Fundação Linux diz: “Você é um idiota se não retribui o código aberto”
Trechos da nota publicada no IDG Now:
Jim Zemlin, diretor executivo da organização, acredita que em breve retribuir o open source será a decisão óbvia de negócios.
O Linux é o avô de todos os projetos de código aberto, o diagrama para os processos de desenvolvimento descentralizado. E alguns desenvolvedores que usam o código do sistema operacional, de uso livre, não devolvem na mesma medida no final. Mas o tempo para persuadir esses usuários – mesmo em projetos comerciais como a desenvolvedora do Ubuntu, a Canonical – a participarem do projeto chegou ao fim, disse Jim Zemlin, diretor executivo da Fundação Linux, uma entidade sem fins lucrativos.
Zemlin, que falou com os editores da Network World, costumava pregar que retornar a contribuição era importante em instâncias morais, com o “a coisa certa a fazer”. Mas agora ele afirma que “isso não importa. Eu não ligo se ninguém retribuir”. Cedo ou tarde, ele acredita, será uma decisão óbvia de negócios. Isso “não é a coisa certa a fazer por causa de alguma questão moral ou porque nós dizemos que você deve fazer isso. É porque se você não fizer isso, você é um idiota. Você um idiota porque todo o conceito de usar um código aberto é para compartilhar coletivamente o desenvolvimento e coletivamente manter o software”.
(…) Em 2008, o desenvolvedor de kernel Greg Kroah-Hartman falou mal da Canonical em seu discurso na Linux Plumbers Convention. A Canonical argumenta que sua contribuição é a popularização do Linux, o que Zemlin não contesta.
“Só para ficar claro, o pessoal da Canonical, engenheiros, gestores não são idiotas. Eles entendem bem o open source e à medida em que crescerem, acho que será do interesse dos seus negócios dar retorno”, afirmou Zemlin. (via idgnow.uol.com.br)
Sei lá, é tudo muito complicado, geralmente o pessoal que usa o linux a muito tempo tem muita vontade de compartilhar alguma coisa, mas a parte de contribuir para algum software vai depender mesmo de cada um, há no início uma grande chance da contribuição não ser aprovada, aí o tal fulano terá de criar um fork assim como fazem, e dar continuidade aquele monte de programa com nomes diferentes e mesmas interfaces. Não consigo prever o futuro do mundo Linux… Acho que a Canonical tornou-se amiga mais dos usuários e tem uma interação maior com eles e com grandes empresas, isso pode ser muito bom (ou não) ?
Teoricamente todo código da Canonical não é Open Source? Se sim, qual é o problema dela desenvolver pouco se ela é basicamente uma empacotadora/criadora de interface?
O cara conseguio falar mal de 70% dos usuários (é certo que a grande maioria não colabora de volta com código) e da MAIOR distro linux atualmente, DE UMA SÓ VEZ.
é por atitudes de pessoas idiotas assim que o linux não passa do 1% de mercado.
Causa perdida. Idiotas é o que mais têm no mundo.
Causa perdida. Idiotas é o que mais têm no mundo. [2]
enquanto tem uns que chamam seus usuários de idiotas.. o google encapsulou a bagunça fez um sistema decente e ta ganhando rios de dinheiro…
tem gente que ganha dinheiro.
tem gente que senta e chora.
é a vida…
Se esse pessoal é idiota ou não, se a canonical é sangue-suga ou não, pra mim isso não importa (ainda que o meu palpite seja que em ambos os casos a resposta seja não).
O que me importa é que no meio dessa confusão, dessa falta de entendimento na comunidade, a barreira dos 1% continua alta e intransponível. Cada gesto de desunião é um tijolinho a mais nessa muralha. E “idiota” é o que pessoas de fora que eventualmente se aproximam pensam de nós ao olhar nosso comportamento e nossa “receptividade” ao público leigo.
http://linux.slashdot.org/story/11/08/30/1739247/Only-Idiots-Dont-Give-Back-To-Free-Software
Only Idiots Don’t Give Back To Free Software
Julie188 writes “Downstream projects who take without contributing back to the upstream project defeat the benefit of open source and sooner or later, all organizations developing on top of open source code will realize this, contends Jim Zemlin, executive director of the nonprofit Linux Foundation. So the time for cajoling those users — even commercial projects like Canonical — into participating is over. Contributing is ‘not the right thing to do because of some moral issue or because we say you should do it. It’s because you are an idiot if you don’t,’” he says.”
Update: 08/30 21:40 GMT by S : Reworded summary to clarify that Zemlin wasn’t referring to end users.
É por isso que eu digo e repito que o título é importante…
Maior distro linux? tenha paciência !
Pessoal que comentou ate agora parece que nao entendeu o tipo de conversa que esta acontecendo aqui.
Estamos falando de empresas que baseiam seus negócios em software de codigo aberto e nao em usuários de software de código aberto !
Se você fala em nome de uma entidade, de uma instituição, etc, uma coisa básica que você deve ter em mente é: selecione muito bem as palavras, pois você pode ter algo bastante específico em mente, mas precisa se lembrar de que milhares ou mesmo milhões de pessoas ouvirão suas palavras e preencherão as lacunas que você deixar.
Resumindo: ninguém é obrigado a adivinhar exatamente o que você quer dizer. É por isso que um diplomata, quando quer dizer: “Vá para a p()*&!@# que (*)!@&#”, diz, na verdade: “expressamos nossa preocupação quanto às últimas ações aqui realizadas.”
Eu gostaria muito de saber o porque dessa opinião quanto a Cononical. Por acaso ele acha que contribuição para o linux é só kernel?
O que a Canonical faz pelo Linux, nem a Linux Foundation faz: populariadade!
Sem falar que, apesar dela contribuir pouco para o Kernel, ela faz grandes contribuições em outras áreas! Principalmente na interface com o usuário. E isso é tudo aberto.
Sabe, eu vejo um egoísmo ou uma vaidade imensa de muitos cabeças do software livre. “Só porque a Canonical não contribui para o MEU projeto, ela não dá retorno ao SL”!!
Ah.. tenha paciência, né!!!
@Tiago, caiu a ficha? O Linux é só e tão somente o kernel. A Canonical foca no desktop, na interface com o usuário, nos aplicativos, pois o usuário é seu foco.
A Canonical contribui para o Linux, pois o SO que distribui usa esse kernel.
Pra mim idiota é uma declaração dessas. O que me enoja na comunidade são coisas desse tipo, porque esses infelizes não constroem um templo budista e vão se enternar lá? Software Livre não é religião….
Todo espaço é chance pra falar da Canonical…
Sobre o texto, faz todo o sentido, embora vai ser usado para trollar pelos fãs de certa empresa.
É o clássico:
1-Empresa pega projeto que interessa
2-Corrige ou cria novas features (não estou falando das que envolvem segredos da empresa)
3-Mantem em sigilo, fechado na empresa.
E, infelizmente, aí que mora o sucesso de licenças permissivas com as empresas. Empresas querem ver o que produzem como propriedade da empresa.
Geralmente é fruto de ignorância e preconceito.
E a “idiotice” citada é porque geralmente a própria empresa que produziu uma nova feature e não devolve, acaba sofrendo com isso.
O Projeto pega um rumo diferente e vai ficando complicado adaptar o código.
Apesar de ele ter um usado um termo forte e inadequado (idiota), não acho que Zemlin tenha direcionado ofensa para alguém.
Concordo com o Weber Jr, quando uma empresa começa à se distanciar do upstream começa tomar para si a responsabilidade de fazer backuports e adaptar suas personalizações aos avanços do upstream.
Eu sempre defendo a idéia de seguir o upstream e sugerir as modificações necessárias diretamente aos mantenedores, ao invés de ficar fazendo mudanças internas e assumindo toda essa responsabilidade.
Interpretação de texto anda em baixa por aqui ultimamente…
Filipe
“Eu sempre defendo a idéia de seguir o upstream e sugerir as modificações necessárias diretamente aos mantenedores, ao invés de ficar fazendo mudanças internas e assumindo toda essa responsabilidade.”
Isso porque você está seguindo a lógica.
Mas esse tipo de decisão acontece muito baseado no preconceito, que é normal ter.
Imagina os trollzinhos anti-Software Livre. Alguns tem empregos, e até são ouvidos. Se um desses tiver de usar software livre, acha que vai estimular que se devolva o código? Nunca!
Ops, foi mal, errei a formatação…
@Zé_do_Mato: “Interpretação de texto anda em baixa por aqui ultimamente…”
É o que eu penso também.
Lá como cá, vale o que disse o ex-minitro Jobim: “Os idiotas perderam a modéstia”.
Retribuir, como citado anteriormente, não é necessariamente com CÓDIGOS, e sim popularizar, tornar mais fácil e etc. Também É RETRIBUIR ajudar a combater a corrupção no Setor Público trocando os piores que lixos da empresa do software mais popular (usando a postura como da imprensa em não citar certas organizações criminosas dos presídios) por alternativas decentes: código aberto, livres!
Tem sentido o que li. Todo o sentido. Ele diz que se não contribuirmos com esta maravilha que é o Linux e os Softwares Livres será apenas um foco de empresas ganhar e tirará o foco que fez o Linux surgir e se tornar o que se tornou, algo que todos fazem acontecer sem maior ou menor “importância” entre aspas.
E isso me motiva a aprender a cada dia mais e logo que possível colocar ideias pessoais em pratica. Porque se tem algo que percebo no mundo é que pessoas nascem e partem, lugares e conceitos mudam, mas ideias essenciais não mudam.
Pra mim ficou claro e me motivou. Grato pela notícia.
Apenas pecou na palavra idiota, mas as vezes chamamos alguém de legal querendo dizer idiota. Tem que se compreender a fundo cada coisa, e pra isso nada melhor que observar.
“IDIOTA” é quem me prejulga,contudo ele sera sem duvida mais idiota que eu por ainda acreditar que tem um sistema melhor que o mais usado pela maioria o MicrosoftWindows ! Não é sem motivos que as pessoas prefeem pagar por uma licença e usar algo que REALMENTE FUNCIONA.Continuem na ilusão que um dia o Linux será uiversalmente reconhecido.
@ronald braga curvello, de certo que o cara chamar idiota se referindo a um público bem amplo não é uma boa ideia.
Mas acredito piamente que grande parte da maioria que usa Microsoft Windows aqui no Brasil, não prefere pagar licença alguma, e efetivamente não paga, pois usa o comprado no camelô a 10 “reau” e/ou pagou o serviço de instalação para um técnico qualquer. Boa parte dessa maioria nem conhece GNU/Linux, não sabe que teria escolhas e se sabe prefere ficar com o que já sabe e a maioria usa, WinXP com IE6.
ronald braga curvello
“mais idiota que eu por ainda acreditar que tem um sistema melhor que o mais usado pela maioria o MicrosoftWindows”
Se mais usado é o melhor ?
Ele é idiota por acreditar que pode haver algo melhor ou por questionar a voz de deus que é a “sabedoria popular” ?
“Continuem na ilusão que um dia o Linux será uiversalmente reconhecido.”
Parece comentário de torcida de futebol.
Não entendi o ronald.. aqui é um site que nos passa notícias sobre Linux.. ele pelo jeito lê, senão não estaria comentando..e se lê é pq aprecia e gosta.. e do nada se revolta e diz que Linux é lixo é windows é o melhor?
Hum estranho heim.. sei não.. mas vou considerar que todos temos momentos de revolta.. talvez tenha seus motivos.. um aprendiz ainda como eu.. e sem paciência a fazer muito melhor com Linux o que faria com o windows.. porém com conhecimentos e habilidades..
Mas confesso que não sei se é isso. Boa sorte mesmo assim ronald…
Minha maior contribuição em GNU/Linux é pulverizar este tipo de dialética “idiota”. Contribuir é algo mais amplo do que só escrever códigos , a canonical faz seu papel , que façamos o nosso.Já estamos com 30 anos e fundamentalismos “idiotas” são pura perca de tempo.
saudações a todos.
Falando em revolta, esses dias eu coloquei o Live USB do Windows 7 no notebook, após o boot tinha o botão instalar, aí eu fiquei parado um tempo olhando aquele botão, comecei a lembrar de como era bom usar o Linux e apesar de alguns probleminhas, esse que é facilmente superado de alguma maneira, não compensava apertar aquele botão. Aí resolvi dar mais uma chance, acho que eu já dei umas 20 chances rsrsrs, tenho meus momentos de revolta sim, mas no Windows eu também teria…
@Xinuo, a pirataria no Brasil é estimada em 50%, ou seja: metade dos computadores. A maioria das máquinas vendidas já vem com Windows OEM e mesmo nas lojas, você pode ver que o Windows ‘na caixinha’ é bem vendido, assim como o MS Office.
Temos um problema, então…
O Windows é tão mal falado por leigos porque eles não sabem resolver os próprios problemas (prevenção contra pragas digitais, instalação de drivers para hardwares específicos como impressoras e webcam, dentre tanto outros problemas).
Aí dizem “Linux é a solução” e querem que um usuário que apenas quer acessar o próprio e-mail e navegar na internet contribua com hacks nos softwares de código aberto?
…
Estou começando realmente a achar que o Linux só abocanha 1% do mercado de desktops porque alguns POUCOS querem que assim seja.
Interpretação de texto anda em baixa por aqui ultimamente… [2]
Acho que o pessoal só está lendo o título da notícia, sem ler nem ao menos os trechos citados aqui no br-linux.
Que cara nervoso… as empresas, assim como os usuários, contribuem à medida que têm interesse e podem…