Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FISL: Festa de Assinatura de Chaves OpenPGP será realizada no dia 1º

Enviado por Thaís Rucker (thaisΘsoftwarelivre·org):

“A segurança na internet é umas das principais preocupações dos usuários na atualidade. A autenticação acaba sendo uma das alternativas para conferir credibilidade a dados transmitidos e a “chave” é a identificação de cada indivíduo.

Para melhorar a infraestrutura e reforçar a Rede de Confiança, uma festa de assinatura de chaves OpenPGP será realizada no dia 1º de julho, durante o 12º Fórum Internacional Software Livre.

O processo de sua construção consiste em usuários assinarem as chaves uns dos outros estabelecendo assim um pacto, registrado publicamente para a consulta dos demais. Desta forma os usuários presentes no registro de um membro que assina a chave de outro, mesmo não se conhecendo, passam a fazer parte do mesmo sistema de confiabilidade.

O que é isso? Chave é um mecanismo criptográfico formado por uma série de fórmulas matemáticas, que tem como o objetivo cifrar e decifrar uma informação. Garantir que a chave é de fato sua é responsabilidade de uma entidade virtual conhecida por Rede de Confiança.

Para participar, você deve:

– Enviar sua chave para o servidor ksp.softwarelivre.org até às 22h do dia 28 de junho.
– Verificar se a chave entrou no servidor tentando enviá-la novamente.
– Aguardar a divulgação da lista de chaves participantes com os hashs.
– Imprimir a lista e computar você mesmo seus hashs, marcando no local apropriado caso confiram.
– Levar para a festa dois documentos de identidade com foto (pelo menos um deles emitido por entidade governamental), uma cópia da fingerprint da sua chave, a lista que você mesmo deve ter impresso e uma caneta.

Para mais informações completas, acesse o link Assinatura de Chaves.” [referência: softwarelivre.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elias (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:14 pm

    precisava de uma imagem do chaves, augusto

    Spoiler (usuário não registrado) em 25/06/2011 às 10:12 pm

    O que eu achei engraçado é que se você acessar a página, http://ksp.softwarelivre.org, eles pedem a sua inscrição com um tal “código secreto” e dizem: “por favor, não mande e-mail perguntando o código secreto… encontrar o código faz parte do processo de seleção!”

    Sinceramente, achei essa uma forma bastante infantil (embora criativa) de seleção. Não acho que valie nada de raciocínio de desenvolvedor e é bastante duvidoso o que esse código é dizer — por exemplo, a minha primeira impressão é de que seria o identificador da chave pública, já que o endereço é de um servidor de chaves.

    Procurando um pouco mais e vendo o código-fonte da página, no entanto, me deparo com um bloco codificado ao que parece com uuencode. Crio um arquivo-texto com esse conteúdo e decodifico com o xdeview, e encontro esse diálogo aqui no IMDB, sem identificação dos personagens:

    http://www.imdb.com/character/ch0007768/quotes

    Que é um diálogo do filme “You’ve got Mail” (Mens@gem para Você). E ai, qual seria o código? O nome do filme em inglês? Em português? O nome de um dos personagens? Alguma outra coisa? Isso se o tal bloco no meio da página tiver realmente algo a ver com esse código!

    Mario Vargas de Moraes (usuário não registrado) em 27/06/2011 às 11:26 am

    Hm… Acho que a pagina não tem nada a ver com a Festa de Assinatura de Chaves. Acho que eles deixaram a pagina da Arena de Programacao do ano passado (FISL11) no ar… http://arena.fisl.org.br/ e http://ksp.softwarelivre.org/ apontam para o mesmo site.

    Mario Vargas de Moraes (usuário não registrado) em 27/06/2011 às 11:27 am

    Olha isso também:
    http://nosleepforyou3.blogspot.com/

Este post é antigo (2011-06-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.