do guia de migração traduzido.
O que é baselayout?
Baselayout provê um conjunto básico de arquivos os quais são necessários para que todos os sistemas funcionem propriamente, como o /etc/hosts. Ele também provê o layout básico de sistema de arquivo usado pelo Gentoo, isto é, diretórios /etc, /var, /usr, /home, etc.
O que é OpenRC?
OpenRC é um sistema de dependência-baseada em rc que trabalha com qualquer init que é provido pelo sistema, normalmente /sbin/init. Embora, ele não seja um substituto para o /sbin/init. O padrão usado pelo Gentoo Linux é sys-apps/sysvinit, enquanto o Gentoo/FreeBSD usa o FreeBSD init provido pelo sys-freebsd/freebsd-sbin.
Abraço
br-linux já foi ruim, agora é intragável.
@dalton dantas
com que base voce afirma isto?
Agora sou eu, não alimente os trolls fora do WoW por favor.
Os trolls são tão bem alimentados aqui e mesmo assim ainda reclamam do blog, vai entender… :P