Firefox pede para usuários desabilitarem plugin da McAfee
O navegador começou ontem a mostrar mensagens de aviso a respeito dos problemas de segurança e estabilidade potencialmente causados pela extensão da McAfee.
Via idgnow.uol.com.br:
É a última coisa que a McAfee gostaria de ouvir sobre um de seus produtos, mas o navegador Firefox está aconselhando seus usuários a desabilitarem a extensão ScripScan, da McAfee, afirmando que o software poderia causar “problemas de segurança ou de estabilidade”.
O ScriptScan faz parte do programa de antivírus VirusScan, da McAfee. Ele é feito para manter a navegação na web segura ao realizar verificações em busca de qualquer código de script malicioso que possa estar rodando no browser. Mas, de acordo com a Mozilla (fabricante do Firefox), o programa tem um efeito colateral não desejado: ele faz com que o Firefox trave…muitas vezes.
Em uma nota postada em seu site, a Mozilla afirma que o add-on “causa um grande volume de crashes”, e está “encorajando fortemente” seus usuários a desabilitarem a extensão da McAfee. O aviso se aplica a todos os usuários da versão 14.4.0 e anteriores do plugin, segundo a Mozilla.
O que isso ter a ver DIRETAMENTE com Linux?
Ao que parece, agora a Mozilla vai começar a apontar o dedo acusador para todo mundo, desabilitando plugins “para o bem do usuário” a torto e a direito.
Acusar alguém é sempre mais fácil que trabalhar junto com esse alguém para a solução de um problema.
Acredito que nada, Carlos Felipe. Se alguém lhe disser que isso tem algo a ver diretamente com o Linux, acredito que você poderia inclusive corrigir a pessoa e esclarecê-la de que não há relação, se assim desejar.
O projeto mozilla chegou a um ponto muito fraco de estabilidade, que vem causando uma série de problemas, até usuários iniciantes reclamam.
Acredito que a mcafee deveria recomendar que usuários não utilizassem o mozilla, por estar trocando de versão muito rapidamente, o que pode ser um claro sinal de falta de segurança.
Porfírio, até entendo o seu lado.
Mas o navegador não é o culpado por um plugin mal feito. Quando o plugin falha, o navegador também falha. Mas a imagem negativa nunca vai para o plugin. É a velha história do computador que trava e quem leva a porrada é o monitor.
As especificações do navegador são abertas e tem documentação clara. Logo, é fundamental o desenvolvedor do plugin “caprichar” no seu trabalho. Ainda mais esses que são de programas de terceiros que instalam plugins até mesmo nem a Mozilla e os próprios usuários desavisados.
Corrigindo a última parte:
Ainda mais esses que são de programas de terceiros que instalam plugins que nem a Mozilla e os próprios usuários desavisados sabem.
@Carlos Felipe,
Pode não haver ligação direta com o Linux, mas para quem administra um parque de computadores híbridos ou não, é uma grande dica, nesse caso, faz bem o Augusto de nos avisar, e agradecemos.
Paulo Cesar:
Entendo que o problema pode estar de fato no plugin da mcafee, mas a mozilla não poderia colocar um dialogo no navegador dizendo: “Não use produto X” – pois é o usuário que escolhe o que vai usar.
O pior de tudo é ele ficar falando “Atualização” ; “Atualização” isto é realmente ridículo, ficar trocando de versão toda hora.
Paulo Cesar:
E resumidamente, todos nós sabemos que o firefox virou campeão de travamentias, e agora a culpa é do plugin do mcafee, eu não uso pois uso linux, mas tenha dó – eles tem q parar de ficar fazendo update toda hora e tratar o programa com mais seriedade.
Paulo Cesar
“Ainda mais esses que são de programas de terceiros que instalam plugins que nem a Mozilla e os próprios usuários desavisados sabem.”
Isso está prometido para acabar com o Firefox 8, acho. Quando algo se instalar na camufla, como um plugin da MS fazia(ou ainda faz?), o Firefox vai avisar o usuário, que vai ter opção então de consentir ou negar.
Estou Gostando dessas medidas da Mozilla. Não ficar prejudicando imagem do seu produto porque terceiros não corrigem seus erros.
O Usuário sai ganhando.
Luciano Andress Martini
‘a mozilla não poderia colocar um dialogo no navegador dizendo: “Não use produto X” – pois é o usuário que escolhe o que vai usar.’
Ao meu poderia, talvez até deveria. Mas no texto, diz “aconselhando”, não obrigando.
‘O pior de tudo é ele ficar falando “Atualização” ; “Atualização” isto é realmente ridículo, ficar trocando de versão toda hora.’
Efeito do sistema ridículo de numeração. Mas o efeito é bom, manter atualizado, a última melhorou o consumo de memória, embora ainda seja alto, para mim.
A Mozilla também não pode arcar as consequências de empresas que desenvolvem plugins sem checar nenhum tipo de compatibilidade com o navegador.
Luciano Andress Martini e Porfírio,
A Mozilla está correta sim em “encorajar” usuários a não utilizarem um Plugin bugado, até mesmo porque não são todas as versões do mesmo, apenas até a versão 14.4.0, o Firefox não reclama das mais recentes, ou seja, o problema já foi corrigido, basta os usuários atualizarem a versão de seus antivirus.
para min o erro da fundação mozilla é não tentar estabelecer um diálogo, talvez até tenha tentando, mas simplesmente afirmar que os usuários não devem ficar de fora da cobertura de alguns produtos seja pior para ela que para o desenvolvedor do produto.
em tempo esse tipo de plugin de antovírus sempre causa lentidão e congelamentos além de aumentar o consumo de ram, desde que eles começaram a existir.
Existe esse antivírus ainda ? desculpa, mas é “jurássico” …
Eu já tive problemas com um servidor DHCP que eu estava montando. O que tinha de errado? O “firewall” da McAfee bloqueava os pacotes de DHCP.
“Acredito que nada, Carlos Felipe. Se alguém lhe disser que isso tem algo a ver diretamente com o Linux, acredito que você poderia inclusive corrigir a pessoa e esclarecê-la de que não há relação, se assim desejar.” – Augusto Campos em 5/10/2011 às 2:45 pm
Exercício criativo: Leia isso mentalmente, imaginando a voz do John Cleese.
“O pior de tudo é ele ficar falando “Atualização” ; “Atualização” isto é realmente ridículo, ficar trocando de versão toda hora.” – Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:18 pm
Pode ser encorajador para você saber que a Mozilla planeja não mencionar mais os números de versão, visto que todo esse concurso de tamanho tornou o versionamento em algo muito, muito tolo. Mas uma grande contribuição do Chrome para a internet livre.
“Efeito do sistema ridículo de numeração. Mas o efeito é bom, manter atualizado, a última melhorou o consumo de memória, embora ainda seja alto, para mim.” – Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:32 pm
Tenta fazer um backup com o Firefox Sync, desativar o sync, remover o perfil e ativar novamente o Sync no perfil zerado. Sempre ajuda.