Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fisl 12 e Adobe, a gente se vê por aqui!

Minha opinião é de que o evento tem plena liberdade de adotar as peças de divulgação que julgar mais adequadas, embora da mesma forma os integrantes da comunidade de profissionais da criação gráfica baseada em aplicativos livres tenham pleno direito de formar sua opinião a respeito.

Segue texto enviado por Guilherme Razgriz (razgrizΘogimp·com·br):

“Eu não estava acreditando no que muitos velhos amigos me contaram até ler esta noticia e ver a screenshot com meus próprios olhos. Creio que a sensação de traição é mais do que presente por sinal. O Fisl usou o Illustrator pra criar os seus banners : [baguete.com.br/…]

Creio que o mesmo “fim” deve ter ocorrido com outras peças de sua identidade visual, o que é um pleno direito do evento, mas agora dizer que não existem profissionais ou mesmo empresas especializadas em criação com código aberto? Ai é forçar a barra né?” [referência: baguete.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:23 am

    Para mim, quem defende uma coisa e pratica outra é falso.
    Acho curioso é que eles já fizeram isso várias vezes com outras tecnologias, ou seja, é uma rotina dos organizadores.
    Só isso.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:31 am

    Senta lá Claudia.

    O dia que o Linux for melhor que o Mac OS X (e que também o Windows nesse âmbito) para editoração eletrônica eles migram. Linux é um ótimo servidor e ótimo em outras coisas também. Mas não é um bom desktop por que faltam softwares em diversas áreas. Aceitem.

    Renatim (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:40 am

    Sinceramente não vejo problema algum. O fato de alguém defender o Software Livre não significa necessarimene que deva abrir mão de quaisquer softwares proprietários. Pra mim tudo deve ser de acordo com a necessidade: se precisa de modelagem 3D, o Blender da até mais que isso, mas se necessita de design e diagramacao, sinto muito, mas a Adobe é imbativel nesse quesito. Inkscape é uito bom se você for um expert em design e tiver vontade de aprender, mas pra quem já está acostumado com CorelDRAW e Illustrator é simplesmente uma perda de tempo. O mesmo vale para o GIMP em relação ao Photoshop e o OpenShot em relação ao Premiere. Não é preguiça de aprender e sim que a proópria interface destes programas livres já não é muito convidativa para o usuário já acostumado aos aplicativos Windows e Mac.

    O maior problema da comunidade Linux é esse apego dogmático ao SL de tal modo que se o usuário usar After Effects por não haver um substituto à altura no Linux (e creio que não haverá tão cedo), ele é sumariamente taxado como se fosse um herege. A comunidade Linux deve aprender o conceito de interoperabilidade e não ficar defendendo uma plataforma em detrumento da outra.

    linuxer (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:47 am

    Faça o que eu digo e não o que faço…

    @Lucas Timm

    Pera lá. Para fazer um logotipozinho simples desse não é preciso nenhum software assim tão especial. Não é preciso usar nenhum CAD especial nem um super programa para fazer isso.

    É preguiça de aprender desses designers mesmo. Se tivessem que tirar o custo da licença do bolso deles, garanto que iriam aprender rapidinho.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:48 am

    “Sinceramente não vejo problema algum. O fato de alguém defender o Software Livre não significa necessariamente que deva abrir mão de quaisquer softwares proprietários.”

    Perfeito.
    Esse radicalismo só contribui contra o Linux, e não o contrário.

    Eduardo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:54 am

    De certo, o foco do GNU/Linux na maioria das vzs são os servidores, mas gostaria de ver empresas se aventurando em fazer aplicativos tão completos, como por exemplo o conjunto Adobe, e ainda deixar o código aberto, acho difícil, mas pode ser que ainda aconteça. A Canonical está sempre batalhando para colocar o Linux cada vez mais com o foco Desktop, mesmo assim ainda falta bastante trabalho, muuuuito trabalho.

    JotaEle (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:01 am

    Nesse caso, como é um evento de divulgação de SL, acho que o uso de um software proprietário serve como contra-propaganda. Não sou contra o uso de software proprietário quando a situação exigir, mas não acho que tenha sido o caso.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:16 am

    Se eu tivesse disposição de ir ao um evento desse depois disso tenho certeza que eu mudaria de idéia.Desculpas frouxas são assim mesmo.

    “Pera lá. Para fazer um logotipozinho simples desse não é preciso nenhum software assim tão especial. Não é preciso usar nenhum CAD especial nem um super programa para fazer isso.

    É preguiça de aprender desses designers mesmo. Se tivessem que tirar o custo da licença do bolso deles, garanto que iriam aprender rapidinho.”

    Talvez o designer que foi contratado para tal tarefa, simplesmente só esteja ali para fazer o que foi pedido, e nada mais.

    Claro que seria interessante eles procurarem/privilegiarem gente envolvida com Design SL para a tarefa.

    Mas acho que uma pequena bobagem dessas, nem merece tanta atenção assim.

    Considerando que se trata de um evento (que se propõe) referencial de software livre, a organização deveria, sim, usar apenas software livre para esta e todas as outras tarefas.

    @Lucas Timm
    O “eles migram” só vai acontecer se: (1) alguém mandar ou (2) ensinar outra ferramenta ou, um bocado mais difícil de acontecer, (3) “eles” tiverem consciência mais ampla das questões relacionadas com liberdade, comunidade, domínio de tecnologia, etc.
    Antes disso, @Renatim, ninguém muda por que, para quem está acostumado com o LibreOffice Draw, “CorelDRAW e Illustrator é simplesmente uma perda de tempo”. Note como uma ideia (conclusão) é negada (invertida) pela simples diferença na proposição inicial.

    Em suma, meus queridos; costume, hábito, vício… o nome que quiserem dar. Mudanças são difíceis; exigem esforço e energia, e na natureza (inclusive a humana) tudo tende à conservação (não gastar) de energia.

    Ícaro (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:25 am

    Se você é a favor do software livre, deve usar software livre. Hoje não tem mais desculpas para usar software da Adobe, temos GIMP, Inkscape e Scribus.

    E software livre é diferente de Linux, quem defende software livre defende Linux, mas nem sempre quem defende Linux defende o software livre.

    Então se o site do FISL usar Windows Server, .NET, Flash… não vai fazer diferença né?

    Jose Pissin (pizza) (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:52 am

    Quanto mimimi por pouca coisa, isso sim é falta de ter o que fazer e se preocupar.

    Como dito pelo renatim e marcos

    “Sinceramente não vejo problema algum. O fato de alguém defender o Software Livre não significa necessariamente que deva abrir mão de quaisquer softwares proprietários.”
    Perfeito.”

    “Esse radicalismo só contribui contra o Linux, e não o contrário.”

    Concordo com o pizza mas até inverto o sinal da situação: não é porque um integrante da comunidade deste evento só sabe (ou sabe melhor) operar aplicativos da Adobe que deve ser impedido de contribuir o fruto do seu trabalho para este evento.

    O que ficaria estranho e negativo, na minha opinião, é se tivesse havido oferta de logos produzidos com software livre, com qualidade comparável, e os organizadores tivessem preferido a alternativa proprietária.

    Mas ainda assim seria direito deles, e é até interessante pra demonstrar qual o nível de comprometimento que há entre o evento e a comunidade a que se dirige.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:14 am

    Evento organizado pelos maiores hipocritas do software livre. Não é de surpreender. Radicalidade nunca MAS quando fatos como esse vem justamente do nucleo onde encontramos os maiores radicais é risivel mesmo. Brasil um pais de tolos.

    Eduardo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:19 am

    “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau” #FATO

    Odone Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:26 am

    Faça o que digo e não faça o que eu faço, assim como o governo prega software livre e não abre mão de várias soluções proprietárias em diversos orgãos.

    Rafatroll (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:32 am

    OK, alguém aí está disposto a refazer os logotipos e artes gráficas em sua suite livre e enviá-los aos organizadores de modo a corrigir seu grave erro?
    Aposto que a maioria dos que comentam sobre a “HERESIA de usar Adobe” para tal NUNCA, repito, NUNCA trabalhou profissionalmente com artes gráficas. Eu uso Inkscape a amo a ferramenta, mas tem coisas que só me resta abrir meu Corel Draw (licenciado, pago com o suor do meu trabalho) e trabalhar nele. Qual é o problema? Vc faz doação para entidades filantrópicas, de combate à fome ou desnutrição? Segundo a lógica da maioria, vcs são hipócritas e hereges, pois defendem uma causa (fim da fome) e não participam dela. Tenho dito.

    Ícaro (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:35 am

    Então se um membro da comunidade souber melhor Flash do que HTML5, Javascript vai o Flash mesmo é?
    Se ele souber melhor mexer com Windows Server vai assim mesmo…

    Eles defendem o que mesmo hein? É fácil fazer um evento que só fale de software livre e não mostrar o que ele faz na prática.

    Ícaro (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:37 am

    Rafatroll.
    Se você usasse Illustrator até ia, mas CorelDraw?
    Inkscape fica no máximo atrás do Illustrator, mas dá vergonha no CorelDraw.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:38 am

    Estava na dúvida entre ir ou não ir este ano, esta notícia resolveu isso. Desta vez não vou. Prefiro usar este tempo procurando dúvidas de usuários no linux em que eu possa ajudar no viva o linux contribuindo assim com o crescimento do software livre.

    Juliano (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:47 am

    Parece que as pessoas não tem mais o que fazer, vão discutir o software que utilizaram para fazer o Logo do Fisl, e ficam de mimimi, incomodados pois foi utilizado um software proprietário!!!

    Tenham paciência!

    Isso mais atrapalha o Linux do que ajuda.

    adnus (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:03 am

    “Hipocrisia, a gente vê por aqui !” #FISL12

    Renan (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:13 am

    Pergunto dos reclamões daqui, quantos vão tomar um passo pra ajudar o GIMP, o Inkscape etc…?

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:18 am

    O próprio Linus já afirmou que usa Powerpoint nas suas apresentações.

    “…a melhor solução não necessariamente é a de código aberto, mas sim a que melhor resolve o problema.”
    http://www.fayerwayer.com.br/2009/01/linus-torvalds-usa-powerpoint/

    Mas que é estranho, é…

    Comentário geral sobre a nota: http://paodiqueijo.leleobhz.org/index.php/2011/04/07/opiniao-comunidades-x-software-x-merito-x-trabalho/

    @Renatin: Exato, só pondero que o problema do GIMP (O GIMP nem tanto já que ele tem certo suporte a composição CMYK, mas não é editor vetorial) e do Inkscape é a falta de recursos FUNDAMENTAIS para a área gráfica, como o próprio suporte CMYK e suporte a saída pra Bureau e renderização decente em BITMAP (O Inkscape só manda pra formato PNG, onde o padrão de indústria é o TIFF e o EPS/PS em modo bitmap – quando necessário e indesejado a exposição dos vetores).

    @linuxer: Só de fazer saída em gráfica profissional já inviabiliza. O Inkscape tem um SVG próprio (Nossa, isso me lembra formatos proprietários né….) que o Corel por exemplo não sabe importar. O Inkscape exportando pra SVG padrão simplesmente zoa todo o sistema vetorial, e em qualquer SW profissional de edição vetorial que importar, dá problema (E pasmem, consegui uma vez fazer saida SVG do Inkscape em plotter graças ao Photoshop, que foi o único que reconheceu todos os vetores – mesmo não sendo aplicação de edição vetorial).

    @Icaro: Não fala bobagem que você não tem envergadura moral pra falar. Existe alternativa livre decente e melhor pra tudo isso que você disse, mas não existe alternativa decente para edição de imagens vetoriais (Até pra editoração eletrônica tem, o Scribus NG que é a cara do QuarkXPress e tão versátil quanto – e o GIMP também que faz muita coisa que o Photoshop faz. Isso considerando as aplicações refência em cada área).

    @Augusto: Matou a pau com “Não é porque um integrante da comunidade deste evento só sabe (ou sabe melhor) operar aplicativos da Adobe que deve ser impedido de contribuir o fruto do seu trabalho para este evento.”.

    @Rafatroll: Matou a pau². TODOS os que contribuem pra esse #mimimi JAMAIS trabalharam profissionalmente na área gráfica. Eu lido com isso desde que me entendo por gente, devido ao fato do meu Tio ser dono de gráfica e por ter trabalhado com isso em certa época da minha vida.

    @Icaro –> @Rafatroll: Novamente, não fala bobagem. Vem com papinho de SL x SP e fala que Illustrator justifica mas Corel não???

    Alias, onde está o VdePizzol quando precisamos dele?

    Ohn (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:26 am

    Soube que os móveis que serão utilizados no evento foram desenhados e vendidos com o uso de softwares proprietários. O mesmo ocorreu com os produtos de limpeza que vão passar no chão. #pegaeles

    Outra coisa, Alguém aqui usa PDF? Olha que lindo: http://en.wikipedia.org/wiki/Portable_Document_Format

    “Portable Document Format (PDF) is an open standard for document exchange. This file format created by Adobe Systems in 1993 is used for representing documents in a manner independent of application software, hardware, and operating systems.[2] Each PDF file encapsulates a complete description of a fixed-layout flat document, including the text, fonts, graphics, and other information needed to display it.
    In 1991 Adobe Systems co-founder John Warnock outlined a system called “Camelot”[3] that evolved into the Portable Document Format (PDF).
    Originally a proprietary format, PDF was officially released as an open standard on July 1, 2008, and published by the International Organization for Standardization as ISO 32000-1:2008.[1][4] The ISO 32000-1 allows use of some specifications, which are not standardized (e.g. Adobe XML Forms Architecture[5][6]). ISO 32000-1 does not specify methods for validating the conformance of PDF files or readers.[1]”

    PDF era fechado de 1993 até 2008. Onde estão seus deuses agora? E concordando com o @Ohn eu faço coral: ONDE ESTÃO SEUS DEUSES AGORA????

    abigail (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:30 am

    Bem o que vejo aqui são muitas especulações e pessoas falando sem propriedade. Se um Evento com essa magnetude tem como principal objetivo popularizar as ferramentas de código aberto e usa software proprietário acaba dizendo que os software não são suficientemente bons para determinadas coisas. Mas a mentira mais deslavada é dizer que ninguém da comunidade topou. Temos vários profissionais capacitados pra isso. É só procurar nas comunidades. Temos empresas: Cria Livre , Gunga. É só pesquisar . Dizer também que esses softwares são limitados ou que determinadas coisas só podem ser feitas com softwares proprietários tb é outra mentira. Me orgulho em dizer que sou profissional nativa de SL , sou designer gráfico e nunca precisei abrir um corel ou um photoshop. Sou contra eles , não , apenas tenho todas as minhas necessidades sanadas pelos softwares em questão.
    Só um pensamento para que possamos pensar: é mais fácil se justificar do que assumir os seus erros. Para o Fisl foi muito melhor mentir do que procurar profissionais que trabalhem com ferramentas livres.
    Mas essa briga sempre vai continuar …

    @abigail Se vc usa SL pra fazer design gráfico e diz que funciona, eu acho que ou você não trabalha com material impresso, ou você não tem a mínima noção (Ou não consegue analisar) uma retícula ou correspondência de cores. Novamente, take a look: https://bugs.launchpad.net/inkscape/+bug/170366 e outros bugs lá. Novamente reitero, NÃO HÁ COMO FAZER SAÍDA DE ARTE GRÁFICA IMPRESSA PROFISSIONAL COM SOFTWARE LIVRE. Ponto.

    Razgriz (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:42 am

    Bom…se não tem mesmo saída de impressão…esses banners na frente da minha cara não existem…*(dentro do meu office) e menos ainda meus trabalhos impressos e capas de cds para bandas diversas no exterior também não… acho que eu devia ser padeiro ao invéz de diretor de arte hehehehe enfim, cada um faz oque acha melhor da vida e diz a mesma coisa =].

    Razgriz (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:44 am

    Ahhhh quase esqueci hehe, meu portfólio no Deviant Art : http://hell-in-hell.deviantart.com =]. *(É eu sei minha esposa me diz que eu sou um cara meio macabro…)

    @Razgriz Com qualidade de 75DPI deve ter mesmo. Sem equivalência de cores ou escala pantone ou correspondência de cor pantone x tela x impresso.

    Ícaro (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:50 am

    Pantone não passa de uma mistura de cores para formar a mesma coisa do CMYK e não tem como software livre incluir as paletas da PANTONE.

    Razgriz (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:00 pm

    E lá vamos nós de novo…aiai =]

    Antes de mais nada Pantone é uma EMPRESA… o livrinho de cores por códigos só serve para quem precisa daquele tom específico e mesmo hoje e como sempre foi, impressão nunca foi trabalho do criativo, pra isso temos gráficas de grande porte com suas modernas impressoras de conversão automática e impressão outdoor por trilhos =]. Volto a repetir que software não é uma desculpa para criar o que a imaginação mandar, seja uma lona de 9 metros por 9 metros ou ainda um papelzinho para convites de chá de fraldas… =] Finalizando e finalmente voltando ao assunto acredito que qualquer um tem o direito a LIVRE escolha do que vai usar, porém isso não dá o direito para que as pessoas passem a inventar MENTIRAS ou trair a confiança das demais. Essa é a minha opinião e ponto FINAL.

Este post é antigo (2011-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.