Firefox 8: Mozilla anuncia a nova versão do navegador
Assim como tem ocorrido em outras versões recentes, o download do Firefox 8 já estava disponível há alguns dias, mas ontem ocorreu o anúncio oficial, trazendo como seu maior destaque a inclusão de uma busca no Twitter.
Mas há outras novidades no Firefox 8, incluindo uma nova opção para governar como deve ser o carregamento do conteúdo de abas e uma nova forma de autorizar add-ons instalados por outros softwares. (via blog.mozilla.com – “Mozilla Firefox Adds Twitter Search and New Features that Make Web Browsing Easier | The Mozilla Blog”)
Meh.
Já? Meu deus! A cada semana eu vou me sentir atrasado!
Daí meu “módulo de proteção” do Banco do Brasil, além de vários outros plugins, deixam de funcionar.
O pior é que não muda praticamente nada no visual ou na parte interna do navegador. Apenas algumas melhorias. Tecnicamente deveria ser a mesma versão. O problema é que o firefox agora quer imitar o Chrome.
Essas atualizações não deveriam ser tão rápidas.
Alô galera do FF: mudanças cosméticas e de usabilidade devem ser temperadas com outros tipos de feature, para que compense a todos os tipos de usuários fazer a atualização.
Parem com essas atualizações relâmpago, com essas “fake major versions”, o tempo todo [+1]
E parou de funcionar o Guardião Itaú.
Não sei o que é pior? Essa bobeira de ficar aumentando o primeiro número da versão, para quebrar a compatibilidade com os plugins, ou esses “módulos de segurança” dos bancos.
O módulo de segurança do Banco do Brasil conseguiu ferrar várias máquinas da minha empresa.
A microsoft agradece.
Afinal, qual empresa séria vai adotar firefox agora ? Com versões a cada… 3 semanas, fica impossível homologar em tempo habil antes de sair a proxima versão….
A Mozilla está ferrando com os WebDevelopers, as diferenças entre versões (3.6,4,5,6,7 e agora possivelmente 8) estão ficando cada vez mais gigantescas. O mesmo que comparar o IE6 com 7, 8 e 9.
Quando o Google passou a lançar o Chrome com frequência de 6 em 6 semanas, ninguém reclamou.
Allan Taborda dos Santos, pois é, todo mundo disse que o desenvolvimento do Chrome era muito rápido e que os outros demoravam séculos para lançar uma nova versão.
No Slackware continuo acessando os bancos normalmente, para quem usa linux as atualizações estão valendo a pena mesmo em ambiente de produção
@Diego o que foi mesmo que mudou tanto, sou developer e nao vi tanta mudança, pode enumerar o que mudou da 7 para 8
“Quando o Google passou a lançar o Chrome com frequência de 6 em 6 semanas, ninguém reclamou”.
Não é bem assim. O Chrome lançou várias versões no início e ninguém reclamava porque os usuários eram muito poucos. Hoje não há tantas mudanças no Chrome, e por isso é mais viavel usá-lo hoje que o próprio firefox.
@Allan – no Firefox o problema é a quebra de compatibilidade com os plugins.
No Chrome os bancos continuam funcionando, mesmo após as atualizações automáticas, que eu nem vejo.
Mas para falar a verdade, acho esquisito isso no Chrome também. Atualiza versão e eu nem vejo diferença.
A cada nova versão é a mesma choradeira. Voltem para o 3.6 e sejam felizes.
Na verdade, o Chrome não deve quebrar a compatibilidade, por isso ninguém reclama!
@Revol: sim, e sempre todo mundo alerta isso, mas ninguém ouve aqui e vem sempre os mesmos comentários.
Se a Mozilla quer imitar a Google, então que mude a forma das extensões funcionarem, sem obrigar major version suportada, o que obrigará extensões de todo o globo a serem atualizadas a cada novo update. Ou, ao menos, que desligue esse checagem no Firefox, já que as mudanças entre os releases são mínimos.
Do modo como está sendo, está só afugentando usuários, principalmente os que não sabem editar extensões ou mexer no about:config.
Clésio – não sei se você fez esse comentário para brincar, ou por burrice.
Acho que não é necessário dizer o por que não usar o Firefox 3.6, né?
da 7.0.1 para 8.0, módulo de segurança do banco do brasil foi pro saco, minha esperança é que igualem logo ao chrome para ver se sosegam o facho.
Das 33 extensões que uso, nenhuma deixou de funcionar nesse update.
@Zé do Mato – você usa Itaú ou Banco do Brasil?
quero mais que a Mozilla VSF. Parei no 4 e é isso, abraços.
quando retomarem o esquema de versionamento normal talvez reconquistem meu respeito…
Não sei se é coincidência, mas tenho 2 máquinas com Mandriva, uma com o FF instalado do repositório e outra com os binários copiados para o /opt. Na que foi instalada dos repositórios, a extensão do Real/Santander sempre parou de funcionar nas atualizações, e na outra não parou nem uma vez…
Pra não ser totalmente injusto, parece que agora nessa versão 8 (eu não instalei justamente por causa dos plugins), ele pergunta (ou tem em algum diálogo amigável como permitir) vc rodar o plugin, mesmo (em teoria) sendo incompatível.
No 5, 6 e 7, eu ia no about:config e adicionava uma config lá pra ele não desabilitar plugins incompatíveis.
Não sei q
33 extensões? Nossa cara, eu só tenho 1(uma) instalada(Adblock).
E não tenho nenhum problema para acessar Internet Banking(Caixa) a cada atualização.
Eu também sou da opinião que o pessoal da Mozilla não deveria ficar correndo atrás de números e sim de qualidade, esqueça a numeração de versão de outras empresas, deveriam ver problemas dos complementos já debatidas que param a cada troca de versão, melhoras que nem se percebe, faça a atualização valer.
Olha não sei se mais alguém teve o mesmo problema, mas nesta versão a navegação em abas ficou muito pesada.
Felipe (usuário não registrado) em 9/11/2011 às 3:26 pm
“@Zé do Mato – você usa Itaú ou Banco do Brasil?”
Uso Itaú sem problemas, aliás, nem sei de que plugin dele tanto falam.
@Zé Do Mato – os tais plugins de bancos são apenas para Windows.
@Felipe: “No Chrome os bancos continuam funcionando, mesmo após as atualizações automáticas, que eu nem vejo.”
Isso porque, por enquanto, não fazem o tal plugin pra Chrome. Mas não fique chateado, com certeza já está em desenvolvimento e vc terá que instalá-lo para usar o banco.
Eu vi por aí que a Mozilla iria produzir uma versão do Mozilla Firefox para empresas… Isso procede?
Onde eu trabalho os técnicos dos bancos me orientaram a usar o Chrome e acabaram os problemas. Depois disso passei a usar o Chrome em casa também e estou feliz.
Não vejo problemas em atualizar rápido desde que o navegador seja projetado pra isso, o que não é o caso do FF, plugins e páginas precisam ser adaptados enquanto o Chrome consegue manter compatibilidade.
Mas o FF está muito bom e ainda é meu navegador padrão.
Aos que não estão gostando, acho que vocês não precisam do Firefox, e nem o Firefox de vocês – linux e software livre, escolha à vontade.
Me acostumei a usar o FF. Mas deste a versão 4 ele tá travadão. E usa muita memória. Na versão 7 prometeram resolver este problema. Não resolveu. Tava travando direto. E melhor de tudo, após atualizar a para a versão 8 o FF ta travando e fechando sozinho. Tentei usar o Chrome e o Opera, mas não me agradam. Do jeito que está, o FF ta perdendo inclusive para o criticado e xingado IE.
E ainda tem os plugins que deixam de funcionar de uma versão para outra. Se o pessoal da Mozilla não agir rápido – e de forma eficiente, vai perder (mais) usuários.
Gabriel
http://www.dotdicas.com
@Jr – o Itaú me mandou instalar esse tal plugin quando tentei fazer um DOC. Chama “Guardião Itaú”. Não sei para que serve. Não fez diferença nenhuma para mim. Mas internamente ele deve fazer algo, que não sei o que é.
@Gabriel, tente sincornizar com o Firefox Sync, depois crie um novo perfil para o Firefox (executando com -p ). Após, sincronize novamente. Veja se melhora?